Pedagogia musical online : um estudo de caso no ensino superior de música a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Torres, Fernanda de Assis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61146
Resumo: Esta pesquisa aborda a pedagogia musical online de um curso de música a distância que utiliza como ambiente virtual de aprendizagem a plataforma moodle. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como se constitui a pedagogia musical online que se configura no ambiente virtual de aprendizagem musical, tomando como locus o Curso de Licenciatura em Música da UAB-UnB, na modalidade a distância. A pedagogia musical online, neste estudo, inclui: as metodologias, os recursos e os materiais didáticos utilizados no moodle e o direcionamento desses aportes teórico-metodológicos no processo formativo do curso de música a distância, a partir da relação entre plataforma moodle, ferramentas, conteúdos e seus atores sociais. Participaram deste estudo vinte e três sujeitos inseridos na plataforma moodle do curso de música a distância, sendo dois coordenadores, uma gestora, uma professora autora/supervisora, seis tutores a distância e treze alunos virtuais. Como objetivos específicos, este estudo pretende contextualizar a escolha dos alunos pelo curso de música na modalidade a distância; investigar que mediações pedagógico-musicais são constituídas nesse ambiente virtual; verificar a organização das disciplinas observadas, identificar a interação que ocorre no interior dessas disciplinas, identificar como os sujeitos administram o tempo e o espaço no curso de música a distância e examinar a viabilidade do curso de música a distância. A fundamentação teórica está alicerçada no campo da sociologia da educação musical, sociologia da comunicação, sociologia da educação e da sociologia da educação a distância. A partir das ramificações desse campo sociológico, este estudo possui como base teórica autores que lapidaram um olhar sobre a vida cotidiana diante do contexto da cibercultura (LEMOS, 2008; FAINHOLC, 2007; HALABAN, 2010). A metodologia utilizada é Estudo de Caso com abordagem qualitativa (POUPART et al., 2008; DESLAURIERS e KÉRISIT, 2008; GODOI et al., 2007; YIN, 2005; BOGDAN e BIKLEN, 1994). As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação não participante e participante, bem como a entrevista online, sendo essa uma adaptação da entrevista desenvolvida presencialmente (NICOLACI-DA-COSTA, 2007). Os resultados mostram que aprender música a distância é possível e que a procura por essa modalidade é crescente, tendo em vista a sua flexibilidade na organização do tempo e do espaço. A análise e a interpretação dos dados revelam que a pedagogia musical online tem que ser pensada a partir de suas demandas específicas em cada disciplina, vinculada à realidade de cada contexto inserido no processo de formação, além de ser adaptada e transformada para atender essas necessidades específicas.
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Participaram deste estudo vinte e três sujeitos inseridos na plataforma moodle do curso de música a distância, sendo dois coordenadores, uma gestora, uma professora autora/supervisora, seis tutores a distância e treze alunos virtuais. Como objetivos específicos, este estudo pretende contextualizar a escolha dos alunos pelo curso de música na modalidade a distância; investigar que mediações pedagógico-musicais são constituídas nesse ambiente virtual; verificar a organização das disciplinas observadas, identificar a interação que ocorre no interior dessas disciplinas, identificar como os sujeitos administram o tempo e o espaço no curso de música a distância e examinar a viabilidade do curso de música a distância. A fundamentação teórica está alicerçada no campo da sociologia da educação musical, sociologia da comunicação, sociologia da educação e da sociologia da educação a distância. A partir das ramificações desse campo sociológico, este estudo possui como base teórica autores que lapidaram um olhar sobre a vida cotidiana diante do contexto da cibercultura (LEMOS, 2008; FAINHOLC, 2007; HALABAN, 2010). A metodologia utilizada é Estudo de Caso com abordagem qualitativa (POUPART et al., 2008; DESLAURIERS e KÉRISIT, 2008; GODOI et al., 2007; YIN, 2005; BOGDAN e BIKLEN, 1994). As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação não participante e participante, bem como a entrevista online, sendo essa uma adaptação da entrevista desenvolvida presencialmente (NICOLACI-DA-COSTA, 2007). Os resultados mostram que aprender música a distância é possível e que a procura por essa modalidade é crescente, tendo em vista a sua flexibilidade na organização do tempo e do espaço. A análise e a interpretação dos dados revelam que a pedagogia musical online tem que ser pensada a partir de suas demandas específicas em cada disciplina, vinculada à realidade de cada contexto inserido no processo de formação, além de ser adaptada e transformada para atender essas necessidades específicas.This study discusses the online music pedagogy of a distance music course that uses Moodle, a software platform, as a virtual learning environment. It aims to understand how the online music pedagogy is created in the music virtual learning environment, assuming as a research locus, the Degree in Music at the UAB-UnB, as a distance learning mode. In this study, the online music pedagogy includes: Moodle methodologies, resources, and learning materials, and the application of such methodological-theoretical resources in the process of creating the music distance learning course from the relationship amongst its platform, tools, contents and social protagonists. Twenty three individuals , who were included in the moodle platform of the music distance learning course, participated in this study; two coordinators, one manager, one teacher author/supervisor, six distance learning tutors, and thirteen virtual students. The specific purposes of this study aim to contextualize the students’ choice for the music distance learning course; to investigate which musical-pedagogical mediations are created in this virtual environment; to analyze the discipline arrangement; to identify how these disciplines interact; to verify how the individuals manage time and space in this course; and to observe the music distance course viability. The theoretical foundation is based on the field of sociology of music education, sociology of communication, sociology of education and sociology of distance learning. From the branches of Sociology, the theoretical basis of this study is supported by authors who refined a look at everyday life with regard to the cyber culture context (LEMOS, 2008; FAINHOLC, 2007; HALABAN, 2010). This is a qualitative case study (POUPART et al., 2008; DESLAURIERS and KÉRISIT, 2008; GODOI et al., 2007; YIN, 2005; BOGDAN and BIKLEN, 1994). Data collection techniques used were non-participant and participant observations, as well as an online interview, which was an adaptation of a face-to-face interview (NICOLACI-DA-COSTA, 2007). The results showed that it is possible to learn music by taking online music courses. There is a growing demand for such alternative mode of learning as they provide greater flexibility in the organization of time and space. Data analysis and interpretation revealed that online music pedagogy should take into account its specific demands in each discipline, linked to the reality of each context inserted in the process of training, in addition to being adapted and transformed to meet these specific needs.application/pdfporEducação musical : Ensino superiorEnsino a distância : MúsicaSociologiaOnline music pedagogyDistance music teaching and learningSociology of distance educationPedagogia musical online : um estudo de caso no ensino superior de música a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000864353.pdf000864353.pdfTexto completoapplication/pdf4417281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61146/1/000864353.pdf1ea6a4660a1b317fd21b678f85c075daMD51TEXT000864353.pdf.txt000864353.pdf.txtExtracted Texttext/plain730951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61146/2/000864353.pdf.txtb5742749ffdc95f6cc05c8fc08816e25MD52THUMBNAIL000864353.pdf.jpg000864353.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61146/3/000864353.pdf.jpg7605a12a8c0a998b9a7427423d72c630MD5310183/611462021-08-18 04:40:01.540123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:40:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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