As Narrativas de vida na consrução identitária do professor de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cristiane Maciel de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254411
Resumo: Essa pesquisa assume como objeto de estudo as dimensões da construção identitária do professor de Geografia, a partir da análise de sua trajetória de vida pessoal, da formação escolar e acadêmica e das experiências de formação e atuação profissional. O trabalho tem como objetivo compreender como as experiências profissionais e pessoais contribuem para a construção identitária do professor de Geografia que atua na Educação Básica e as implicações dessas trajetórias na prática docente. Para atingir o objetivo proposto nesta pesquisa, o de olhar o sujeito a partir do seu percurso de vida, optamos pela investigação de caráter qualitativo, empregando o método (auto)biográfico, por meio do dispositivo das narrativas (auto)biográficas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da escuta das narrativas de cinco professores de Geografia em exercício na Educação Básica, que atuam na rede pública de ensino no Rio Grande do Sul. O enfoque de análise das narrativas situaram-se em três dimensões: Formação pessoal; Formação docente; e Percurso na docência. Tendo como referência para análise das narrativas essas dimensões, buscamos os sentidos que nos possibilitassem apreender e compreender as relações existentes nas singularidades de cada um, e, a partir delas, reconstruir e interpretar as experiências, nos ancorando no aporte teórico que sustenta esta tese. Propomos, por meio deste estudo, evidenciar a importância da compreensão do quanto as dimensões profissionais se entrecruzam sempre, inevitavelmente, com as dimensões pessoais, estando, portanto, entrelaçadas às trajetórias docentes à própria trajetória de vida. Desta forma, a fim de, compreender a constituição identitária dos professores, buscamos a relação da identidade profissional, na perspectiva formativa do tornar-se professor de Geografia, partindo das narrativas individuais, atribuindo significados às vivências e experiências narradas. Ressaltamos com esta pesquisa que o saber do professor e sua constituição docente não se estruturam somente pela formação acadêmica, mas se processam ao longo da história de vida e nos diversos espaços de vivência, formando-o e transformando-o por meio das experiências e aprendizagens ao longo de sua trajetória. Evidenciamos que o movimento de narrar a trajetória de vida e pensar sobre a prática docente, apresenta-se como um campo potencialmente fértil de formação e autoformação docente. Este estudo constatou que as discussões desencadeadas, a partir das narrativas (auto)biográficas, abordando as trajetórias pessoais e profissionais dos professores e a busca do sentido das experiências, surge como força indutora de novos olhares no processo de formação de professores.
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A pesquisa foi desenvolvida a partir da escuta das narrativas de cinco professores de Geografia em exercício na Educação Básica, que atuam na rede pública de ensino no Rio Grande do Sul. O enfoque de análise das narrativas situaram-se em três dimensões: Formação pessoal; Formação docente; e Percurso na docência. Tendo como referência para análise das narrativas essas dimensões, buscamos os sentidos que nos possibilitassem apreender e compreender as relações existentes nas singularidades de cada um, e, a partir delas, reconstruir e interpretar as experiências, nos ancorando no aporte teórico que sustenta esta tese. Propomos, por meio deste estudo, evidenciar a importância da compreensão do quanto as dimensões profissionais se entrecruzam sempre, inevitavelmente, com as dimensões pessoais, estando, portanto, entrelaçadas às trajetórias docentes à própria trajetória de vida. Desta forma, a fim de, compreender a constituição identitária dos professores, buscamos a relação da identidade profissional, na perspectiva formativa do tornar-se professor de Geografia, partindo das narrativas individuais, atribuindo significados às vivências e experiências narradas. Ressaltamos com esta pesquisa que o saber do professor e sua constituição docente não se estruturam somente pela formação acadêmica, mas se processam ao longo da história de vida e nos diversos espaços de vivência, formando-o e transformando-o por meio das experiências e aprendizagens ao longo de sua trajetória. Evidenciamos que o movimento de narrar a trajetória de vida e pensar sobre a prática docente, apresenta-se como um campo potencialmente fértil de formação e autoformação docente. Este estudo constatou que as discussões desencadeadas, a partir das narrativas (auto)biográficas, abordando as trajetórias pessoais e profissionais dos professores e a busca do sentido das experiências, surge como força indutora de novos olhares no processo de formação de professores.This research takes has as object of study the dimensions of identity construction of the Geography teacher, from the analysis of its personal life trajectory, school and academic training, and experiences of training and professional performance. The objective of this work is to understand how professional and personal experiences contribute to the identity construction of Geography teachers who work in Basic Education as the implications of these trajectories in teaching practice. In order to achieve the objective proposed in this research, that considering the view at the subject from its life path, we opted for a qualitative investigation, using the (auto)biographical method, through the device of (auto)biographical narratives. The research was developed from listening to the narratives of five Geography teachers working in Basic Education, who work in the public education at the state of Rio Grande do Sul. The focus of analysis of the narratives was situated in three dimensions: Personal training; Teacher training and path in teaching. Having these dimensions as a reference for analyzing the narratives, we sought the meanings that would allow us to apprehend and understand the existing relationships in the singularities of each one, and, from them, reconstruct and interpret the experiences, anchoring ourselves in the theoretical contribution that supports this thesis. We propose, through this study, to highlight the importance of understanding how the professional dimensions inevitably intertwine with the personal dimensions, being, therefore, intertwined with the teaching trajectories with the life trajectory itself. In this way, in order to understand the identity constitution of teachers, we seek the relationship of professional identity, in the formative perspective of becoming a Geography teacher, starting from individual narratives, attributing meanings to the experiences narrated. With this research, we emphasize that the knowledge of the teacher and his teaching constitution are not structured only by academic training, but are processed throughout his life history and in the different spaces of experience, forming and transforming him through experiences and learning throughout your life. We showed that the movement of narrating the trajectory of life and thinking about the teaching practice presents itself as a potentially fertile field of teacher training and self-training. This study found that the discussions triggered from (auto)biographical narratives, approaching the personal and professional trajectories of teachers and the search for the meaning of experiences, emerge as a force that induces new perspectives in the process of teacher education.application/pdfporFormação docenteFormação de professoresIdentidade docenteNarrativas pessoais(Auto)biographical narratives.GeographyTeaching identity Teaching knowledgeTeacher trainingAs Narrativas de vida na consrução identitária do professor de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161983.pdf.txt001161983.pdf.txtExtracted Texttext/plain418942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254411/2/001161983.pdf.txt9e9aca374e6382dc3f9ef09255403fbfMD52ORIGINAL001161983.pdfTexto completoapplication/pdf1420595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254411/1/001161983.pdfbda9bcefa0fc811648f6e90215901dabMD5110183/2544112023-02-09 05:56:37.544386oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-09T07:56:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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