A educação matemática e a construção do número pela criança : uma experiência na 1.série em diferentes contextos sócio-econômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Ana Cristina Souza
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243079
Resumo: Este estudo, mais do que o relato de uma pesquisa determinada, pretende dar conta de um posicionamento e de uma prática sobre a Educação Matemática nas séries iniciais, que vem sendo elaborados e repensados ao longo de dez anos de docência e sistematizados mais especialmente no projeto realizado em 1985. Este projeto desenvolveu-se junto a duas classes de 1ª série de escolas de diferentes níveis sócio-econômicos, situadas na Grande Porto Alegre e faz parte do Programa PERI CAMPUS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que objetiva a integração do ensino e da pesquisa universitários com o ensino de 1º Grau. O trabalho envolveu uma reconstrução pessoal pelo reexame e discussão de aspectos teóricos do construtivismo piagetiano, detendo-se especificamente nas questões relativas à natureza do conhecimento lógico-matemático, as relações entre esse conhecimento e o desenvolvimento afetivo-moral e às relações entre desenvolvimento cognitivo, aprendizagem matemática e determinantes sócio-econômicos. Para desenvolver nas escolas do projeto uma práxis coerente no sentido de favorecer a construção do pensamento lógico e a apropriação dos signos operatórios pelas crianças, foi necessário aprofundar a reflexão sobre a natureza do número e sua representação gráfica, e, ao mesmo tempo, propostas e resultados de outros estudos realizados na mesma area. Essa práxis privilegia a ação cooperativa das crianças com vistas à conquista da autonomia cognitiva e moral. Partiu-se sempre da atividade espontânea das crianças frente a contextos problematizadores propostos e construídos em situações de ensino-aprendizagem do cotidiano da escola. Além das evidências registradas sobre os progressos dos dois grupos de crianças na direção dos objetivos pretendidos, o estudo permitiu estabelecer as linhas bisicas de uma proposta metodológica para o currículo e o ensino da Matemática na 1ª série. Esta proposta continua sendo reelaborada através dos seus desdobramentos em diferentes escolas do sistema, atingindo tanto crianças de famílias de baixa renda quanto crianças de contextos econômicos mais privilegiados. Por outro lado, acreditamos que ela tem contribuído para o aperfeiçoamento da formação profissional de professores em exercício e de futuros professores das séries iniciais.
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spelling Rangel, Ana Cristina SouzaBordas, Merion Campos2022-07-16T05:05:47Z1987http://hdl.handle.net/10183/243079000009706Este estudo, mais do que o relato de uma pesquisa determinada, pretende dar conta de um posicionamento e de uma prática sobre a Educação Matemática nas séries iniciais, que vem sendo elaborados e repensados ao longo de dez anos de docência e sistematizados mais especialmente no projeto realizado em 1985. Este projeto desenvolveu-se junto a duas classes de 1ª série de escolas de diferentes níveis sócio-econômicos, situadas na Grande Porto Alegre e faz parte do Programa PERI CAMPUS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que objetiva a integração do ensino e da pesquisa universitários com o ensino de 1º Grau. O trabalho envolveu uma reconstrução pessoal pelo reexame e discussão de aspectos teóricos do construtivismo piagetiano, detendo-se especificamente nas questões relativas à natureza do conhecimento lógico-matemático, as relações entre esse conhecimento e o desenvolvimento afetivo-moral e às relações entre desenvolvimento cognitivo, aprendizagem matemática e determinantes sócio-econômicos. Para desenvolver nas escolas do projeto uma práxis coerente no sentido de favorecer a construção do pensamento lógico e a apropriação dos signos operatórios pelas crianças, foi necessário aprofundar a reflexão sobre a natureza do número e sua representação gráfica, e, ao mesmo tempo, propostas e resultados de outros estudos realizados na mesma area. Essa práxis privilegia a ação cooperativa das crianças com vistas à conquista da autonomia cognitiva e moral. Partiu-se sempre da atividade espontânea das crianças frente a contextos problematizadores propostos e construídos em situações de ensino-aprendizagem do cotidiano da escola. Além das evidências registradas sobre os progressos dos dois grupos de crianças na direção dos objetivos pretendidos, o estudo permitiu estabelecer as linhas bisicas de uma proposta metodológica para o currículo e o ensino da Matemática na 1ª série. Esta proposta continua sendo reelaborada através dos seus desdobramentos em diferentes escolas do sistema, atingindo tanto crianças de famílias de baixa renda quanto crianças de contextos econômicos mais privilegiados. Por outro lado, acreditamos que ela tem contribuído para o aperfeiçoamento da formação profissional de professores em exercício e de futuros professores das séries iniciais.The purpose of this paper is less to make a specific research study than to examine the position of Mathematical Education in the first school grades. This has been considered and worked on throughout 10 years of teaching, and was organized in the project carried out in 1985. This project was developed in two first grade classes on different social and economic levels, in the Greater Porto Alegre Region. It is part of the PERICAMPUS Program of the Federal University of Rio Grande do Sul. The objective of this program is to integrate university teaching and research to primary school education. The work involved personal reconstruction, re-examining and discussing theoretical aspects of Piagetian Constructivism, specifically matters related to logical mathematical knowledge, relationships between this knowledge and the affective moral development, and relationships between cognitive development, mathematical learning and social and economic determinants. In order to develop a cohesive practice which would favor the construction of logical thought and the learning of operational signs by the children in the project schools, it was necessary to meditate profoundly on the nature of numbers and how they are written, and, at the same time, on proposals and results of the studies performed in the same field. The cooperative action of children to achieve cognitive and moral autonomy is of the highest importance in this practice. The point of departure was always the spontaneous activity of the children when facing problem contexts proposed and constructed in teaching-learning situations of day to day school life. Besides the evidence recorded in the progress toward the intended goals, made by both groups of children, the study rendered it possible to establish the basic lines of a methodological proposal for the curriculum and teaching of mathematics in the first grade. This proposal is being worked through according to its results in various schools belonging to the system, and involves both children from low-income and better-off families. On the other hand, we believe that it has helped in the further professional training of the teachers who are already working and of future teachers in the first few grades.application/pdfporMatemáticaEnsinoSéries iniciaisPiaget, Jean, 1896-1980A educação matemática e a construção do número pela criança : uma experiência na 1.série em diferentes contextos sócio-econômicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1987mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000009706.pdf.txt000009706.pdf.txtExtracted Texttext/plain552600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243079/2/000009706.pdf.txtdc5b7c7207d8dd735775fd468b14c1b2MD52ORIGINAL000009706.pdfTexto completoapplication/pdf37695584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243079/1/000009706.pdf6f68221d4eb20cb73a3a820779ebce6dMD5110183/2430792022-08-07 04:38:18.203042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-07T07:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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