AppEduMobile : parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krimberg, Laura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200081
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo investigar parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile. Com base no levantamento bibliográfico, foi estabelecida primeiramente uma relação entre os perfis do aluno da Educação a Distância (EAD) e da geração contemporânea e sua relação com os dispositivos móveis, buscando destacar as características vinculadas a estes. A seguir, foram identificados parâmetros pedagógicos, técnicos e de usabilidade para a construção de aplicativos educacionais. A investigação teve uma abordagem quali-quantitativa, compreendendo o estudo exploratório de casos múltiplos como o modelo que melhor se adapta aos objetivos propostos. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionários em dois casos, o primeiro, piloto, com alunos de uma disciplina de graduação e o segundo com estudantes de licenciaturas em um curso de extensão. Estes possibilitaram a identificação das características do perfil do sujeito e parâmetros para a elaboração de aplicativos, através cruzamento dos dados com o referencial teórico. A partir disso, iniciou-se a construção de um Objeto de Aprendizagem em formato de aplicativo, intitulado AppEduMobile, que pode ser utilizado como ferramenta de apoio para o desenvolvimento de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile. Espera-se que este estudo possa contribuir para novas discussões acerca da construção de apps educacionais e do perfil do aluno Sujeito Mobile, propondo critérios, características e novas estratégias de desenvolvimento para professores.
id URGS_cb675e43124ad5ad154b9e8d02f2ae70
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200081
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Krimberg, LauraBehar, Patrícia Alejandra2019-10-04T03:47:32Z2019http://hdl.handle.net/10183/200081001102406A presente dissertação tem como objetivo investigar parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile. Com base no levantamento bibliográfico, foi estabelecida primeiramente uma relação entre os perfis do aluno da Educação a Distância (EAD) e da geração contemporânea e sua relação com os dispositivos móveis, buscando destacar as características vinculadas a estes. A seguir, foram identificados parâmetros pedagógicos, técnicos e de usabilidade para a construção de aplicativos educacionais. A investigação teve uma abordagem quali-quantitativa, compreendendo o estudo exploratório de casos múltiplos como o modelo que melhor se adapta aos objetivos propostos. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionários em dois casos, o primeiro, piloto, com alunos de uma disciplina de graduação e o segundo com estudantes de licenciaturas em um curso de extensão. Estes possibilitaram a identificação das características do perfil do sujeito e parâmetros para a elaboração de aplicativos, através cruzamento dos dados com o referencial teórico. A partir disso, iniciou-se a construção de um Objeto de Aprendizagem em formato de aplicativo, intitulado AppEduMobile, que pode ser utilizado como ferramenta de apoio para o desenvolvimento de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile. Espera-se que este estudo possa contribuir para novas discussões acerca da construção de apps educacionais e do perfil do aluno Sujeito Mobile, propondo critérios, características e novas estratégias de desenvolvimento para professores.The present dissertation aims to investigate parameters for the development of educational applications focused on the Mobile Subject. Based on the bibliographical survey, a relation was first established between the profiles of the distance education student (E-Learning) and the contemporary generation and its relation with the mobile devices, seeking to highlight the characteristics related to these. Next, pedagogical, technical and usability parameters were identified for the construction of educational applications. The research had a qualitative-quantitative approach, comprising the exploratory study of multiple cases as the model that best adapts to the proposed objectives. Data collection was done through the application of questionnaires in two cases, the first, pilot, with students from one undergraduate course and the second with undergraduate students in an extension course. These allowed the identification of the characteristics of the profile of the subject and parameters for the elaboration of applications, by crossing the data with the theoretical reference. From this, the construction of a Learning Object in application format, called AppEduMobile, began to be used as a support tool for the development of educational applications focused on the Mobile Subject. It is hoped that this study may contribute to new discussions about the construction of educational apps and the profile of the subject Mobile Subject, proposing criteria, characteristics and new development strategies for teachers.application/pdfporPedagogiaTecnologiaEnsino a distânciaMobile learningMobile Subject ProfileParameters for the development of educational applicationsAppEduMobile : parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobileinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102406.pdf.txt001102406.pdf.txtExtracted Texttext/plain279243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200081/2/001102406.pdf.txtaa9ebc8ca44e0ecdeafe6e69dc62ad8cMD52ORIGINAL001102406.pdfTexto completoapplication/pdf7695696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200081/1/001102406.pdf18f66694329d5a376b7af55883bf5f93MD5110183/2000812021-12-06 05:34:03.499767oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:34:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AppEduMobile : parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile
title AppEduMobile : parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile
spellingShingle AppEduMobile : parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile
Krimberg, Laura
Pedagogia
Tecnologia
Ensino a distância
Mobile learning
Mobile Subject Profile
Parameters for the development of educational applications
title_short AppEduMobile : parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile
title_full AppEduMobile : parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile
title_fullStr AppEduMobile : parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile
title_full_unstemmed AppEduMobile : parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile
title_sort AppEduMobile : parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile
author Krimberg, Laura
author_facet Krimberg, Laura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krimberg, Laura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Tecnologia
Ensino a distância
topic Pedagogia
Tecnologia
Ensino a distância
Mobile learning
Mobile Subject Profile
Parameters for the development of educational applications
dc.subject.eng.fl_str_mv Mobile learning
Mobile Subject Profile
Parameters for the development of educational applications
description A presente dissertação tem como objetivo investigar parâmetros para a construção de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile. Com base no levantamento bibliográfico, foi estabelecida primeiramente uma relação entre os perfis do aluno da Educação a Distância (EAD) e da geração contemporânea e sua relação com os dispositivos móveis, buscando destacar as características vinculadas a estes. A seguir, foram identificados parâmetros pedagógicos, técnicos e de usabilidade para a construção de aplicativos educacionais. A investigação teve uma abordagem quali-quantitativa, compreendendo o estudo exploratório de casos múltiplos como o modelo que melhor se adapta aos objetivos propostos. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionários em dois casos, o primeiro, piloto, com alunos de uma disciplina de graduação e o segundo com estudantes de licenciaturas em um curso de extensão. Estes possibilitaram a identificação das características do perfil do sujeito e parâmetros para a elaboração de aplicativos, através cruzamento dos dados com o referencial teórico. A partir disso, iniciou-se a construção de um Objeto de Aprendizagem em formato de aplicativo, intitulado AppEduMobile, que pode ser utilizado como ferramenta de apoio para o desenvolvimento de aplicativos educacionais com foco no Sujeito Mobile. Espera-se que este estudo possa contribuir para novas discussões acerca da construção de apps educacionais e do perfil do aluno Sujeito Mobile, propondo critérios, características e novas estratégias de desenvolvimento para professores.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-04T03:47:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200081
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102406
url http://hdl.handle.net/10183/200081
identifier_str_mv 001102406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200081/2/001102406.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200081/1/001102406.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa9ebc8ca44e0ecdeafe6e69dc62ad8c
18f66694329d5a376b7af55883bf5f93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085499832893440