Caracterização da produção científica dos gestores de pesquisa e de extensão dos Institutos Federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessini, Magali Inês
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202362
Resumo: Em sua centenária trajetória a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem marco de origem o ano de 1909, e passou por significativas alterações estruturais, que dentre seus pressupostos institui a criação dos Institutos Federais de Educação Ciência Tecnologia. Os Institutos Federais atuam alicerçados no tripé ensino-pesquisa-extensão, e os três se constituem em igual importância no processo formativo da instituição. A presente tese objetivou identificar a produção científica dos Gestores de Pesquisa e de Extensão dos Institutos Federais. A relevância de nosso estudo funda-se na importância de identificar a produção científica dos gestores de Pesquisa e de Extensão dos Institutos Federais, e não só servir para apontar subsídios para as gestões das instituições, mas para fortalecer as práticas de produção e divulgação de produções científicas realizados nos e pelos Institutos Federais, bem como conhecer o perfil dos gestores de Pesquisa e de Extensão, que em suas unidades organizacionais fomentam e, muitas vezes realizam ações de pesquisa e de extensão. Buscando atender ao objetivo da pesquisa, traçamos um percurso metodológico alicerçado no conceito de Cientometria usado na análise da produção científica dos grupos de gestores e líderes pesquisados. De posse dos dados obtidos em documentos institucionais e através do sítio eletrônico oficial de cada Instituto Federal e de seus respectivos campi, por meio da Plataforma Lattes, foram extraídas as publicações científicas de cada um dos gestores, e para análise fizemos uso do software Scriptlattes. Além, disso, realizamos entrevistas (semiestruturadas) com os gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de Extensão do IFRS, com o intuito de identificar o conceito de conhecimento científico destes. Os resultados desta tese são apresentados em produções científicas que: 1) identificam o perfil dos gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de Extensão do IFRS a comparar a produção científica dos gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de Extensão do IFRS; 2) caracterizam o perfil e a produção científica dos líderes dos grupos de Pesquisa do IFRS; 3) identificam o conceito de conhecimento científico dos gestores de Pesquisa e de Extensão do IFRS; e; 4) caracterizam o perfil, identificando a produção científica dos gestores de Pesquisa e de Extensão dos Institutos Federais. Com esta tese concluímos que com titulação acadêmica mais elevada os gestores de Pesquisa em relação aos gestores de Extensão, a produção científica dos gestores de Pesquisa é maior do que os gestores de Extensão, além dos gestores de Pesquisa serem em sua grande maioria docentes no cenário analisado. Fato este que se afirmou nos dados coletados dos 563 gestores de Pesquisa e de Extensão dos Institutos Federais. Tais constatações apontam para a necessidade de proposição de políticas institucionais claras, com aprimoramento de fluxos administrativos e financeiros, formação continuada de servidores e revisão sistêmica das normativas de trabalho dos gestores a de modo a possibilitar o cumprimento das finalidades dos Institutos Federais de forma integrada e efetiva.
