Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Evelyn de Abreu
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127315
Resumo: Muitos estudos científicos avaliam a influência das capacidades de TI sobre a vantagem competitiva e sobre o desempenho da firma. Entretanto, percebe-se a existência de lacunas na literatura sobre capacidades de TI atreladas a alguns temas específicos. Nesse sentido, a comunidade científica carece de estudos que analisem especificamente a relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação, já que as atuais publicações tangenciam, mas não resolvem este dilema. Com o propósito de atender a esta demanda, a presente pesquisa investigou, em um ambiente de negócios digitais: a) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação; b) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade do serviço de informação, e c) se existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação. A fim de atender a esses objetivos, empregou-se o método de estudo de casos múltiplos e a técnica de análise de conteúdo temática. Para a coleta dos dados, utilizou-se uma triangulação das técnicas de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise comparativa dos quatro casos realizados permitiu concluir que as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação no contexto de negócios digitais, e que a intensidade desse relacionamento é maior para algumas dimensões específicas das capacidades de TI. Verificou-se, ainda, que existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação, no contexto de negócios digitais.
id URGS_d219f38775afba7f6a3ca27173095a4e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127315
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Maciel, Evelyn de AbreuMaçada, Antônio Carlos Gastaud2015-10-01T02:37:22Z2015http://hdl.handle.net/10183/127315000968852Muitos estudos científicos avaliam a influência das capacidades de TI sobre a vantagem competitiva e sobre o desempenho da firma. Entretanto, percebe-se a existência de lacunas na literatura sobre capacidades de TI atreladas a alguns temas específicos. Nesse sentido, a comunidade científica carece de estudos que analisem especificamente a relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação, já que as atuais publicações tangenciam, mas não resolvem este dilema. Com o propósito de atender a esta demanda, a presente pesquisa investigou, em um ambiente de negócios digitais: a) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação; b) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade do serviço de informação, e c) se existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação. A fim de atender a esses objetivos, empregou-se o método de estudo de casos múltiplos e a técnica de análise de conteúdo temática. Para a coleta dos dados, utilizou-se uma triangulação das técnicas de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise comparativa dos quatro casos realizados permitiu concluir que as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação no contexto de negócios digitais, e que a intensidade desse relacionamento é maior para algumas dimensões específicas das capacidades de TI. Verificou-se, ainda, que existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação, no contexto de negócios digitais.Many studies have evaluated the influence of IT capabilities on competitive advantage and on firm performance. However, there are gaps in the literature about the IT capabilities topic related to some specifics elements. Thus, the scientific community needs studies that specifically analyze the relationship between IT capabilities, information quality and information service quality, since current publications just mention it, but do not solve it’s dilemma. In order to fill this gap, this research investigates, in an environment of digital business: a) how IT capabilities are related to information quality; b) how IT capabilities are related to information service quality, and c) if other capabilities or resources, beside IT capabilities, influence information quality and information service quality. For that, this research employs the multiple case study method and the technique of content analysis. To data collection, it was used the combination of semi-structured interviews and document analysis techniques. Then, a comparative analysis of four cases was conducted. As result, it was concluded that IT capabilities are related to information quality and to information service quality in the context of digital business. However, the intensity of this relationship is higher for some specifics dimensions of IT capabilities. It was also found that, in this context, there are other capabilities or resources that influence information quality and information service quality beside IT capabilities.application/pdfporServiço de informaçãoQualidade da informaçãoNegocios : InternetDigital businessInformation qualityInformation service qualityIT capabilitiesRelação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000968852.pdf000968852.pdfTexto completoapplication/pdf1066546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/1/000968852.pdf8eaa6efe7f5ac6be5f85a40cc1a29b20MD51TEXT000968852.pdf.txt000968852.pdf.txtExtracted Texttext/plain358307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/2/000968852.pdf.txt756b3c559ab009f315945c149c88dd10MD52THUMBNAIL000968852.pdf.jpg000968852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/3/000968852.pdf.jpg9f052c2147d1c297634289e285b5ae44MD5310183/1273152019-07-10 02:34:28.752181oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-10T05:34:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais
title Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais
spellingShingle Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais
Maciel, Evelyn de Abreu
Serviço de informação
Qualidade da informação
Negocios : Internet
Digital business
Information quality
Information service quality
IT capabilities
title_short Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais
title_full Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais
title_fullStr Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais
title_full_unstemmed Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais
title_sort Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais
author Maciel, Evelyn de Abreu
author_facet Maciel, Evelyn de Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Evelyn de Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
contributor_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço de informação
Qualidade da informação
Negocios : Internet
topic Serviço de informação
Qualidade da informação
Negocios : Internet
Digital business
Information quality
Information service quality
IT capabilities
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital business
Information quality
Information service quality
IT capabilities
description Muitos estudos científicos avaliam a influência das capacidades de TI sobre a vantagem competitiva e sobre o desempenho da firma. Entretanto, percebe-se a existência de lacunas na literatura sobre capacidades de TI atreladas a alguns temas específicos. Nesse sentido, a comunidade científica carece de estudos que analisem especificamente a relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação, já que as atuais publicações tangenciam, mas não resolvem este dilema. Com o propósito de atender a esta demanda, a presente pesquisa investigou, em um ambiente de negócios digitais: a) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação; b) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade do serviço de informação, e c) se existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação. A fim de atender a esses objetivos, empregou-se o método de estudo de casos múltiplos e a técnica de análise de conteúdo temática. Para a coleta dos dados, utilizou-se uma triangulação das técnicas de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise comparativa dos quatro casos realizados permitiu concluir que as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação no contexto de negócios digitais, e que a intensidade desse relacionamento é maior para algumas dimensões específicas das capacidades de TI. Verificou-se, ainda, que existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação, no contexto de negócios digitais.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-01T02:37:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/127315
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000968852
url http://hdl.handle.net/10183/127315
identifier_str_mv 000968852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/1/000968852.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/2/000968852.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/3/000968852.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8eaa6efe7f5ac6be5f85a40cc1a29b20
756b3c559ab009f315945c149c88dd10
9f052c2147d1c297634289e285b5ae44
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085332914274304