Escola indígena diferenciada: retomada da Educação Xokleng

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patté, Woie Kriri Sobrinho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265463
Resumo: A presente dissertação se propõe a compreender e a contribuir para dar uma direção aos caminhos que precisam ser tomados nos processos de construção da Escola Indígena de Educação Básica Laklãnõ/Xokleng. A pesquisa foi desenvolvida junto aos kuzó, aos professores(as) e alunos(as) na Terra Indígena Ibirama Laklãnõ, SC, por um pesquisador que pertence a este povo, que é professor bilíngue e que está preocupado em direcionar a escola indígena pelo caminho da autonomia, para que se torne uma escola específica, diferenciada, que ajude o povo e não destrua a sua cultura. É a contribuição de um pesquisador Xokleng na RETOMADA da educação tradicional, constituída pelos saberes ancestrais na construção de uma escola que seja mais adequada para o povo Laklãnõ/Xokleng. O objetivo principal desta pesquisa é compreender a educação escolar Xokleng e, por meio dos aconselhamentos das pessoas mais velhas, lançar diretrizes que apontem caminhos para uma Escola Específica e Diferenciada – ou seja, a retomada da escola a partir da sabedoria ancestral Xokleng. Com esta dissertação quero mostrar às secretarias de educação que existem caminhos específicos para uma escola indígena de verdade, sustentados por leis que foram conquistadas pelas lutas dos povos, como a Constituição Federal de 1988, leis que reconhecem que a escola deve funcionar na terra indígena para fortalecer o povo e de acordo com as decisões da comunidade, sempre no sentido de respeitar a cultura daquele grupo. Na elaboração deste trabalho acadêmico faço uma tradução do que aprendi ao longo da minha vida por meio da oralidade, por meio da própria existência junto com meu povo. Faço uma escrita que tem os traços da oralidade, pois quero contar aqui sobre a minha vida, sobre a história do meu povo, que aprendi na vivência coletiva. Fiz também uma pesquisa de campo, em visitas a pessoas mais velhas e à escola, em rodas de conversa junto com os colaboradores desta pesquisa. Como faço parte do povo Laklãnõ/Xokleng não tive dificuldade em realizar estes movimentos, falar e escutar, usando principalmente a nossa língua originária. Para compreensão da temática em estudo, assim como para análise dos dados, também houve a necessidade de aprofundamento bibliográfico, em que foram realizadas leituras de autores do povo Xokleng. Os resultados desta pesquisa indicam que não há ainda uma unidade construída acerca de qual é a melhor maneira de fazer uma escola que seja totalmente diferenciada, porque há uma dificuldade de aceitar a educação como sabedoria própria do provo Laklãnõ por parte da Secretaria de Educação de Santa Catarina, que impõe regras da escola do branco. Este trabalho é mais uma tentativa de dizer para os gestores públicos da educação escolar que precisam aceitar os conhecimentos, os processos próprios de aprendizagens, os saberes tradicionais na escola, junto com os demais saberes, juntos complementando a educação desenvolvida na escola.
