O surgimento da imagem da bruxa nas artes visuais : bruxaria e sexualidade nas obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grien

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Kethlen Santini
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/185237
Resumo: Esta investigação analisa um número determinado de obras em gravura e desenho de Albrecht Dürer (1471 - 1528) e Hans Baldung Grien (1484 - 1545) residentes nos territórios germânicos da Europa no período do Renascimento, produzidos entre 1497 e 1545. Constata-se que o corpo da bruxa concebido na Europa pré-moderna foi um corpo carregado de preceitos excessivamente masculinos e opressivos. É reconhecido também que, independente das pretensões dos artistas, fosse para desenvolver suas faculdades imaginativas, fosse para melhorar seu status social e econômico, a capacidade de criação do artista resultou numa imagem feminina adulterada. Para compreensão dos recursos culturais, políticos e sociais dos artistas em questão, analisou-se no primeiro capítulo, as perspectivas historiográficas de uma teorização da bruxaria, divididas em duas principais concepções: a crise na fé cristã e a questão de gênero. Após a publicação dos primeiros incunábulos no final do século XV, em especial o primeiro tratado inquisitorial ilustrado, De Laniis et phitonicis mulieribus (1489) de Ulrich Molitor, no segundo capítulo, observou-se o início de uma tradição iconográfica específica na Europa e a instauração da representação da bruxaria no âmbito das Artes Visuais por Albrecht Dürer, que estabeleceu dois modelos de representação, a bruxa de corpo grotesco e a bruxa de corpo afrodisíaco. No terceiro e último capítulo, analisou-se as obras do discípulo de Dürer, Hans Baldung Grien, que no decorrer da sua trajetória artística, tornou o corpo da bruxa protagonista de seus trabalhos. Elementos como a forquilha, os cabelos soltos, o corpo nu e os voos em animais são sancionados por ele e, de modo consequente, de seus contemporâneos. Assim, a última tarefa nesta parte foi apresentar uma herança iconográfica oriunda da tradição estabelecida por Dürer e Hans Baldung, como nas obras de Lucas Cranach, Peter Bruegel, Frans Francken, entre outros.
id URGS_cf009a0a00564263fb0a9e9ccae82d65
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185237
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rodrigues, Kethlen SantiniSilveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da2018-11-29T02:46:04Z2018http://hdl.handle.net/10183/185237001082016Esta investigação analisa um número determinado de obras em gravura e desenho de Albrecht Dürer (1471 - 1528) e Hans Baldung Grien (1484 - 1545) residentes nos territórios germânicos da Europa no período do Renascimento, produzidos entre 1497 e 1545. Constata-se que o corpo da bruxa concebido na Europa pré-moderna foi um corpo carregado de preceitos excessivamente masculinos e opressivos. É reconhecido também que, independente das pretensões dos artistas, fosse para desenvolver suas faculdades imaginativas, fosse para melhorar seu status social e econômico, a capacidade de criação do artista resultou numa imagem feminina adulterada. Para compreensão dos recursos culturais, políticos e sociais dos artistas em questão, analisou-se no primeiro capítulo, as perspectivas historiográficas de uma teorização da bruxaria, divididas em duas principais concepções: a crise na fé cristã e a questão de gênero. Após a publicação dos primeiros incunábulos no final do século XV, em especial o primeiro tratado inquisitorial ilustrado, De Laniis et phitonicis mulieribus (1489) de Ulrich Molitor, no segundo capítulo, observou-se o início de uma tradição iconográfica específica na Europa e a instauração da representação da bruxaria no âmbito das Artes Visuais por Albrecht Dürer, que estabeleceu dois modelos de representação, a bruxa de corpo grotesco e a bruxa de corpo afrodisíaco. No terceiro e último capítulo, analisou-se as obras do discípulo de Dürer, Hans Baldung Grien, que no decorrer da sua trajetória artística, tornou o corpo da bruxa protagonista de seus trabalhos. Elementos como a forquilha, os cabelos soltos, o corpo nu e os voos em animais são sancionados por ele e, de modo consequente, de seus contemporâneos. Assim, a última tarefa nesta parte foi apresentar uma herança iconográfica oriunda da tradição estabelecida por Dürer e Hans Baldung, como nas obras de Lucas Cranach, Peter Bruegel, Frans Francken, entre outros.This research analyzes a number of engraving and drawing works by Albrecht Dürer (1471 - 1528) and Hans Baldung Grien (1484 - 1545) residing in the Germanic territories of Europe during the Renaissance period, produced between 1497 and 1545. The body of the witch conceived in Early modern Europe will be a body laden with excessively masculine and oppressive precepts. It is also recognized that, regardless of the artists' pretensions, whether to develop their imaginative faculties or to improve their social and economic status, the artist's creative capacity has resulted in an adulterated female image. In order to understand the cultural, political and social resources of the artists in question, the historiographical perspectives of a theorizing of witchcraft were analyzed in the first chapter, divided into two main concepts: the crisis in the Christian faith and the question of gender. After the publication of the first incunabula, at the end of the 15th century, in particular the first illustrated inquisitorial treatise De Laniis et phitonicis mulieribus (1489) by Ulrich Molitor, the second chapter notes the beginning of a specific iconographic tradition in Europe and the establishment of representation of witchcraft in the field of Visual Arts by Albrecht Dürer, who established two models of representation, the grotesque body and the aphrodisiac body of the witch. In the third and last chapter, the work of Dürer's disciple, Hans Baldung Grien, who in the course of his