O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102341 |
Resumo: | A autonomia é uma habilidade construída durante toda a vida. Na adolescência, seu desenvolvimento reverbera em mudanças na relação com a família e com a comunidade. É também influenciada por inúmeras variáveis individuais, familiares e contextuais. Objetivando conhecer a influência do contexto, dos valores, estilos educativos e da legitimidade da autoridade parental no desenvolvimento da autonomia, investigaram-se 717 adolescentes gaúchos, de 14 a 18 anos, moradores do RS, alunos de escolas públicas e privadas. Foi utilizado um questionário de aplicação coletiva, contendo escalas que mensuravam os valores de socialização, os estilos parentais e a legitimidade da autoridade parental, além de questões fechadas sobre o contexto do participante. Análises de correlação e diferenças de médias revelaram a relação do clima parental favorável para o desenvolvimento da autonomia. Não houve diferença entre médias de autonomia entre participantes de escolas públicas e privadas. Análises discriminantes também apontaram a contribuição do clima parental e valores para altos níveis de autonomia. O caráter multi influenciado dessa habilidade é analisado, assim com a importância de um relacionamento parental favorável para o desenvolvimento saudável dos jovens. A importância do exercício de autoridade parental para o equilíbrio entre autonomia e obediência é discutida. |
id |
URGS_c99f2ed12bbf71586bd48b2904a226f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102341 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Barbosa, Paola VargasWagner, Adriana2014-09-03T02:20:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/102341000932789A autonomia é uma habilidade construída durante toda a vida. Na adolescência, seu desenvolvimento reverbera em mudanças na relação com a família e com a comunidade. É também influenciada por inúmeras variáveis individuais, familiares e contextuais. Objetivando conhecer a influência do contexto, dos valores, estilos educativos e da legitimidade da autoridade parental no desenvolvimento da autonomia, investigaram-se 717 adolescentes gaúchos, de 14 a 18 anos, moradores do RS, alunos de escolas públicas e privadas. Foi utilizado um questionário de aplicação coletiva, contendo escalas que mensuravam os valores de socialização, os estilos parentais e a legitimidade da autoridade parental, além de questões fechadas sobre o contexto do participante. Análises de correlação e diferenças de médias revelaram a relação do clima parental favorável para o desenvolvimento da autonomia. Não houve diferença entre médias de autonomia entre participantes de escolas públicas e privadas. Análises discriminantes também apontaram a contribuição do clima parental e valores para altos níveis de autonomia. O caráter multi influenciado dessa habilidade é analisado, assim com a importância de um relacionamento parental favorável para o desenvolvimento saudável dos jovens. A importância do exercício de autoridade parental para o equilíbrio entre autonomia e obediência é discutida.Autonomy is an ability constructed during all life cycle. During adolescence, its development reflects in changes in the relationship with the family and community. It is also influenced by a number of individual, parental and contextual variables. With the objective to understand the influences of parental values and styles and the legitimacy of parental authority in the development of autonomy, 717 teenagers were evaluated. They were resident of the state of RS, students from public and private schools and from 14 to 18 years of age. Correlation analysis and ANOVAS reveled the association of variables of good parental relationship and the development of autonomy. There were not found differences on the average of autonomy in students from public and private schools. Discriminant analysis showed the contribution of parental climate and socialization values to higher levels of autonomy. The multi influenced characteristic of autonomy and the importance of a good parental climate to the healthy development of youth is discussed. The importance of parental exercise to maintain the balance between obedience and autonomy is discussed.application/pdfporAdolescênciaAutonomiaEstilo parentalO desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parentalThe development of autonomy in teenagers : values, parenting styles and the legitimacy of parental authority info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000932789.pdf000932789.pdfTexto completoapplication/pdf1275455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/1/000932789.pdf3d8eafc10be14b7df1f01248e8c1a378MD51TEXT000932789.pdf.txt000932789.pdf.txtExtracted Texttext/plain293463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/2/000932789.pdf.txteea4218831f353b24f9ba8a6c4378bf3MD52THUMBNAIL000932789.pdf.jpg000932789.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/3/000932789.pdf.jpg85969e3b33b9c2e09e8636894d85f867MD5310183/1023412018-10-23 09:02:17.848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:02:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The development of autonomy in teenagers : values, parenting styles and the legitimacy of parental authority |
title |
O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental |
spellingShingle |
O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental Barbosa, Paola Vargas Adolescência Autonomia Estilo parental |
title_short |
O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental |
title_full |
O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental |
title_fullStr |
O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental |
title_sort |
O desenvolvimento da autonomia adolescente : contexto, valores, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental |
author |
Barbosa, Paola Vargas |
author_facet |
Barbosa, Paola Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Paola Vargas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner, Adriana |
contributor_str_mv |
Wagner, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Autonomia Estilo parental |
topic |
Adolescência Autonomia Estilo parental |
description |
A autonomia é uma habilidade construída durante toda a vida. Na adolescência, seu desenvolvimento reverbera em mudanças na relação com a família e com a comunidade. É também influenciada por inúmeras variáveis individuais, familiares e contextuais. Objetivando conhecer a influência do contexto, dos valores, estilos educativos e da legitimidade da autoridade parental no desenvolvimento da autonomia, investigaram-se 717 adolescentes gaúchos, de 14 a 18 anos, moradores do RS, alunos de escolas públicas e privadas. Foi utilizado um questionário de aplicação coletiva, contendo escalas que mensuravam os valores de socialização, os estilos parentais e a legitimidade da autoridade parental, além de questões fechadas sobre o contexto do participante. Análises de correlação e diferenças de médias revelaram a relação do clima parental favorável para o desenvolvimento da autonomia. Não houve diferença entre médias de autonomia entre participantes de escolas públicas e privadas. Análises discriminantes também apontaram a contribuição do clima parental e valores para altos níveis de autonomia. O caráter multi influenciado dessa habilidade é analisado, assim com a importância de um relacionamento parental favorável para o desenvolvimento saudável dos jovens. A importância do exercício de autoridade parental para o equilíbrio entre autonomia e obediência é discutida. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-03T02:20:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102341 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000932789 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102341 |
identifier_str_mv |
000932789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/1/000932789.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/2/000932789.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102341/3/000932789.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d8eafc10be14b7df1f01248e8c1a378 eea4218831f353b24f9ba8a6c4378bf3 85969e3b33b9c2e09e8636894d85f867 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309053273931776 |