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A relevância de nosso estudo funda-se na importância de identificar a produção científica dos gestores de Pesquisa e de Extensão dos Institutos Federais, e não só servir para apontar subsídios para as gestões das instituições, mas para fortalecer as práticas de produção e divulgação de produções científicas realizados nos e pelos Institutos Federais, bem como conhecer o perfil dos gestores de Pesquisa e de Extensão, que em suas unidades organizacionais fomentam e, muitas vezes realizam ações de pesquisa e de extensão. Buscando atender ao objetivo da pesquisa, traçamos um percurso metodológico alicerçado no conceito de Cientometria usado na análise da produção científica dos grupos de gestores e líderes pesquisados. De posse dos dados obtidos em documentos institucionais e através do sítio eletrônico oficial de cada Instituto Federal e de seus respectivos campi, por meio da Plataforma Lattes, foram extraídas as publicações científicas de cada um dos gestores, e para análise fizemos uso do software Scriptlattes. Além, disso, realizamos entrevistas (semiestruturadas) com os gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de Extensão do IFRS, com o intuito de identificar o conceito de conhecimento científico destes. Os resultados desta tese são apresentados em produções científicas que: 1) identificam o perfil dos gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de Extensão do IFRS a comparar a produção científica dos gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de Extensão do IFRS; 2) caracterizam o perfil e a produção científica dos líderes dos grupos de Pesquisa do IFRS; 3) identificam o conceito de conhecimento científico dos gestores de Pesquisa e de Extensão do IFRS; e; 4) caracterizam o perfil, identificando a produção científica dos gestores de Pesquisa e de Extensão dos Institutos Federais. Com esta tese concluímos que com titulação acadêmica mais elevada os gestores de Pesquisa em relação aos gestores de Extensão, a produção científica dos gestores de Pesquisa é maior do que os gestores de Extensão, além dos gestores de Pesquisa serem em sua grande maioria docentes no cenário analisado. Fato este que se afirmou nos dados coletados dos 563 gestores de Pesquisa e de Extensão dos Institutos Federais. Tais constatações apontam para a necessidade de proposição de políticas institucionais claras, com aprimoramento de fluxos administrativos e financeiros, formação continuada de servidores e revisão sistêmica das normativas de trabalho dos gestores a de modo a possibilitar o cumprimento das finalidades dos Institutos Federais de forma integrada e efetiva.In its centenary trajectory the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education has its origin in 1909, and underwent significant structural changes, which among its assumptions establish the creation of the Federal Institutes of Education Science Technology. The Federal Institutes act based on the teaching-research-extension tripod, and the three are of equal importance in the educational process of the institution. This thesis aimed to identify the scientific production of the Research and Extension Managers of the Federal Institutes. The relevance of our study is based on the importance of identifying the scientific production of the Federal Institutes 'Research and Extension managers, and not only serving to point subsidies to the institutions' management, but also to strengthen the production and dissemination practices of productions. carried out at and by the Federal Institutes, as well as to know the profile of the Research and Extension managers, who in their organizational units foster and often carry out research and extension actions. Seeking to meet the objective of the research, we draw a methodological path based on the concept of Scientometry used in the analysis of scientific production of groups of managers and leaders surveyed. With the data obtained in institutional documents and through the official website of each Federal Institute and their respective campuses, through the Lattes Platform, we extracted the scientific publications of each manager, and for analysis we made use of the Scriptlattes software. In addition, we conducted (semi-structured) interviews with the IFRS Research, Innovation, Postgraduate and Extension managers to identify the concept of their scientific knowledge. The results of this thesis are presented in scientific productions that: 1) identify the profile of IFRS Research, Innovation and Postgraduate and Extension managers comparing the scientific production of Research, Innovation and Postgraduate and Extension managers. IFRS; 2) characterize the profile and scientific production of the leaders of IFRS Research groups; 3) identify the concept of scientific knowledge of the IFRS Research and Extension managers; and; 4) characterize the profile, identifying the scientific production of the Research and Extension managers of the Federal Institutes. With this thesis we conclude that with higher academic qualification the research managers in relation to the extension managers, the scientific production of the research managers is higher than the extension managers, besides the research managers being mostly teachers in the scenario analyzed. This fact was stated in the data collected from the 563 Research and Extension managers of the Federal Institutes. These findings point to the need for proposing clear institutional policies, with the improvement of administrative and financial flows, continued training of employees and systemic review of the managers' work regulations in order to enable the fulfillment of the purposes of the Federal Institutes in an integrated the effective.application/pdfporInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulProdução científicaCientometriaManagersResearchExtensionScientific ProductionCaracterização da produção científica dos gestores de pesquisa e de extensão dos Institutos FederaisCharacterization of the scientific production of the managers of research and extension of the IFRS info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107660.pdf.txt001107660.pdf.txtExtracted Texttext/plain219725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202362/2/001107660.pdf.txt9acfa9f0db08688d7a7a427aee12ff1aMD52ORIGINAL001107660.pdfTexto completoapplication/pdf2284683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202362/1/001107660.pdf49a34c1e171140a03e3949c176e2b56fMD5110183/2023622019-12-08 05:03:21.024105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202362Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-08T07:03:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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