Construir no construído : três níveis de intervenção no campus Lo Contador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castagna, Ana Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/186170
Resumo: Este trabalho pretende analisar e compreender as práticas de intervenção em arquiteturas existentes localizadas em sítios que não necessariamente fazem parte do conjunto patrimonial tombado, mas que podem ser remodelados de acordo com as condições culturais e produtivas atuais. Na primeira parte, o trabalho analisará a metodologia de catalogação de intervenções, os “níveis de intervenção”, lançada por Francisco De Gracia. O objetivo é que, após o final da segunda parte, seja possível encontrar exemplares similares dentro de um estudo de caso. O estudo de caso, por sua vez, destina-se a traçar a história do campus Lo Contador, que ocupa a área de uma fazenda do século XVIII, localizada em Santiago/ Chile. O local é caracterizado por estar em constante transforamção desde sua aquisição pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, em 1958, com a finalidade de abrigar alguns de seus institutos. Após listar as preexistências, que são os ícones fundamentais do campus, o trabalho apresentará uma análise das reformas, entremeadas com os novos edifícios implantados no sítio, assim como seus planos ordenadores de crescimento. Através da compreensão da historiografia do campus será possível avaliar a importância de suas estratégias de transformação para a preservação do patrimônio edificado e o crescimento do campus universitário.
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