Competências digitais para o ensino fundamental : foco no aluno dos Anos Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schorn, Gabriella Thais
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216893
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo mapear e construir Competências Digitais (CD) para o aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, foi desenvolvido um Plano de Ação com estratégias pedagógicas, cuja finalidade é nortear o trabalho do professor e da escola a fim de construir as CD com os seus alunos deste nível de ensino. A investigação abordou três eixos temáticos: Tecnologias Digitais (TD) na Educação; Competências Digitais; e o aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, foi estabelecida uma relação entre o perfil do aluno da atualidade, bem como as suas necessidades e motivações ligadas à utilização das TD no contexto escolar. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa, utilizando-se de um Estudo de Caso único exploratório e ocorreu em sete etapas. Os dados coletados foram analisados através de análise de conteúdo. O Mapeamento Final identificou cinco Competências Digitais Gerais de Alfabetização Digital. São elas: Uso básico do computador (desktop, notebook) e dos dispositivos móveis (smartphone, tablet); Identificação e resolução de problemas; Recursos básicos de comunicação em rede; Cuidados básicos com a saúde e segurança digital; e Busca e tratamento de informações. Além disso, verificou sete CD Gerais de Letramento Digital, como: o Uso intermediário do computador (desktop, notebook) e dos dispositivos móveis (smartphone, tablet); Reconhecimento de padrões e algoritmos; Perfil ético e respeitoso na web; Criação e desenvolvimento de conteúdo digital; Cuidados intermediários com a segurança digital; Recursos intermediários de comunicação em rede; e Uso de mecanismos de gerenciamento e compartilhamento de informações. O Plano de Ação apresenta o cenário e as estratégias pedagógicas para construção da CD. Nesta investigação, constatou-se que este aluno está imerso nas tecnologias digitais, mas ao contrário do senso comum, não as domina como é suposto. Portanto, a necessidade de construir CD desde os Anos Iniciais torna-se imprescindível ao sujeito da sociedade atual para evitar, inclusive, situações de cyberbullying, fake news, plágio, entre tantos outros desafios elencados nesta investigação. Espera-se que este estudo contribua com o avanço nos estudos relativos às tecnologias digitais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e que seja utilizado pelas escolas e professores que atuam nesta etapa da Educação Básica.
id URGS_de5c50ded6f09223bc12694b746368ac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216893
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schorn, Gabriella ThaisBehar, Patrícia Alejandra2020-12-24T04:21:43Z2020http://hdl.handle.net/10183/216893001120949A presente dissertação tem como objetivo mapear e construir Competências Digitais (CD) para o aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, foi desenvolvido um Plano de Ação com estratégias pedagógicas, cuja finalidade é nortear o trabalho do professor e da escola a fim de construir as CD com os seus alunos deste nível de ensino. A investigação abordou três eixos temáticos: Tecnologias Digitais (TD) na Educação; Competências Digitais; e o aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, foi estabelecida uma relação entre o perfil do aluno da atualidade, bem como as suas necessidades e motivações ligadas à utilização das TD no contexto escolar. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa, utilizando-se de um Estudo de Caso único exploratório e ocorreu em sete etapas. Os dados coletados foram analisados através de análise de conteúdo. O Mapeamento Final identificou cinco Competências Digitais Gerais de Alfabetização Digital. São elas: Uso básico do computador (desktop, notebook) e dos dispositivos móveis (smartphone, tablet); Identificação e resolução de problemas; Recursos básicos de comunicação em rede; Cuidados básicos com a saúde e segurança digital; e Busca e tratamento de informações. Além disso, verificou sete CD Gerais de Letramento Digital, como: o Uso intermediário do computador (desktop, notebook) e dos dispositivos móveis (smartphone, tablet); Reconhecimento de padrões e algoritmos; Perfil ético e respeitoso na web; Criação e desenvolvimento de conteúdo digital; Cuidados intermediários com a segurança digital; Recursos intermediários de comunicação em rede; e Uso de mecanismos de gerenciamento e compartilhamento de informações. O Plano de Ação apresenta o cenário e as estratégias pedagógicas para construção da CD. Nesta investigação, constatou-se que este aluno está imerso nas tecnologias digitais, mas ao contrário do senso comum, não as domina como é suposto. Portanto, a necessidade de construir CD desde os Anos Iniciais torna-se imprescindível ao sujeito da sociedade atual para evitar, inclusive, situações de cyberbullying, fake news, plágio, entre tantos outros desafios elencados nesta investigação. Espera-se que este estudo contribua com o avanço nos estudos relativos às tecnologias digitais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e que seja utilizado pelas escolas e professores que atuam nesta etapa da Educação Básica.This dissertation aims to map and build Digital Competences (DC) for the student in the Early Years of Elementary School. In addition, an Action Plan with pedagogical strategies was developed, whose purpose is to guide the work of the teacher and the school in order to build the DC with their students at this level of education. The investigation covered three main themes: Digital Technologies (DT) in Education; Digital Competences; and the student in the Early Years of Elementary School. In this way, a relationship was established between the profile of today’s student, as well as his needs and motivations related to the use of DT in the school context. The research had a quali-quantitative approach, using a single exploratory Case Study and occurred in seven stages. The collected data were analyzed through content analysis. The Final Mapping identified five General Digital Competences for Digital Literacy, which are Basic use of the computer (desktop, notebook) and mobile devices (smartphone, tablet); Problem identification and resolution; Basic network communication resources; Basic health care and digital security; and Information search and treatment. In addition, it