Indicadores emocionais do desenho da figura humana : construção e validação de uma escala infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arteche, Adriane Xavier
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8730
Resumo: O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas mais utilizadas na prática dos psicólogos e, por outro lado, também é uma das mais questionadas quanto a sua validade. A partir da revisão de literatura, percebe-se a diversidade de sistemas de avaliação do DFH e a carência, em todos eles, de comprovações empíricas que justifiquem sua utilização na prática dos profissionais. Buscando contribuir para a diminuição desta carência, a presente pesquisa tem como objetivo a construção e a validação de uma escala infantil para avaliação dos indicadores emocionais do DFH. Para tanto foram realizados dois estudos. O primeiro teve como fontes de dados 606 desenhos de crianças de duas faixas etárias: seis a oito anos e nove a doze anos. Destas, 303 crianças estavam em atendimento psicológico e 303 crianças não se encontravam em atendimento. Os resultados indicaram que os itens que discriminaram os grupos foram diferentes conforme os sexos e as diferentes faixas etárias. Os indicadores característicos de cada gênero e de cada faixa etária foram então submetidos à nova análise no segundo estudo. Este teve como participantes 198 crianças, sendo 100 em atendimento psicológico e 98 que não estavam em atendimento. A versão final das escalas contou com um número entre 10 e 13 indicadores, conforme o sexo e a faixa etária da criança. O ponto de corte para indicação de possíveis problemas emocionais variou entre dois e quatro itens e a consistência interna variou entre K-R=0,24 e KR= 0,69. Com exceção dos meninos de 9 a 12 anos, as correlações das somas totais com os principais sintomas apresentados pelas crianças confirmaram a validade das escalas para predição de problemas emocionais específicos.
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spelling Arteche, Adriane XavierBandeira, Denise Ruschel2007-06-06T19:18:38Z2006http://hdl.handle.net/10183/8730000587691O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas mais utilizadas na prática dos psicólogos e, por outro lado, também é uma das mais questionadas quanto a sua validade. A partir da revisão de literatura, percebe-se a diversidade de sistemas de avaliação do DFH e a carência, em todos eles, de comprovações empíricas que justifiquem sua utilização na prática dos profissionais. Buscando contribuir para a diminuição desta carência, a presente pesquisa tem como objetivo a construção e a validação de uma escala infantil para avaliação dos indicadores emocionais do DFH. Para tanto foram realizados dois estudos. O primeiro teve como fontes de dados 606 desenhos de crianças de duas faixas etárias: seis a oito anos e nove a doze anos. Destas, 303 crianças estavam em atendimento psicológico e 303 crianças não se encontravam em atendimento. Os resultados indicaram que os itens que discriminaram os grupos foram diferentes conforme os sexos e as diferentes faixas etárias. Os indicadores característicos de cada gênero e de cada faixa etária foram então submetidos à nova análise no segundo estudo. Este teve como participantes 198 crianças, sendo 100 em atendimento psicológico e 98 que não estavam em atendimento. A versão final das escalas contou com um número entre 10 e 13 indicadores, conforme o sexo e a faixa etária da criança. O ponto de corte para indicação de possíveis problemas emocionais variou entre dois e quatro itens e a consistência interna variou entre K-R=0,24 e KR= 0,69. Com exceção dos meninos de 9 a 12 anos, as correlações das somas totais com os principais sintomas apresentados pelas crianças confirmaram a validade das escalas para predição de problemas emocionais específicos.The Draw-a-Person Test (DAP) is one of the psychological techniques most frequently applied by psychologists. Besides this, it’s one of the most discussed instruments as well. The literature review emphasizes the diversity of DAP evaluations’ systems and the lack of empirical evidences in all of them. Considering this situation, the present research objective is to develop and to validate a DAP scale for emotional symptoms in children. There were conducted two studies. The first one had as data base 606 drawings from children aged between six and twelve years old, divided in two groups: children from six to eight years old and children from nine to twelve years old. Half of the drawings were from children who received psychological assistance and half of the drawings were from children who did not take part in any psychological treatment. The results indicated that the items that differentiated the groups were different by the sex and by the age of the children. The items that characterized each group and each age were analyzed in the second study. The second study sample was composed by 198 children (100 in psychological treatment and 98 non clinical children). The final scale version was composed by a variable number of items (from 10 to 13) accordant to the children’ sex and age. The minimum score that could be an indicative of psychological problems varied between two and four items, and the internal consistency varied between rK=0,24 e rk=0,69. Except for the boys aged from 9-12, the correlations between the DAP total score and the main symptoms referred by the children confirmed the scales validity as an instrument to predict emotional problems.application/pdfporDesenho da figura humanaConstrução do testeValidade dos testesTecnicas projetivasEmoçãoPsicologia : Testes e medidasDraw-a-PersonChildrenPsychological assessmentIndicadores emocionais do desenho da figura humana : construção e validação de uma escala infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS2006doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000587691.pdf000587691.pdfTexto completoapplication/pdf527233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8730/1/000587691.pdf69cadcaaa786307f8112f99a9e6ed240MD51TEXT000587691.pdf.txt000587691.pdf.txtExtracted Texttext/plain339997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8730/2/000587691.pdf.txt4da566030f15bb87c26b9a9dc569670bMD52THUMBNAIL000587691.pdf.jpg000587691.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8730/3/000587691.pdf.jpg4b4bc1d0f96c237a71316ad722115122MD5310183/87302018-10-16 08:22:54.273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:22:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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