artistic career, made the witch's body the protagonist of his works analyzed. Elements such as the fork, loose hair, naked body and flights on animals are sanctioned by him and, consequently, by his contemporaries. Thus, the last task in this part is to present an iconographic heritage derived from the tradition established by Dürer and Hans Baldung, as in the works of Lucas Cranach, Peter Bruegel, Frans Francken, among others.application/pdfporDürer, Albrecht, 1471-1528Baldung Grien, Hans, 1484/5-1545Cultura visualIconografiaRenascimentoDemônioFeiticeiraVisual CultureSorceressDemonRenaissanceIconographyO surgimento da imagem da bruxa nas artes visuais : bruxaria e sexualidade nas obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grieninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082016.pdf.txt001082016.pdf.txtExtracted Texttext/plain440776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185237/2/001082016.pdf.txtd3900c52d1d8f27b894ade33e7f000f5MD52ORIGINAL001082016.pdfTexto completoapplication/pdf11636000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185237/1/001082016.pdf4082b6a67481bbfc95c310c354b0c66eMD5110183/1852372020-10-21 04:00:23.78185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185237Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-10-21T07:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O surgimento da imagem da bruxa nas artes visuais : bruxaria e sexualidade nas obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grien
title O surgimento da imagem da bruxa nas artes visuais : bruxaria e sexualidade nas obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grien
spellingShingle O surgimento da imagem da bruxa nas artes visuais : bruxaria e sexualidade nas obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grien
Rodrigues, Kethlen Santini
Dürer, Albrecht, 1471-1528
Baldung Grien, Hans, 1484/5-1545
Cultura visual
Iconografia
Renascimento
Demônio
Feiticeira
Visual Culture
Sorceress
Demon
Renaissance
Iconography
title_short O surgimento da imagem da bruxa nas artes visuais : bruxaria e sexualidade nas obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grien
title_full O surgimento da imagem da bruxa nas artes visuais : bruxaria e sexualidade nas obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grien
title_fullStr O surgimento da imagem da bruxa nas artes visuais : bruxaria e sexualidade nas obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grien
title_full_unstemmed O surgimento da imagem da bruxa nas artes visuais : bruxaria e sexualidade nas obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grien
title_sort O surgimento da imagem da bruxa nas artes visuais : bruxaria e sexualidade nas obras de Albrecht Dürer e Hans Baldung Grien
author Rodrigues, Kethlen Santini
author_facet Rodrigues, Kethlen Santini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Kethlen Santini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da
contributor_str_mv Silveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Dürer, Albrecht, 1471-1528
Baldung Grien, Hans, 1484/5-1545
Cultura visual
Iconografia
Renascimento
Demônio
Feiticeira
topic Dürer, Albrecht, 1471-1528
Baldung Grien, Hans, 1484/5-1545
Cultura visual
Iconografia
Renascimento
Demônio
Feiticeira
Visual Culture
Sorceress
Demon
Renaissance
Iconography
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual Culture
Sorceress
Demon
Renaissance
Iconography
description Esta investigação analisa um número determinado de obras em gravura e desenho de Albrecht Dürer (1471 - 1528) e Hans Baldung Grien (1484 - 1545) residentes nos territórios germânicos da Europa no período do Renascimento, produzidos entre 1497 e 1545. Constata-se que o corpo da bruxa concebido na Europa pré-moderna foi um corpo carregado de preceitos excessivamente masculinos e opressivos. É reconhecido também que, independente das pretensões dos artistas, fosse para desenvolver suas faculdades imaginativas, fosse para melhorar seu status social e econômico, a capacidade de criação do artista resultou numa imagem feminina adulterada. Para compreensão dos recursos culturais, políticos e sociais dos artistas em questão, analisou-se no primeiro capítulo, as perspectivas historiográficas de uma teorização da bruxaria, divididas em duas principais concepções: a crise na fé cristã e a questão de gênero. Após a publicação dos primeiros incunábulos no final do século XV, em especial o primeiro tratado inquisitorial ilustrado, De Laniis et phitonicis mulieribus (1489) de Ulrich Molitor, no segundo capítulo, observou-se o início de uma tradição iconográfica específica na Europa e a instauração da representação da bruxaria no âmbito das Artes Visuais por Albrecht Dürer, que estabeleceu dois modelos de representação, a bruxa de corpo grotesco e a bruxa de corpo afrodisíaco. No terceiro e último capítulo, analisou-se as obras do discípulo de Dürer, Hans Baldung Grien, que no decorrer da sua trajetória artística, tornou o corpo da bruxa protagonista de seus trabalhos. Elementos como a forquilha, os cabelos soltos, o corpo nu e os voos em animais são sancionados por ele e, de modo consequente, de seus contemporâneos. Assim, a última tarefa nesta parte foi apresentar uma herança iconográfica oriunda da tradição estabelecida por Dürer e Hans Baldung, como nas obras de Lucas Cranach, Peter Bruegel, Frans Francken, entre outros.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-29T02:46:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/185237
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082016
url http://hdl.handle.net/10183/185237
identifier_str_mv 001082016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185237/2/001082016.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185237/1/001082016.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d3900c52d1d8f27b894ade33e7f000f5
4082b6a67481bbfc95c310c354b0c66e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085461108981760