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O objetivo principal desta pesquisa é compreender a educação escolar Xokleng e, por meio dos aconselhamentos das pessoas mais velhas, lançar diretrizes que apontem caminhos para uma Escola Específica e Diferenciada – ou seja, a retomada da escola a partir da sabedoria ancestral Xokleng. Com esta dissertação quero mostrar às secretarias de educação que existem caminhos específicos para uma escola indígena de verdade, sustentados por leis que foram conquistadas pelas lutas dos povos, como a Constituição Federal de 1988, leis que reconhecem que a escola deve funcionar na terra indígena para fortalecer o povo e de acordo com as decisões da comunidade, sempre no sentido de respeitar a cultura daquele grupo. Na elaboração deste trabalho acadêmico faço uma tradução do que aprendi ao longo da minha vida por meio da oralidade, por meio da própria existência junto com meu povo. Faço uma escrita que tem os traços da oralidade, pois quero contar aqui sobre a minha vida, sobre a história do meu povo, que aprendi na vivência coletiva. Fiz também uma pesquisa de campo, em visitas a pessoas mais velhas e à escola, em rodas de conversa junto com os colaboradores desta pesquisa. Como faço parte do povo Laklãnõ/Xokleng não tive dificuldade em realizar estes movimentos, falar e escutar, usando principalmente a nossa língua originária. Para compreensão da temática em estudo, assim como para análise dos dados, também houve a necessidade de aprofundamento bibliográfico, em que foram realizadas leituras de autores do povo Xokleng. Os resultados desta pesquisa indicam que não há ainda uma unidade construída acerca de qual é a melhor maneira de fazer uma escola que seja totalmente diferenciada, porque há uma dificuldade de aceitar a educação como sabedoria própria do provo Laklãnõ por parte da Secretaria de Educação de Santa Catarina, que impõe regras da escola do branco. Este trabalho é mais uma tentativa de dizer para os gestores públicos da educação escolar que precisam aceitar os conhecimentos, os processos próprios de aprendizagens, os saberes tradicionais na escola, junto com os demais saberes, juntos complementando a educação desenvolvida na escola.Esta disertación tiene como objetivo comprender y orientar los caminos que deben tomarse en los procesos de construcción de la Escuela Indígena de Educación Básica Laklãnõ/Xokleng. La investigación se desarrolló con los kuzó, con los profesores(as) y estudiantes en la Tierra Indígena Ibirama Laklãnõ, SC, por un investigador que pertenece a este pueblo, que es un profesor bilingüe y que se preocupa por orientar la escuela indígena por el camino de la autonomía, para que se convierta en una escuela específica, diferenciada que ayude al pueblo y no destruya la cultura. Es la contribución de un investigador Xokleng en la RETOMADA de la educación tradicional, constituida por saberes ancestrales en la construcción de una escuela que sea más adecuada para el pueblo Laklãnõ/Xokleng. El objetivo principal de esta investigación es comprender la educación escolar Xokleng y, a través de los consejos de las personas mayores, elaborar directrices que señalen caminos hacia una Escuela Específica y Diferenciada – es decir, la retomada de la escuela a partir de la sabiduría ancestral Xokleng. Con esta disertación quiero mostrar a las secretarías de educación que existen caminos específicos para una escuela indígena de verdad, apoyados en leyes que han sido conquistadas por las luchas de los pueblos, como la Constitución Federal de 1988, leyes que reconocen que la escuela debe funcionar en la tierra indígena para fortalecer al pueblo y de acuerdo con las decisiones de la comunidad, siempre en el sentido de respetar la cultura de ese grupo. En la elaboración de este trabajo académico hago una traducción de lo que he aprendido a lo largo de mi vida a través de la oralidad, a través de mi propia existencia junto a mi pueblo, que aprendí en la vivencia colectiva. Hice también una investigación de campo, en visitas a personas mayores y a la escuela, en círculos de conversación junto con los colaboradores de esta investigación. Como soy parte del pueblo Laklãnõ/Xokleng, no tuve dificultad en realizar estos movimientos, hablar y escuchar, usando principalmente nuestra lengua originaria. Para comprender la temática en estudio, así como para el análisis de los datos, también hubo la necesidad de una profundización bibliográfica, en la que se realizaron lecturas de autores del pueblo Xokleng. Los resultados de esta investigación indican que todavía no hay una unidad construida sobre cuál es la mejor manera de hacer una escuela que sea totalmente diferenciada, porque hay una dificultad en aceptar la educación como sabiduría propia del pueblo Laklãnõ por parte de la Secretaría de Educación de Santa Catarina, que impone reglas de la escuela del blanco. Este trabajo es un intento más de decirle a los gestores públicos de la educación escolar que deben aceptar los conocimientos, los propios procesos de aprendizaje, los saberes tradicionales en la escuela, junto con los demás saberes, complementando juntos la educación desarrollada en la escuela.application/pdfporEducação escolar indígenaIndígenasTradicionalismoEducación escolar indígenaEducación XoklengEscuela XoklengSaberes tradicionalesEscola indígena diferenciada: retomada da Educação Xoklenginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177704.pdf.txt001177704.pdf.txtExtracted Texttext/plain172720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265463/2/001177704.pdf.txt8927196a41d0c9d83c60ad3a9e33ccebMD52ORIGINAL001177704.pdfTexto completoapplication/pdf4266133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265463/1/001177704.pdf2f40044e9b9f653ab664667a7fd636d7MD5110183/2654632023-09-29 03:39:18.589198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-29T06:39:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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