verified seven General Digital Literacy DC, such as: o Intermediate use of the computer (desktop, notebook) and mobile devices (smartphone, tablet); Recognition of patterns and algorithms; Ethical and respectful profile on the web; Creation and development of digital content; Intermediate care with digital security; Intermediate network communication resources; and Use of information management and sharing mechanisms. The Action Plan presents the scenario and pedagogical strategies for building the DC. In this investigation, it was found that this student is immersed in digital technologies but, contrary to common sense, he does not dominate them as is supposed. Therefore, the need to build DC since the Early Years becomes essential to the subject of today's society to avoid, even, situations of cyberbullying, fake news, plagiarism, among many other challenges listed in this investigation. It is expected that this study will contribute to the advances of studies related to digital tecnologies in the Early Years of Elementary Education and that it will be used by schools and teachers who work in this stage of Basic Education.application/pdfporCompetênciasTecnologia digitalAnos iniciaisEstratégias pedagógicasMobile learningMobile Subject ProfileParameters for the development of educational applicationsCompetências digitais para o ensino fundamental : foco no aluno dos Anos Iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120949.pdf.txt001120949.pdf.txtExtracted Texttext/plain406620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216893/2/001120949.pdf.txt573f0fbc9724cede150d8626e0ea9dc0MD52ORIGINAL001120949.pdfTexto completoapplication/pdf2609375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216893/1/001120949.pdfacd6c3594b568b441f005b1e87acfd29MD5110183/2168932020-12-25 05:12:18.426192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216893Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-12-25T07:12:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências digitais para o ensino fundamental : foco no aluno dos Anos Iniciais
title Competências digitais para o ensino fundamental : foco no aluno dos Anos Iniciais
spellingShingle Competências digitais para o ensino fundamental : foco no aluno dos Anos Iniciais
Schorn, Gabriella Thais
Competências
Tecnologia digital
Anos iniciais
Estratégias pedagógicas
Mobile learning
Mobile Subject Profile
Parameters for the development of educational applications
title_short Competências digitais para o ensino fundamental : foco no aluno dos Anos Iniciais
title_full Competências digitais para o ensino fundamental : foco no aluno dos Anos Iniciais
title_fullStr Competências digitais para o ensino fundamental : foco no aluno dos Anos Iniciais
title_full_unstemmed Competências digitais para o ensino fundamental : foco no aluno dos Anos Iniciais
title_sort Competências digitais para o ensino fundamental : foco no aluno dos Anos Iniciais
author Schorn, Gabriella Thais
author_facet Schorn, Gabriella Thais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schorn, Gabriella Thais
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Tecnologia digital
Anos iniciais
Estratégias pedagógicas
topic Competências
Tecnologia digital
Anos iniciais
Estratégias pedagógicas
Mobile learning
Mobile Subject Profile
Parameters for the development of educational applications
dc.subject.eng.fl_str_mv Mobile learning
Mobile Subject Profile
Parameters for the development of educational applications
description A presente dissertação tem como objetivo mapear e construir Competências Digitais (CD) para o aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, foi desenvolvido um Plano de Ação com estratégias pedagógicas, cuja finalidade é nortear o trabalho do professor e da escola a fim de construir as CD com os seus alunos deste nível de ensino. A investigação abordou três eixos temáticos: Tecnologias Digitais (TD) na Educação; Competências Digitais; e o aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, foi estabelecida uma relação entre o perfil do aluno da atualidade, bem como as suas necessidades e motivações ligadas à utilização das TD no contexto escolar. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa, utilizando-se de um Estudo de Caso único exploratório e ocorreu em sete etapas. Os dados coletados foram analisados através de análise de conteúdo. O Mapeamento Final identificou cinco Competências Digitais Gerais de Alfabetização Digital. São elas: Uso básico do computador (desktop, notebook) e dos dispositivos móveis (smartphone, tablet); Identificação e resolução de problemas; Recursos básicos de comunicação em rede; Cuidados básicos com a saúde e segurança digital; e Busca e tratamento de informações. Além disso, verificou sete CD Gerais de Letramento Digital, como: o Uso intermediário do computador (desktop, notebook) e dos dispositivos móveis (smartphone, tablet); Reconhecimento de padrões e algoritmos; Perfil ético e respeitoso na web; Criação e desenvolvimento de conteúdo digital; Cuidados intermediários com a segurança digital; Recursos intermediários de comunicação em rede; e Uso de mecanismos de gerenciamento e compartilhamento de informações. O Plano de Ação apresenta o cenário e as estratégias pedagógicas para construção da CD. Nesta investigação, constatou-se que este aluno está imerso nas tecnologias digitais, mas ao contrário do senso comum, não as domina como é suposto. Portanto, a necessidade de construir CD desde os Anos Iniciais torna-se imprescindível ao sujeito da sociedade atual para evitar, inclusive, situações de cyberbullying, fake news, plágio, entre tantos outros desafios elencados nesta investigação. Espera-se que este estudo contribua com o avanço nos estudos relativos às tecnologias digitais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e que seja utilizado pelas escolas e professores que atuam nesta etapa da Educação Básica.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-24T04:21:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216893
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001120949
url http://hdl.handle.net/10183/216893
identifier_str_mv 001120949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216893/2/001120949.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216893/1/001120949.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 573f0fbc9724cede150d8626e0ea9dc0
acd6c3594b568b441f005b1e87acfd29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085540577411072