Realidade ou ficção? : a análise de desenhos animados e filmes motivando a física na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clebsch, Angelisa Benetti
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5051
Resumo: Este trabalho relata a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos dos filmes Pearl Harbor, K-19: the Widowmaker e Turbulence, além do desenho animado Você já foi à Bahia?. Os clipes foram exibidos em cinco momentos diferentes e, a partir de cada um desses momentos, foi trabalhado um bloco de conteúdos abrangendo todo um curso de Fluidos. A proposta foi aplicada em duas turmas da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego em Laguna, SC, uma cidade litorânea. Foi explorado o estudo das embarcações e, também, incluído o estudo da fluidodinâmica, em geral não tratada no Nível Médio. O trabalho foi embasado pela teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky, e pelas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de Novak. Entrevistas e depoimentos realizados com os alunos, além de observações diárias, revelaram que eles ficaram mais motivados e envolvidos nas aulas, passando a perceber a Física como ligada a situações da sua realidade, além de passarem a adotar, como espectadores, uma atitude mais crítica em relação aos filmes. Como produto da aplicação da proposta, resultou a edição de um CD, acompanhado de um texto (manual) colocando sucintamente algumas sugestões para seu uso em sala de aula, visando à utilização do material por outros professores de Física do Ensino Médio.
id URGS_cf2b1804687a8028beb6693b6f91e20a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5051
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Clebsch, Angelisa BenettiMors, Paulo Machado2007-06-06T17:42:01Z2004http://hdl.handle.net/10183/5051000419704Este trabalho relata a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos dos filmes Pearl Harbor, K-19: the Widowmaker e Turbulence, além do desenho animado Você já foi à Bahia?. Os clipes foram exibidos em cinco momentos diferentes e, a partir de cada um desses momentos, foi trabalhado um bloco de conteúdos abrangendo todo um curso de Fluidos. A proposta foi aplicada em duas turmas da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego em Laguna, SC, uma cidade litorânea. Foi explorado o estudo das embarcações e, também, incluído o estudo da fluidodinâmica, em geral não tratada no Nível Médio. O trabalho foi embasado pela teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky, e pelas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de Novak. Entrevistas e depoimentos realizados com os alunos, além de observações diárias, revelaram que eles ficaram mais motivados e envolvidos nas aulas, passando a perceber a Física como ligada a situações da sua realidade, além de passarem a adotar, como espectadores, uma atitude mais crítica em relação aos filmes. Como produto da aplicação da proposta, resultou a edição de um CD, acompanhado de um texto (manual) colocando sucintamente algumas sugestões para seu uso em sala de aula, visando à utilização do material por outros professores de Física do Ensino Médio.application/pdfporEnsino de físicaRecursos audiovisuaisEnsino médioFluidosRealidade ou ficção? : a análise de desenhos animados e filmes motivando a física na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaMestrado Profissionalizante em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2004mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000419704.pdf000419704.pdfTexto completoapplication/pdf6181923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5051/1/000419704.pdf5b3b843e9484bc1c633d5b1892a5e56dMD51TEXT000419704.pdf.txt000419704.pdf.txtExtracted Texttext/plain191851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5051/2/000419704.pdf.txt7e4c6f910424264d9fd701de60a033ddMD52THUMBNAIL000419704.pdf.jpg000419704.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5051/3/000419704.pdf.jpg0acdecc2e54f32e630bf56d9a3c3e549MD5310183/50512018-10-18 07:22:17.583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:22:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Realidade ou ficção? : a análise de desenhos animados e filmes motivando a física na sala de aula
title Realidade ou ficção? : a análise de desenhos animados e filmes motivando a física na sala de aula
spellingShingle Realidade ou ficção? : a análise de desenhos animados e filmes motivando a física na sala de aula
Clebsch, Angelisa Benetti
Ensino de física
Recursos audiovisuais
Ensino médio
Fluidos
title_short Realidade ou ficção? : a análise de desenhos animados e filmes motivando a física na sala de aula
title_full Realidade ou ficção? : a análise de desenhos animados e filmes motivando a física na sala de aula
title_fullStr Realidade ou ficção? : a análise de desenhos animados e filmes motivando a física na sala de aula
title_full_unstemmed Realidade ou ficção? : a análise de desenhos animados e filmes motivando a física na sala de aula
title_sort Realidade ou ficção? : a análise de desenhos animados e filmes motivando a física na sala de aula
author Clebsch, Angelisa Benetti
author_facet Clebsch, Angelisa Benetti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clebsch, Angelisa Benetti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mors, Paulo Machado
contributor_str_mv Mors, Paulo Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Recursos audiovisuais
Ensino médio
Fluidos
topic Ensino de física
Recursos audiovisuais
Ensino médio
Fluidos
description Este trabalho relata a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos dos filmes Pearl Harbor, K-19: the Widowmaker e Turbulence, além do desenho animado Você já foi à Bahia?. Os clipes foram exibidos em cinco momentos diferentes e, a partir de cada um desses momentos, foi trabalhado um bloco de conteúdos abrangendo todo um curso de Fluidos. A proposta foi aplicada em duas turmas da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego em Laguna, SC, uma cidade litorânea. Foi explorado o estudo das embarcações e, também, incluído o estudo da fluidodinâmica, em geral não tratada no Nível Médio. O trabalho foi embasado pela teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky, e pelas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de Novak. Entrevistas e depoimentos realizados com os alunos, além de observações diárias, revelaram que eles ficaram mais motivados e envolvidos nas aulas, passando a perceber a Física como ligada a situações da sua realidade, além de passarem a adotar, como espectadores, uma atitude mais crítica em relação aos filmes. Como produto da aplicação da proposta, resultou a edição de um CD, acompanhado de um texto (manual) colocando sucintamente algumas sugestões para seu uso em sala de aula, visando à utilização do material por outros professores de Física do Ensino Médio.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:42:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5051
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000419704
url http://hdl.handle.net/10183/5051
identifier_str_mv 000419704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5051/1/000419704.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5051/2/000419704.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5051/3/000419704.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b3b843e9484bc1c633d5b1892a5e56d
7e4c6f910424264d9fd701de60a033dd
0acdecc2e54f32e630bf56d9a3c3e549
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736768553123840