O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Paola Vargas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102341
Resumo: A autonomia é uma habilidade construída durante toda a vida. Na adolescência, seu desenvolvimento reverbera em mudanças na relação com a família e com a comunidade. É também influenciada por inúmeras variáveis individuais, familiares e contextuais. Objetivando conhecer a influência do contexto, dos valores, estilos educativos e da legitimidade da autoridade parental no desenvolvimento da autonomia, investigaram-se 717 adolescentes gaúchos, de 14 a 18 anos, moradores do RS, alunos de escolas públicas e privadas. Foi utilizado um questionário de aplicação coletiva, contendo escalas que mensuravam os valores de socialização, os estilos parentais e a legitimidade da autoridade parental, além de questões fechadas sobre o contexto do participante. Análises de correlação e diferenças de médias revelaram a relação do clima parental favorável para o desenvolvimento da autonomia. Não houve diferença entre médias de autonomia entre participantes de escolas públicas e privadas. Análises discriminantes também apontaram a contribuição do clima parental e valores para altos níveis de autonomia. O caráter multi influenciado dessa habilidade é analisado, assim com a importância de um relacionamento parental favorável para o desenvolvimento saudável dos jovens. A importância do exercício de autoridade parental para o equilíbrio entre autonomia e obediência é discutida.
id URGS_c99f2ed12bbf71586bd48b2904a226f4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102341
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Barbosa, Paola VargasWagner, Adriana2014-09-03T02:20:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/102341000932789A autonomia é uma habilidade construída durante toda a vida. Na adolescência, seu desenvolvimento reverbera em mudanças na relação com a família e com a comunidade. É também influenciada por inúmeras variáveis individuais, familiares e contextuais. Objetivando conhecer a influência do contexto, dos valores, estilos educativos e da legitimidade da autoridade parental no desenvolvimento da autonomia, investigaram-se 717 adolescentes gaúchos, de 14 a 18 anos, moradores do RS, alunos de escolas públicas e privadas. Foi utilizado um questionário de aplicação coletiva, contendo escalas que mensuravam os valores de socialização, os estilos parentais e a legitimidade da autoridade parental, além de questões fechadas sobre o contexto do participante. Análises de correlação e diferenças de médias revelaram a relação do clima parental favorável para o desenvolvimento da autonomia. Não houve diferença entre médias de autonomia entre participantes de escolas públicas e privadas. Análises discriminantes também apontaram a contribuição do clima parental e valores para altos níveis de autonomia. O caráter multi influenciado dessa habilidade é analisado, assim com a importância de um relacionamento parental favorável para o desenvolvimento saudável dos jovens. A importância do exercício de autoridade parental para o equilíbrio entre autonomia e obediência é discutida.Autonomy is an ability constructed during all life cycle. During adolescence, its development reflects in changes in the relationship with the family and community. It is also influenced by a number of individual, parental and contextual variables. With the objective to understand the influences of parental values and styles and the legitimacy of parental authority in the development of autonomy, 717 teenagers were evaluated. They were resident of the state of RS, students from public and private schools and from 14 to 18 years of age. Correlation analysis and ANOVAS reveled the association of variables of good parental relationship and the development of autonomy. There were not found differences on the average of autonomy in students from public and private schools. Discriminant analysis showed the contribution of parental climate and socialization values to higher levels of autonomy. The multi influenced characteristic of autonomy and the importance of a good parental climate to the healthy development of youth is discussed. The importance of parental exercise to maintain the balance between obedience and autonomy is discussed.application/pdfporAdolescênciaAutonomiaEstilo parentalO desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parentalThe development of autonomy in teenagers : values, parenting styles and the legitimacy of parental authority info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000932789.pdf000932789.pdfTexto completoapplication/pdf1275455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/1/000932789.pdf3d8eafc10be14b7df1f01248e8c1a378MD51TEXT000932789.pdf.txt000932789.pdf.txtExtracted Texttext/plain293463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/2/000932789.pdf.txteea4218831f353b24f9ba8a6c4378bf3MD52THUMBNAIL000932789.pdf.jpg000932789.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/3/000932789.pdf.jpg85969e3b33b9c2e09e8636894d85f867MD5310183/1023412018-10-23 09:02:17.848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:02:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The development of autonomy in teenagers : values, parenting styles and the legitimacy of parental authority
title O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental
spellingShingle O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental
Barbosa, Paola Vargas
Adolescência
Autonomia
Estilo parental
title_short O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental
title_full O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental
title_fullStr O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental
title_full_unstemmed O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental
title_sort O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental
author Barbosa, Paola Vargas
author_facet Barbosa, Paola Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Paola Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner, Adriana
contributor_str_mv Wagner, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Autonomia
Estilo parental
topic Adolescência
Autonomia
Estilo parental
description A autonomia é uma habilidade construída durante toda a vida. Na adolescência, seu desenvolvimento reverbera em mudanças na relação com a família e com a comunidade. É também influenciada por inúmeras variáveis individuais, familiares e contextuais. Objetivando conhecer a influência do contexto, dos valores, estilos educativos e da legitimidade da autoridade parental no desenvolvimento da autonomia, investigaram-se 717 adolescentes gaúchos, de 14 a 18 anos, moradores do RS, alunos de escolas públicas e privadas. Foi utilizado um questionário de aplicação coletiva, contendo escalas que mensuravam os valores de socialização, os estilos parentais e a legitimidade da autoridade parental, além de questões fechadas sobre o contexto do participante. Análises de correlação e diferenças de médias revelaram a relação do clima parental favorável para o desenvolvimento da autonomia. Não houve diferença entre médias de autonomia entre participantes de escolas públicas e privadas. Análises discriminantes também apontaram a contribuição do clima parental e valores para altos níveis de autonomia. O caráter multi influenciado dessa habilidade é analisado, assim com a importância de um relacionamento parental favorável para o desenvolvimento saudável dos jovens. A importância do exercício de autoridade parental para o equilíbrio entre autonomia e obediência é discutida.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-03T02:20:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000932789
url http://hdl.handle.net/10183/102341
identifier_str_mv 000932789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/1/000932789.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/2/000932789.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/3/000932789.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d8eafc10be14b7df1f01248e8c1a378
eea4218831f353b24f9ba8a6c4378bf3
85969e3b33b9c2e09e8636894d85f867
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309053273931776