O uso de recursos audiovisuais em sala de aula: a criação de vídeos nas aulas de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gualda, Linda Catarina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Processando o Saber (Online)
Texto Completo: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/60
Resumo: Os recursos audiovisuais são ferramentas importantes no ensino de Língua Estrangeira, seja por seu caráter interativo e moderno, seja pela proximidade e interesse que despertam no aluno. Televisão, cinema, computador e vídeo veiculam informações, ensinam linguagens, apresentam modelos de comportamento, transmitem valores, ideais e modismos, enunciam discursos e diálogos entre diferentes públicos e ambientes sociais. Os vídeos em sala de aula ajudam o professor e atraem os alunos, já que aproximam a aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, e também introduzem novas questões no processo educacional. Isso posto, esse trabalho pretende mostrar a importância do vídeo para o aprendizado de Língua Inglesa. O estudo foi desenvolvido com alunos do primeiro e segundo ciclos do Curso de Comércio Exterior nos períodos matutino e noturno da Fatec Itapetininga/SP em 2014. Além da perspectiva teórica, ou seja, uma revisão bibliográfica a respeito do tema, o estudo discute a elaboração dos vídeos pelos próprios alunos, o surgimento da ideia, a temática, os recursos utilizados, a importância da interatividade, as dificuldades, os momentos de superação e o aprendizado com a experiência. Ao final do estudo, gerou-se uma reflexão a respeito da relevância da atividade nas aulas de Língua Inglesa não apenas como elemento lúdico e dinâmico, mas também como ferramenta integradora e facilitadora de ensino e produção cultural que promove o trabalho em equipe, a comunicabilidade, a imaginação e a sensibilidade.
id FATEC-1_6917cb65e94fcf76b8d55eba90b14cba
oai_identifier_str oai:revista.fatecpg.edu.br:article/60
network_acronym_str FATEC-1
network_name_str Processando o Saber (Online)
repository_id_str
spelling O uso de recursos audiovisuais em sala de aula: a criação de vídeos nas aulas de língua inglesaRecursos AudiovisuaisVídeosLíngua InglesaEnsino e AprendizadoOs recursos audiovisuais são ferramentas importantes no ensino de Língua Estrangeira, seja por seu caráter interativo e moderno, seja pela proximidade e interesse que despertam no aluno. Televisão, cinema, computador e vídeo veiculam informações, ensinam linguagens, apresentam modelos de comportamento, transmitem valores, ideais e modismos, enunciam discursos e diálogos entre diferentes públicos e ambientes sociais. Os vídeos em sala de aula ajudam o professor e atraem os alunos, já que aproximam a aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, e também introduzem novas questões no processo educacional. Isso posto, esse trabalho pretende mostrar a importância do vídeo para o aprendizado de Língua Inglesa. O estudo foi desenvolvido com alunos do primeiro e segundo ciclos do Curso de Comércio Exterior nos períodos matutino e noturno da Fatec Itapetininga/SP em 2014. Além da perspectiva teórica, ou seja, uma revisão bibliográfica a respeito do tema, o estudo discute a elaboração dos vídeos pelos próprios alunos, o surgimento da ideia, a temática, os recursos utilizados, a importância da interatividade, as dificuldades, os momentos de superação e o aprendizado com a experiência. Ao final do estudo, gerou-se uma reflexão a respeito da relevância da atividade nas aulas de Língua Inglesa não apenas como elemento lúdico e dinâmico, mas também como ferramenta integradora e facilitadora de ensino e produção cultural que promove o trabalho em equipe, a comunicabilidade, a imaginação e a sensibilidade.FATEC Praia Grande2017-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/60Revista Processando o Saber; v. 9 (2017): Revista Processando o Saber; 68-762179-5150reponame:Processando o Saber (Online)instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)instacron:FATECporhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/60/47Copyright (c) 2017 Revista Processando o Saberhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGualda, Linda Catarina2020-12-18T21:45:06Zoai:revista.fatecpg.edu.br:article/60Revistahttps://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/indexhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/oaifabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br2179-51502179-5150opendoar:2020-12-18T21:45:06Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de recursos audiovisuais em sala de aula: a criação de vídeos nas aulas de língua inglesa
title O uso de recursos audiovisuais em sala de aula: a criação de vídeos nas aulas de língua inglesa
spellingShingle O uso de recursos audiovisuais em sala de aula: a criação de vídeos nas aulas de língua inglesa
Gualda, Linda Catarina
Recursos Audiovisuais
Vídeos
Língua Inglesa
Ensino e Aprendizado
title_short O uso de recursos audiovisuais em sala de aula: a criação de vídeos nas aulas de língua inglesa
title_full O uso de recursos audiovisuais em sala de aula: a criação de vídeos nas aulas de língua inglesa
title_fullStr O uso de recursos audiovisuais em sala de aula: a criação de vídeos nas aulas de língua inglesa
title_full_unstemmed O uso de recursos audiovisuais em sala de aula: a criação de vídeos nas aulas de língua inglesa
title_sort O uso de recursos audiovisuais em sala de aula: a criação de vídeos nas aulas de língua inglesa
author Gualda, Linda Catarina
author_facet Gualda, Linda Catarina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gualda, Linda Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Audiovisuais
Vídeos
Língua Inglesa
Ensino e Aprendizado
topic Recursos Audiovisuais
Vídeos
Língua Inglesa
Ensino e Aprendizado
description Os recursos audiovisuais são ferramentas importantes no ensino de Língua Estrangeira, seja por seu caráter interativo e moderno, seja pela proximidade e interesse que despertam no aluno. Televisão, cinema, computador e vídeo veiculam informações, ensinam linguagens, apresentam modelos de comportamento, transmitem valores, ideais e modismos, enunciam discursos e diálogos entre diferentes públicos e ambientes sociais. Os vídeos em sala de aula ajudam o professor e atraem os alunos, já que aproximam a aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, e também introduzem novas questões no processo educacional. Isso posto, esse trabalho pretende mostrar a importância do vídeo para o aprendizado de Língua Inglesa. O estudo foi desenvolvido com alunos do primeiro e segundo ciclos do Curso de Comércio Exterior nos períodos matutino e noturno da Fatec Itapetininga/SP em 2014. Além da perspectiva teórica, ou seja, uma revisão bibliográfica a respeito do tema, o estudo discute a elaboração dos vídeos pelos próprios alunos, o surgimento da ideia, a temática, os recursos utilizados, a importância da interatividade, as dificuldades, os momentos de superação e o aprendizado com a experiência. Ao final do estudo, gerou-se uma reflexão a respeito da relevância da atividade nas aulas de Língua Inglesa não apenas como elemento lúdico e dinâmico, mas também como ferramenta integradora e facilitadora de ensino e produção cultural que promove o trabalho em equipe, a comunicabilidade, a imaginação e a sensibilidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/60
url https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/60/47
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Processando o Saber
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Processando o Saber
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FATEC Praia Grande
publisher.none.fl_str_mv FATEC Praia Grande
dc.source.none.fl_str_mv Revista Processando o Saber; v. 9 (2017): Revista Processando o Saber; 68-76
2179-5150
reponame:Processando o Saber (Online)
instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)
instacron:FATEC
instname_str Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Processando o Saber (Online)
collection Processando o Saber (Online)
repository.name.fl_str_mv Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)
repository.mail.fl_str_mv fabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br
_version_ 1797068992174620672