Avaliação do curso de estudos sociais-licenciatura de 1. grau da Universidade Federal de Santa Catarina, através da opinião de seus participantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheibe, Leda
Data de Publicação: 1978
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200620
Resumo: O Curso de Estudos Sociais – Licenciatura de 1º Grau da UFSC, foi avaliado através da coleta de opiniões de seus participantes, com vistas à detecção das causas de descontentamento verificado empiricamente e à obtenção de subsídios para tomada de decisões a respeito do curso. O curso foi criado a partir da Resolução nº 08/71 do CFE, que regulamentou a fixação e amplitude do “núcleo comum” nos currículos plenos do ensino de 1º e 2º graus, e da Indicação nº 23/73, que dispõe sobre os cursos de licenciatura da área de Educação Geral, visando atender a proposições da Lei nº 5.692/71, ainda não plenamente implantadas em Santa Catarina. Com base na literatura científica disponível, adotou-se para seleção das variáveis do estudo o “Paradigma para Análise de Ensino”, de MARQUES (1973, 1977). Um questionário único de levantamento de opiniões foi aplicado aos diferentes grupos de participantes do curso; para a tabulação, análise e interpretação dos dados, foram empregadas técnicas de estatística descritiva. Variáveis referentes ao contexto sócio-cultural, objetivos educacionais, organização do ensino, inter-relacionamento pessoal, procedimento de ensino, implementação, acompanhamento e controle, e resultados, foram classificadas como pobres; características dos alunos e realimentação, como insuficientes; e desempenho dos professores, como satisfatória. Tais resultados demonstram que o curso avaliado apresenta pronunciado distanciamento do padrão ideal utilizado, e o estudo detalhado dos diversos objetivos permitiu que se apontassem recomendações para uma eventual reformulação do curso. O paradigma utilizado foi considerado eficiente, pelo seu aspecto multidirecional, e a utilização de um questionário único para todos os respondentes parece influir no índice de omissões mas, pela pluralidade, que daria validade aos juízos emitidos. Alguns temas para estudo e debate são sugeridos ao final do estudo.
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Um questionário único de levantamento de opiniões foi aplicado aos diferentes grupos de participantes do curso; para a tabulação, análise e interpretação dos dados, foram empregadas técnicas de estatística descritiva. Variáveis referentes ao contexto sócio-cultural, objetivos educacionais, organização do ensino, inter-relacionamento pessoal, procedimento de ensino, implementação, acompanhamento e controle, e resultados, foram classificadas como pobres; características dos alunos e realimentação, como insuficientes; e desempenho dos professores, como satisfatória. Tais resultados demonstram que o curso avaliado apresenta pronunciado distanciamento do padrão ideal utilizado, e o estudo detalhado dos diversos objetivos permitiu que se apontassem recomendações para uma eventual reformulação do curso. O paradigma utilizado foi considerado eficiente, pelo seu aspecto multidirecional, e a utilização de um questionário único para todos os respondentes parece influir no índice de omissões mas, pela pluralidade, que daria validade aos juízos emitidos. Alguns temas para estudo e debate são sugeridos ao final do estudo.The Social Studies Course - Licenciate Course, 1st degree of the Santa Catarina Federal University (UFSC) was evaluated through the opinions of its participants. The aims of the study were to detect the causes of a discontentment empirically observed among the participants, and to obtain data for the making of decisions about the course. The course was created on the grounds of Resolution nº 08/ 71 from the Federal Education Council (CFE), wich ruled out the fixation and the extent of the "common nucleus", in the teaching curricula for the 1st and 2nd degrees, and on the basis of indication nº 23/73, wich disposes about all the courses and licenciate courses of the "General Education" area. It was shaped in conformity to the proposals of Law n9 5.692/71, wich were not implemented in the Santa Catarina State, up to now. The "Paradigm for the Analysis of Teaching" (MARQUES, 1973; 1977) was adopted for the selection of the research variables, on the grounds of the previously studied scientific literature. A sole model of questionaire for the gathering of opinions was applied to the different groups participanting of the course. Descriptive statistical techniques were used for the tabulation, analysis and intrepretation of the data. The variables relating to sacio-cultural context, educational objectives, teaching organization, personal interaction, teaching procedures, implementation, attendance and control, and results, were classified as poor; students characteristics and feedback, as insufficient; and teachers performance, as satisfactory. These results show that the evaluated course is quite distant from the ideal standard used ; the detailed study for these objectives allowed some suggestions for an eventual reformulation on the course. The used Paradigm was considered efficient, for its multidirectional character. The utilization of a sole questionnaire for all the respondents seems to affect the omission index, but, because of the plurality, would give more effectiveness to the judgements. At the end of the paper, some subjects are suggested for studying and discussion.application/pdfporUniversidade Federal de Santa CatarinaLicenciaturaEnsino de primeiro grauAvaliação do curso de estudos sociais-licenciatura de 1. grau da Universidade Federal de Santa Catarina, através da opinião de seus participantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1978mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000150725.pdf.txt000150725.pdf.txtExtracted Texttext/plain142176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200620/2/000150725.pdf.txt08abfc8c1756f4ce4f82c2fb1836ec82MD52ORIGINAL000150725.pdfTexto completoapplication/pdf41750701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200620/1/000150725.pdf1226a929e66b31507d505ade4c85fdc6MD5110183/2006202019-10-13 03:50:38.94889oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-13T06:50:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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