As passagens subterrâneas de pedestres em Brasília : iluminação e percepção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnhold, Audrey Luz Nassif
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/186159
Resumo: O crescente efeito do tráfego veicular sobre o espaço público vem sendo o grande desafio das cidades contemporâneas. A conexão de pedestres entre vias e equipamentos de transporte de massa são atividades que largamente têm feito uso de áreas abaixo da superfície, tornando os corredores subterrâneos cada vez mais presentes nas grandes cidades. Ao permitir deslocamentos mais ágeis entre os espaços, esses corredores atendem às demandas da sociedade urbana contemporânea. A configuração do corredor está em todo lugar, seja na escala urbana, como caminhos para pedestres e vias de veículos, quanto na escala interna das diversas tipologias de edificações e pode-se afirmar que são inseparáveis do uso comum. Tratando-se de espaços de passagem que são, muitas vezes, confinados, manter as condições de conforto ambiental representa um dos grandes desafios. Este trabalho aborda o papel na iluminação nessa tipologia, tendo como objetivo analisar os efeitos da iluminação na interação pessoa- -ambiente em passagens subterrâneas de pedestres. A partir de uma revisão teórica sobre os corredores na arquitetura e sua relação com a luz, foi realizado um estudo de caso nas passagens subterrâneas de Brasília, por se tratarem de elementos fundamentais na concepção urbanística do Plano Piloto, mas, que se encontram em crítica situação de ocupação. Com iluminação deficiente, elas são alvo de criminalidade e, em consequência, evitadas pela população. A metodologia envolveu, também, pesquisa documental sobre o projeto original, levantamento das características do projeto existente e medições in loco das características do sistema de iluminação, tanto natural quanto elétrica. As entrevistas realizadas com os pedestres buscaram compreender a percepção do usuário sobre a forma como o espaço era iluminado. A partir dos dados coletados, foram realizadas simulações com o software DialuxEvo, comparando a iluminação existente e o projeto original das passagens, projetados por Lúcio Costa. Resultados preliminares demonstraram uma percepção muito negativa dos usuários em relação às passagens no subsolo, em especial, em relação à forma como estão iluminadas. As simulações confirmam a hipótese de que no projeto original de Lúcio Costa (1958) teríamos mais incidência de luz natural e, provavelmente, uma modificação na percepção do usuário que utiliza estes espaços.
id URGS_c6ece605840ca5b38f250622c4b57c3b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186159
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Arnhold, Audrey Luz NassifMartau, Betina Tschiedel2018-12-13T02:37:26Z2018http://hdl.handle.net/10183/186159001082571O crescente efeito do tráfego veicular sobre o espaço público vem sendo o grande desafio das cidades contemporâneas. A conexão de pedestres entre vias e equipamentos de transporte de massa são atividades que largamente têm feito uso de áreas abaixo da superfície, tornando os corredores subterrâneos cada vez mais presentes nas grandes cidades. Ao permitir deslocamentos mais ágeis entre os espaços, esses corredores atendem às demandas da sociedade urbana contemporânea. A configuração do corredor está em todo lugar, seja na escala urbana, como caminhos para pedestres e vias de veículos, quanto na escala interna das diversas tipologias de edificações e pode-se afirmar que são inseparáveis do uso comum. Tratando-se de espaços de passagem que são, muitas vezes, confinados, manter as condições de conforto ambiental representa um dos grandes desafios. Este trabalho aborda o papel na iluminação nessa tipologia, tendo como objetivo analisar os efeitos da iluminação na interação pessoa- -ambiente em passagens subterrâneas de pedestres. A partir de uma revisão teórica sobre os corredores na arquitetura e sua relação com a luz, foi realizado um estudo de caso nas passagens subterrâneas de Brasília, por se tratarem de elementos fundamentais na concepção urbanística do Plano Piloto, mas, que se encontram em crítica situação de ocupação. Com iluminação deficiente, elas são alvo de criminalidade e, em consequência, evitadas pela população. A metodologia envolveu, também, pesquisa documental sobre o projeto original, levantamento das características do projeto existente e medições in loco das características do sistema de iluminação, tanto natural quanto elétrica. As entrevistas realizadas com os pedestres buscaram compreender a percepção do usuário sobre a forma como o espaço era iluminado. A partir dos dados coletados, foram realizadas simulações com o software DialuxEvo, comparando a iluminação existente e o projeto original das passagens, projetados por Lúcio Costa. Resultados preliminares demonstraram uma percepção muito negativa dos usuários em relação às passagens no subsolo, em especial, em relação à forma como estão iluminadas. As simulações confirmam a hipótese de que no projeto original de Lúcio Costa (1958) teríamos mais incidência de luz natural e, provavelmente, uma modificação na percepção do usuário que utiliza estes espaços.The massive effect of vehicular traffic on public space has been the great challenge in the contemporary cities. The connections of pedestrians between roads and mass transportation equipment is one of the activities that has largely made use of areas below the surface, making underground corridors more and more present in large cities. Corridor is everywhere: on the urban scale as footpaths and vehicle paths, or on the internal scale of the various typologies of buildings. So, can be said that they are inseparable from common use. The conditions of environmental comfort represent one of the great challenges when it comes to passage spaces that are also often confined. This paper discusses the role of lighting in this typology, with the objective of analyzing the effects of lighting on the person- -environment interaction in pedestrian’s underground passages. Based on a theoretical review of the corridors in architecture and its relationship with light, a case study was carried out in pedestrian’s Brasilia underground passages. They are fundamental elements