A influência do governo nas instituições privadas de ensino superior, na percepção dos dirigentes da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sizilio, Fernando Nery
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31362
Resumo: Este trabalho teve como objetivo caracterizar a influência do governo federal na estrutura organizacional, no tipo de racionalidade predominante e no processo de tomada de decisão da Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal - UNIDERP. O tema em estudo vem sendo discutido há muito tempo nas universidades públicas em função da necessidade que estas têm de demonstrar eficácia e eficiência em suas ações. Pouco se verificou, porém, cientificamente sobre quais as tendências organizacionais das universidades particulares e como essas instituições têm-se articulado com o Governo Federal. As universidades particulares sempre foram apontadas como instituições de ensino com plena liberdade de se organizar em termos acadêmicos e administrativos. Esta pesquisa vem demonstrar que essa liberdade não existe na prática e que a universidade particular, da mesma forma que a universidade pública, está sujeita à legislação que muitas vezes a coloca em uma “camisa de força”, limitando, e muito, suas ações. Este trabalho é caracterizado como um estudo de caso do tipo descritivo exploratório. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo que os dados secundários foram extraídos de documentos encontrados na organização e os dados primários foram coletados por meio de entrevistas realizadas com os dirigentes da UNIDERP.
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spelling Sizilio, Fernando NeryFachin, Roberto Costa2011-08-26T08:54:12Z2000http://hdl.handle.net/10183/31362000285606Este trabalho teve como objetivo caracterizar a influência do governo federal na estrutura organizacional, no tipo de racionalidade predominante e no processo de tomada de decisão da Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal - UNIDERP. O tema em estudo vem sendo discutido há muito tempo nas universidades públicas em função da necessidade que estas têm de demonstrar eficácia e eficiência em suas ações. Pouco se verificou, porém, cientificamente sobre quais as tendências organizacionais das universidades particulares e como essas instituições têm-se articulado com o Governo Federal. As universidades particulares sempre foram apontadas como instituições de ensino com plena liberdade de se organizar em termos acadêmicos e administrativos. Esta pesquisa vem demonstrar que essa liberdade não existe na prática e que a universidade particular, da mesma forma que a universidade pública, está sujeita à legislação que muitas vezes a coloca em uma “camisa de força”, limitando, e muito, suas ações. Este trabalho é caracterizado como um estudo de caso do tipo descritivo exploratório. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo que os dados secundários foram extraídos de documentos encontrados na organização e os dados primários foram coletados por meio de entrevistas realizadas com os dirigentes da UNIDERP.This work had as objective to characterize the influence of the federal government in the organizational structure, the type of predominant rationality and the process of decision making of the Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). The subject matter of this study has being argued in public universities due to the necessity that they have to demonstrate its effectiveness and efficiency. One has not made extensive academic inquiries, however, about organizational trends of private universities, and on how such institutions have followed article Federal Government rules and regulations. One has mention private universities as educational institutions which enjoy complete organizational both in academic and administrative terms. This research intends to demonstrate that this freedom in treaty does not exist and that the private university, as well as the public university, is subject to legislation that is really a straightjacket to the institution. This work is characterized as a case study of the exploratory-descriptive type. Secondary data were collected from sources such as reports in university and primary data had been collected by means of interviews carried out through with the top level executives of UNIDERP.application/pdfporEstrutura organizacionalTomada de decisãoUniversidade : BrasilOrganizational structureProcess of decisionRacionalityUniversityA influência do governo nas instituições privadas de ensino superior, na percepção dos dirigentes da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000285606.pdf.txt000285606.pdf.txtExtracted Texttext/plain287192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31362/2/000285606.pdf.txt0c860c33acb309874c7a9cc39ae3665bMD52ORIGINAL000285606.pdf000285606.pdfTexto completoapplication/pdf1224791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31362/1/000285606.pdf1e78f542d4af9aa949f3dd4fed4f4781MD51THUMBNAIL000285606.pdf.jpg000285606.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31362/3/000285606.pdf.jpgfe696add7de352680ac721d727874194MD5310183/313622018-10-10 07:42:10.876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31362Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:42:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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