Experiências teatrais no ciberespaço : procedimentos de composição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268150 |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema as produções teatrais realizadas no âmbito do ciberespaço, aqui denominadas de teatro digital, forma artística que ganhou expansão no recente período da pandemia de COVID-19. Após uma breve referência às criações teatrais pioneiras no emprego da internet, realizadas na Nova Zelândia, Espanha e Brasil, o estudo aborda as particularidades da criação teatral no ciberespaço, as explorações estéticas em plataformas de transmissão, e a relação do artista com as operações técnicas que se fazem necessárias. A reflexão traz na base a análise de três criações: Peça (Descartes; Leite, 2020), Excelências: Experimento Zoom (Fronchetti, 2020) e Euforia (Peralta; Spadaccini, 2020), e o relato de alguns artistas produtores dessas obras, bem como experiências do próprio autor desta dissertação. O referencial bibliográfico adotado tem como destaque textos dos teóricos Philip Auslander, Josette Féral, Marta Isaacsson, Mariana Muniz, André Carreira, Hans-Thies Lehmann, Gabriela Lírio, Arlindo Machado e Patrice Pavis. Entre as especificidades estéticas do teatro digital e as particularidades dos processos de criação analisados, o estudo coloca em destaque as influências do isolamento social na prática artística, as diferenças entre criações síncronas e pré-gravadas, o acúmulo de funções por parte dos atores, os riscos da produção cênica no ciberespaço e a dependência do bom-funcionamento da técnica digital. |
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Leon, Felipe Cremonini deSilva, Marta Isaacsson de Souza e2023-12-07T03:22:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/268150001189681Esta dissertação tem como tema as produções teatrais realizadas no âmbito do ciberespaço, aqui denominadas de teatro digital, forma artística que ganhou expansão no recente período da pandemia de COVID-19. Após uma breve referência às criações teatrais pioneiras no emprego da internet, realizadas na Nova Zelândia, Espanha e Brasil, o estudo aborda as particularidades da criação teatral no ciberespaço, as explorações estéticas em plataformas de transmissão, e a relação do artista com as operações técnicas que se fazem necessárias. A reflexão traz na base a análise de três criações: Peça (Descartes; Leite, 2020), Excelências: Experimento Zoom (Fronchetti, 2020) e Euforia (Peralta; Spadaccini, 2020), e o relato de alguns artistas produtores dessas obras, bem como experiências do próprio autor desta dissertação. O referencial bibliográfico adotado tem como destaque textos dos teóricos Philip Auslander, Josette Féral, Marta Isaacsson, Mariana Muniz, André Carreira, Hans-Thies Lehmann, Gabriela Lírio, Arlindo Machado e Patrice Pavis. Entre as especificidades estéticas do teatro digital e as particularidades dos processos de criação analisados, o estudo coloca em destaque as influências do isolamento social na prática artística, as diferenças entre criações síncronas e pré-gravadas, o acúmulo de funções por parte dos atores, os riscos da produção cênica no ciberespaço e a dependência do bom-funcionamento da técnica digital.This paper aims to explore theatrical productions performed in cyberspace scope, hereafter named digital theater, an artistic form that has risen during the pandemic period of COVID-19. Soon after a brief comment on the pioneering theatrical creations using the internet which were first held in New Zealand, Spain, and Brazil, this study focuses on the particularities of theatrical innovation in cyberspace, aesthetic explorations on transmission platforms, and the artist's relationship with essential technical operations. The theoretical thinking is based on the analysis of three works: "Peça" (Descartes; Leite, 2020), "Excelências: Experimento Zoom" (Fronchetti, 2020), and "Euforia" (Peralta; Spadaccini, 2020), and the reporting of some artists who produced these works, as well as this author’s own experiences. The bibliographic references adopted highlight texts by theorists Philip Auslander, Josette Féral, Marta Isaacsson, Mariana Muniz, André Carreira, Hans-Thies Lehmann, Gabriela Lírio, Arlindo Machado, and Patrice Pavis. Among the aesthetic issues of digital theater and the particularities of analyzed creation processes, the study emphasizes how social isolation influences artistic practice, the differences between synchronous and pre-recorded productions, the functions piling on actors, the risks of scenic production in cyberspace and the digital technique effective functioning dependence.application/pdfporPoéticas tecnológicasProdução teatralCiberespaçoCiberculturaPandemia : Covid 19Technological poeticsVirtual attendancePandemic showsDigital theaterCybercultureExperiências teatrais no ciberespaço : procedimentos de composiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189681.pdf.txt001189681.pdf.txtExtracted Texttext/plain520412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268150/2/001189681.pdf.txt54652a8cbd71632d5adb11a1cc8c13efMD52ORIGINAL001189681.pdfTexto completoapplication/pdf68563276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268150/1/001189681.pdf1ae4d4ee42ba2bc28fa527fc7ec4b1a9MD5110183/2681502023-12-08 04:22:11.229677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-08T06:22:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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