in the urban design of the Pilot Plan, but are in a critical situation of occupation. With poor lighting system, they are subject to crime and, therefore, avoided by the population. The methodology also involved documentary research on the original design, survey of the characteristics of the existing project and in loco measurements of the characteristics of the lighting system, both natural and artificial. Interviews with pedestrians sought to understand the user’s perception of how space was illuminated. From the data collected, simulations were performed with the DialuxEvo software, comparing the existing lighting system and the original design of the passages, designed by Lúcio Costa. Preliminary results have shown a very negative perception of users with subsoil passages, especially regarding how they are illuminated. The simulations confirm the hypothesis that in the original project of Lúcio Costa (1958) we would have more incidence of natural light and, consequently, a modification in the perception of the user in these spaces.application/pdfporIluminação urbanaTrafego de pedestresPercepção ambientalBrasília (DF)IlluminationPedestrian passages, BrasíliaPerceptionUnderground SpacesAs passagens subterrâneas de pedestres em Brasília : iluminação e percepçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082571.pdf.txt001082571.pdf.txtExtracted Texttext/plain216701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186159/2/001082571.pdf.txtdb4f7f185c7f9021efa84b80267b796dMD52ORIGINAL001082571.pdfTexto completoapplication/pdf22073668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186159/1/001082571.pdfc054bd3945c62cde98ff10d19f07f2fcMD5110183/1861592018-12-14 02:39:50.344681oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-12-14T04:39:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As passagens subterrâneas de pedestres em Brasília : iluminação e percepção
title As passagens subterrâneas de pedestres em Brasília : iluminação e percepção
spellingShingle As passagens subterrâneas de pedestres em Brasília : iluminação e percepção
Arnhold, Audrey Luz Nassif
Iluminação urbana
Trafego de pedestres
Percepção ambiental
Brasília (DF)
Illumination
Pedestrian passages, Brasília
Perception
Underground Spaces
title_short As passagens subterrâneas de pedestres em Brasília : iluminação e percepção
title_full As passagens subterrâneas de pedestres em Brasília : iluminação e percepção
title_fullStr As passagens subterrâneas de pedestres em Brasília : iluminação e percepção
title_full_unstemmed As passagens subterrâneas de pedestres em Brasília : iluminação e percepção
title_sort As passagens subterrâneas de pedestres em Brasília : iluminação e percepção
author Arnhold, Audrey Luz Nassif
author_facet Arnhold, Audrey Luz Nassif
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnhold, Audrey Luz Nassif
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martau, Betina Tschiedel
contributor_str_mv Martau, Betina Tschiedel
dc.subject.por.fl_str_mv Iluminação urbana
Trafego de pedestres
Percepção ambiental
Brasília (DF)
topic Iluminação urbana
Trafego de pedestres
Percepção ambiental
Brasília (DF)
Illumination
Pedestrian passages, Brasília
Perception
Underground Spaces
dc.subject.eng.fl_str_mv Illumination
Pedestrian passages, Brasília
Perception
Underground Spaces
description O crescente efeito do tráfego veicular sobre o espaço público vem sendo o grande desafio das cidades contemporâneas. A conexão de pedestres entre vias e equipamentos de transporte de massa são atividades que largamente têm feito uso de áreas abaixo da superfície, tornando os corredores subterrâneos cada vez mais presentes nas grandes cidades. Ao permitir deslocamentos mais ágeis entre os espaços, esses corredores atendem às demandas da sociedade urbana contemporânea. A configuração do corredor está em todo lugar, seja na escala urbana, como caminhos para pedestres e vias de veículos, quanto na escala interna das diversas tipologias de edificações e pode-se afirmar que são inseparáveis do uso comum. Tratando-se de espaços de passagem que são, muitas vezes, confinados, manter as condições de conforto ambiental representa um dos grandes desafios. Este trabalho aborda o papel na iluminação nessa tipologia, tendo como objetivo analisar os efeitos da iluminação na interação pessoa- -ambiente em passagens subterrâneas de pedestres. A partir de uma revisão teórica sobre os corredores na arquitetura e sua relação com a luz, foi realizado um estudo de caso nas passagens subterrâneas de Brasília, por se tratarem de elementos fundamentais na concepção urbanística do Plano Piloto, mas, que se encontram em crítica situação de ocupação. Com iluminação deficiente, elas são alvo de criminalidade e, em consequência, evitadas pela população. A metodologia envolveu, também, pesquisa documental sobre o projeto original, levantamento das características do projeto existente e medições in loco das características do sistema de iluminação, tanto natural quanto elétrica. As entrevistas realizadas com os pedestres buscaram compreender a percepção do usuário sobre a forma como o espaço era iluminado. A partir dos dados coletados, foram realizadas simulações com o software DialuxEvo, comparando a iluminação existente e o projeto original das passagens, projetados por Lúcio Costa. Resultados preliminares demonstraram uma percepção muito negativa dos usuários em relação às passagens no subsolo, em especial, em relação à forma como estão iluminadas. As simulações confirmam a hipótese de que no projeto original de Lúcio Costa (1958) teríamos mais incidência de luz natural e, provavelmente, uma modificação na percepção do usuário que utiliza estes espaços.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-13T02:37:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/186159
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082571
url http://hdl.handle.net/10183/186159
identifier_str_mv 001082571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186159/2/001082571.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186159/1/001082571.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv db4f7f185c7f9021efa84b80267b796d
c054bd3945c62cde98ff10d19f07f2fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085462646194176