Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Raul Costa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156461
Resumo: O objetivo deste trabalho é introduzir para os professores e professoras de História algumas das principais discussões em diferentes áreas do conhecimento sobre a vida cotidiana, apresentando esta como uma perspectiva possível e importante para ser utilizada na abordagem de diferentes conteúdos em sala de aula. Para isso, a partir da retomada de algumas reflexões sobre a relação entre História e Literatura, propomos quatro contos de Machado de Assis como recursos para o ensino de dois temas: a escravidão e o paternalismo no período conhecido como Segundo Reinado (1840-1889). Os contos selecionados foram: Virginius: história de um advogado (1864); Mariana (1871); Uns braços (1896) e Pai contra Mãe (1906). O resultado desta proposta pedagógica foi a produção de um material didático, denominado Caderno do Professor, voltado para professores de História do 8º ano do Ensino Fundamental. Neste material, apresentam-se interpretações possíveis dos contos, de acordo com o objetivo de aprendizagem proposto, bem como algumas sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. As atividades sobre o conto Pai contra Mãe foram aplicadas, e seus resultados analisados ao final desta pesquisa, permitindo algumas reflexões sobre a trajetória percorrida por educadores entre a elaboração dos objetos de aprendizagem até o conhecimento construído com os alunos.
id URGS_d1c151f047f7569caad45c91c72e2436
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156461
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Carvalho, Raul Costa deSchmidt, Benito Bisso2017-03-31T11:36:43Z2016http://hdl.handle.net/10183/156461001013984O objetivo deste trabalho é introduzir para os professores e professoras de História algumas das principais discussões em diferentes áreas do conhecimento sobre a vida cotidiana, apresentando esta como uma perspectiva possível e importante para ser utilizada na abordagem de diferentes conteúdos em sala de aula. Para isso, a partir da retomada de algumas reflexões sobre a relação entre História e Literatura, propomos quatro contos de Machado de Assis como recursos para o ensino de dois temas: a escravidão e o paternalismo no período conhecido como Segundo Reinado (1840-1889). Os contos selecionados foram: Virginius: história de um advogado (1864); Mariana (1871); Uns braços (1896) e Pai contra Mãe (1906). O resultado desta proposta pedagógica foi a produção de um material didático, denominado Caderno do Professor, voltado para professores de História do 8º ano do Ensino Fundamental. Neste material, apresentam-se interpretações possíveis dos contos, de acordo com o objetivo de aprendizagem proposto, bem como algumas sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. As atividades sobre o conto Pai contra Mãe foram aplicadas, e seus resultados analisados ao final desta pesquisa, permitindo algumas reflexões sobre a trajetória percorrida por educadores entre a elaboração dos objetos de aprendizagem até o conhecimento construído com os alunos.The objective of this work is introduce to history teachers some of the main discussions in differente areas of knowledge about everyday life, presenting this as a possible and important perspective to be used in different content approach in classroom. For this, we present some reflections about the relationship between History and Literature and propose four Machado de Assis’ stories as resources for the teaching of two themes: slavery and paternalism in the period of the brazilian history known as Segundo Reinado (1840-1889). The stories selected were: Virginius: história de um advogado (1864); Mariana (1871); Uns braços (1896) and Pai contra Mãe (1906). The result of this pedagogical proposal was the production of a didactic material, called Caderno do Professor, to be used by History teacher’s from 8th grade of elementary school. In this material, we present possible interpretations of the stories, according to the objective of the proposed learning, also some suggestions for activities to be developed in the classroom. The activities of the Pai contra Mãe storie were applied, and the results analyzed at the end of this research, allowing some reflections about the trajectory coursed by educators between the development of learnig objects until the knowledge constructed with the students.application/pdfporAssis, Machado de, 1839-1908Ensino de históriaEnsino e aprendizagemLiteraturaHistoriografiaCotidianoEscravidãoPaternalismoSala de aulaHistory teachingEveryday lifeLiteratureSlaveryPaternalismEnsino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013984.pdf001013984.pdfTexto completoapplication/pdf1991245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156461/1/001013984.pdfd3fa5297845d0b860493e15558eda812MD51TEXT001013984.pdf.txt001013984.pdf.txtExtracted Texttext/plain301091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156461/2/001013984.pdf.txt4b6368a8796057e1b624a9347f6321bbMD52THUMBNAIL001013984.pdf.jpg001013984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156461/3/001013984.pdf.jpgf3f13c54fac1ad55465304cc8903a64bMD5310183/1564612018-10-25 09:14:03.329oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:14:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis
title Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis
spellingShingle Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis
Carvalho, Raul Costa de
Assis, Machado de, 1839-1908
Ensino de história
Ensino e aprendizagem
Literatura
Historiografia
Cotidiano
Escravidão
Paternalismo
Sala de aula
History teaching
Everyday life
Literature
Slavery
Paternalism
title_short Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis
title_full Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis
title_fullStr Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis
title_full_unstemmed Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis
title_sort Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis
author Carvalho, Raul Costa de
author_facet Carvalho, Raul Costa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Raul Costa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Benito Bisso
contributor_str_mv Schmidt, Benito Bisso
dc.subject.por.fl_str_mv Assis, Machado de, 1839-1908
Ensino de história
Ensino e aprendizagem
Literatura
Historiografia
Cotidiano
Escravidão
Paternalismo
Sala de aula
topic Assis, Machado de, 1839-1908
Ensino de história
Ensino e aprendizagem
Literatura
Historiografia
Cotidiano
Escravidão
Paternalismo
Sala de aula
History teaching
Everyday life
Literature
Slavery
Paternalism
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Everyday life
Literature
Slavery
Paternalism
description O objetivo deste trabalho é introduzir para os professores e professoras de História algumas das principais discussões em diferentes áreas do conhecimento sobre a vida cotidiana, apresentando esta como uma perspectiva possível e importante para ser utilizada na abordagem de diferentes conteúdos em sala de aula. Para isso, a partir da retomada de algumas reflexões sobre a relação entre História e Literatura, propomos quatro contos de Machado de Assis como recursos para o ensino de dois temas: a escravidão e o paternalismo no período conhecido como Segundo Reinado (1840-1889). Os contos selecionados foram: Virginius: história de um advogado (1864); Mariana (1871); Uns braços (1896) e Pai contra Mãe (1906). O resultado desta proposta pedagógica foi a produção de um material didático, denominado Caderno do Professor, voltado para professores de História do 8º ano do Ensino Fundamental. Neste material, apresentam-se interpretações possíveis dos contos, de acordo com o objetivo de aprendizagem proposto, bem como algumas sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. As atividades sobre o conto Pai contra Mãe foram aplicadas, e seus resultados analisados ao final desta pesquisa, permitindo algumas reflexões sobre a trajetória percorrida por educadores entre a elaboração dos objetos de aprendizagem até o conhecimento construído com os alunos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-31T11:36:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156461
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013984
url http://hdl.handle.net/10183/156461
identifier_str_mv 001013984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156461/1/001013984.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156461/2/001013984.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156461/3/001013984.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d3fa5297845d0b860493e15558eda812
4b6368a8796057e1b624a9347f6321bb
f3f13c54fac1ad55465304cc8903a64b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085397397504000