Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/127315 |
Resumo: | Muitos estudos científicos avaliam a influência das capacidades de TI sobre a vantagem competitiva e sobre o desempenho da firma. Entretanto, percebe-se a existência de lacunas na literatura sobre capacidades de TI atreladas a alguns temas específicos. Nesse sentido, a comunidade científica carece de estudos que analisem especificamente a relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação, já que as atuais publicações tangenciam, mas não resolvem este dilema. Com o propósito de atender a esta demanda, a presente pesquisa investigou, em um ambiente de negócios digitais: a) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação; b) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade do serviço de informação, e c) se existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação. A fim de atender a esses objetivos, empregou-se o método de estudo de casos múltiplos e a técnica de análise de conteúdo temática. Para a coleta dos dados, utilizou-se uma triangulação das técnicas de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise comparativa dos quatro casos realizados permitiu concluir que as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação no contexto de negócios digitais, e que a intensidade desse relacionamento é maior para algumas dimensões específicas das capacidades de TI. Verificou-se, ainda, que existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação, no contexto de negócios digitais. |
id |
URGS_d219f38775afba7f6a3ca27173095a4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127315 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Maciel, Evelyn de AbreuMaçada, Antônio Carlos Gastaud2015-10-01T02:37:22Z2015http://hdl.handle.net/10183/127315000968852Muitos estudos científicos avaliam a influência das capacidades de TI sobre a vantagem competitiva e sobre o desempenho da firma. Entretanto, percebe-se a existência de lacunas na literatura sobre capacidades de TI atreladas a alguns temas específicos. Nesse sentido, a comunidade científica carece de estudos que analisem especificamente a relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação, já que as atuais publicações tangenciam, mas não resolvem este dilema. Com o propósito de atender a esta demanda, a presente pesquisa investigou, em um ambiente de negócios digitais: a) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação; b) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade do serviço de informação, e c) se existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação. A fim de atender a esses objetivos, empregou-se o método de estudo de casos múltiplos e a técnica de análise de conteúdo temática. Para a coleta dos dados, utilizou-se uma triangulação das técnicas de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise comparativa dos quatro casos realizados permitiu concluir que as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação no contexto de negócios digitais, e que a intensidade desse relacionamento é maior para algumas dimensões específicas das capacidades de TI. Verificou-se, ainda, que existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação, no contexto de negócios digitais.Many studies have evaluated the influence of IT capabilities on competitive advantage and on firm performance. However, there are gaps in the literature about the IT capabilities topic related to some specifics elements. Thus, the scientific community needs studies that specifically analyze the relationship between IT capabilities, information quality and information service quality, since current publications just mention it, but do not solve it’s dilemma. In order to fill this gap, this research investigates, in an environment of digital business: a) how IT capabilities are related to information quality; b) how IT capabilities are related to information service quality, and c) if other capabilities or resources, beside IT capabilities, influence information quality and information service quality. For that, this research employs the multiple case study method and the technique of content analysis. To data collection, it was used the combination of semi-structured interviews and document analysis techniques. Then, a comparative analysis of four cases was conducted. As result, it was concluded that IT capabilities are related to information quality and to information service quality in the context of digital business. However, the intensity of this relationship is higher for some specifics dimensions of IT capabilities. It was also found that, in this context, there are other capabilities or resources that influence information quality and information service quality beside IT capabilities.application/pdfporServiço de informaçãoQualidade da informaçãoNegocios : InternetDigital businessInformation qualityInformation service qualityIT capabilitiesRelação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000968852.pdf000968852.pdfTexto completoapplication/pdf1066546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/1/000968852.pdf8eaa6efe7f5ac6be5f85a40cc1a29b20MD51TEXT000968852.pdf.txt000968852.pdf.txtExtracted Texttext/plain358307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/2/000968852.pdf.txt756b3c559ab009f315945c149c88dd10MD52THUMBNAIL000968852.pdf.jpg000968852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/3/000968852.pdf.jpg9f052c2147d1c297634289e285b5ae44MD5310183/1273152019-07-10 02:34:28.752181oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-10T05:34:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais |
title |
Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais |
spellingShingle |
Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais Maciel, Evelyn de Abreu Serviço de informação Qualidade da informação Negocios : Internet Digital business Information quality Information service quality IT capabilities |
title_short |
Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais |
title_full |
Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais |
title_fullStr |
Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais |
title_full_unstemmed |
Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais |
title_sort |
Relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação : uma análise no contexto de negócios digitais |
author |
Maciel, Evelyn de Abreu |
author_facet |
Maciel, Evelyn de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Evelyn de Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
contributor_str_mv |
Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço de informação Qualidade da informação Negocios : Internet |
topic |
Serviço de informação Qualidade da informação Negocios : Internet Digital business Information quality Information service quality IT capabilities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital business Information quality Information service quality IT capabilities |
description |
Muitos estudos científicos avaliam a influência das capacidades de TI sobre a vantagem competitiva e sobre o desempenho da firma. Entretanto, percebe-se a existência de lacunas na literatura sobre capacidades de TI atreladas a alguns temas específicos. Nesse sentido, a comunidade científica carece de estudos que analisem especificamente a relação das capacidades de TI com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação, já que as atuais publicações tangenciam, mas não resolvem este dilema. Com o propósito de atender a esta demanda, a presente pesquisa investigou, em um ambiente de negócios digitais: a) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação; b) como as capacidades de TI se relacionam com a qualidade do serviço de informação, e c) se existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação. A fim de atender a esses objetivos, empregou-se o método de estudo de casos múltiplos e a técnica de análise de conteúdo temática. Para a coleta dos dados, utilizou-se uma triangulação das técnicas de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise comparativa dos quatro casos realizados permitiu concluir que as capacidades de TI se relacionam com a qualidade da informação e com a qualidade do serviço de informação no contexto de negócios digitais, e que a intensidade desse relacionamento é maior para algumas dimensões específicas das capacidades de TI. Verificou-se, ainda, que existem outras capacidades ou recursos que, juntamente com as capacidades de TI, influenciam a qualidade de informação e a qualidade do serviço de informação, no contexto de negócios digitais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-01T02:37:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/127315 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000968852 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/127315 |
identifier_str_mv |
000968852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/1/000968852.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/2/000968852.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127315/3/000968852.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8eaa6efe7f5ac6be5f85a40cc1a29b20 756b3c559ab009f315945c149c88dd10 9f052c2147d1c297634289e285b5ae44 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085332914274304 |