A casa secreta : uma cartografia afetiva do espaço doméstico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bucksdricker, Luciane Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225409
Resumo: Esta pesquisa parte da reflexão a respeito de uma prática artística, sobre e em relação à casa. Crendo que o habitar carrega nossa identidade, reconheci que as la cunas e segredos de minha narrativa privada formam tanto minha identidade quanto as minhas presenças. Dessa maneira, compreendendo a casa como o lugar – pausa onde se desenha um mapa afetivo de ausências e presenças, estudo, analiso e reflito sobre ela no meu processo de criação e na obra de artistas contemporâneos, prin cipalmente a casa como extensão do próprio corpo, como invólucro (arquitetura) e lar (psicanálise). Discuto concomitantemente o entrelaçamento labiríntico a partir do uso de materiais e meios como a fotografia, o vídeo e a instalação. No entanto, a fotografia tem exaltada a sua importância no meu processo artístico, por denotar dentro dela própria, as presenças e ausências encontradas na casa. Ao ser composta com objetos e vídeos em instalações, há uma busca pelo desvelamento dos segredos e preenchimento de lacunas que transbordam o objeto-fotográfico. O processo é proposto a partir da relação entre arquivos de imagens (slides e fotografias), obje tos, memórias e narrativas que habitam há muito meu corpo-casa. Cerco o tema por diversos pontos de vista, analisando desde o arquétipo das cabanas, passando por diferentes modos de habitar, até adentrar meu corpo-casa propriamente dito para aprofundar as questões propostas. Como material que estrutura o aporte teórico da pesquisa, utilizo textos oriundos de diferentes áreas, favorecendo a criação de uma trama entre arte, psicanálise e arquitetura, em um campo interdisciplinar que também inclui a literatura e o cinema. Proponho conexões com trabalhos de inúmeros artistas, dentre eles estão: Rick Rodrigues, Rosângela Rennó, Maribel Domènech, Rochelle Costi, Doris Salcedo, Luis Camnitzer e Mierle Ukeles. Entre os principais teóricos es tudados estão: Gaston Bachelard, Roland Barthes, Susan Sontag, Giuliana Bruno, Juhani Pallasmaa, Margarida Medeiros e Sigmund Freud. Na literatura, busquei em Rosa Montero, Paul Auster, Xavier de Maistre, Mia Couto, Charlotte Gilmann e Virgínia Woolf pontos de vista diversos que enriquecem esse entrelaçamento.
id URGS_d292fa537a9872fad87cbd4ceb8be973
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225409
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bucksdricker, Luciane SilvaTedesco, Elaine Athayde Alves2021-08-10T04:31:41Z2021http://hdl.handle.net/10183/225409001129772Esta pesquisa parte da reflexão a respeito de uma prática artística, sobre e em relação à casa. Crendo que o habitar carrega nossa identidade, reconheci que as la cunas e segredos de minha narrativa privada formam tanto minha identidade quanto as minhas presenças. Dessa maneira, compreendendo a casa como o lugar – pausa onde se desenha um mapa afetivo de ausências e presenças, estudo, analiso e reflito sobre ela no meu processo de criação e na obra de artistas contemporâneos, prin cipalmente a casa como extensão do próprio corpo, como invólucro (arquitetura) e lar (psicanálise). Discuto concomitantemente o entrelaçamento labiríntico a partir do uso de materiais e meios como a fotografia, o vídeo e a instalação. No entanto, a fotografia tem exaltada a sua importância no meu processo artístico, por denotar dentro dela própria, as presenças e ausências encontradas na casa. Ao ser composta com objetos e vídeos em instalações, há uma busca pelo desvelamento dos segredos e preenchimento de lacunas que transbordam o objeto-fotográfico. O processo é proposto a partir da relação entre arquivos de imagens (slides e fotografias), obje tos, memórias e narrativas que habitam há muito meu corpo-casa. Cerco o tema por diversos pontos de vista, analisando desde o arquétipo das cabanas, passando por diferentes modos de habitar, até adentrar meu corpo-casa propriamente dito para aprofundar as questões propostas. Como material que estrutura o aporte teórico da pesquisa, utilizo textos oriundos de diferentes áreas, favorecendo a criação de uma trama entre arte, psicanálise e arquitetura, em um campo interdisciplinar que também inclui a literatura e o cinema. Proponho conexões com trabalhos de inúmeros artistas, dentre eles estão: Rick Rodrigues, Rosângela Rennó, Maribel Domènech, Rochelle Costi, Doris Salcedo, Luis Camnitzer e Mierle Ukeles. Entre os principais teóricos es tudados estão: Gaston Bachelard, Roland Barthes, Susan Sontag, Giuliana Bruno, Juhani Pallasmaa, Margarida Medeiros e Sigmund Freud. Na literatura, busquei em Rosa Montero, Paul Auster, Xavier de Maistre, Mia Couto, Charlotte Gilmann e Virgínia Woolf pontos de vista diversos que enriquecem esse entrelaçamento.This research starts from the reflection about an artistic practice, about and in relation to the house. Believing that dwelling carries our identity, I recognized that the gaps and secrets of my private narrative form both my identity and as my presences. In this way, understanding the house as the place - pause where an affective map of absences and presences is drawn, I study, analyze and reflect on it in my creative pro cess and in the work of contemporary artists, especially the house as an extension of the body itself, as hull (architecture) and home (psychoanalysis). At the same time, I discuss labyrinth interlacing from the use of materials and media such as photogra phy, video and installation. However, photography has exalted its importance in my artistic process, as it denotes within itself, the presence and absence found in the house. When composed with objects and videos in installations, there is a search for the unveiling of secrets and filling in the gaps that overflow the photographic object. The process is proposed based on the relationship between image files (slides and photographs), objects, memories and narratives that have long inhabited my body house. I surround the subject from different points of view, analyzing it from the ar chetype of the huts, going through different ways of living, even entering my own body-house to deepen the proposed questions. As material that structures the theo retical contribution of the research, I use texts from different areas, favoring the crea tion of a plot between art, psychoanalysis and architecture, in an interdisciplinary field that also includes literature and cinema. I propose connections with works by count less artists, among them are: Rick Rodrigues, Rosângela Rennó, Maribel Domènech, Rochelle Costi, Doris Salcedo, Luis Camnitzer and Mierle Ukeles. Among the main theorists studied are: Gaston Bachelard, Roland Barthes, Susan Sontag, Giuliana Bru no, Juhani Pallasmaa, Margarida Medeiros and Sigmund Freud. In literature, I looked at Rosa Montero, Paul Auster, Xavier de Maistre, Mia Couto, Charlotte Gillmann and Virginia Woolf for different points of view that enrich this intertwining.Esta investigación parte de una reflexión sobre una práctica artística desarrol lada sobre y desde la relación con la casa. Al creer que el acto de habitar conlleva nuestra identidad, percibí que los vacíos y los secretos de mi narrativa privada dan forman tanto a mi identidad como a mis presencias. De este modo, al entender la casa como el lugar-pausa donde se dibuja un mapa afectivo de ausencias y presen cias, busco desde mi proceso creativo y de la obra de otros artistas contemporáneos estudiarla, analizarla y reflexionar sobre la casa como extensión del cuerpo, como envoltorio (arquitectura) y como hogar (psicoanálisis). A la vez hablo del entrelazado laberíntico producido desde el uso de materiales y medios como la fotografía, el vid eo y la instalación. La fotografía ha exaltado su importancia en mi proceso artístico, ya que denota en sí misma la presencia y ausencia que se dan a ver en la casa. Al componerse de objetos y videos en instalaciones, se percibe una búsqueda por deve lar los secretos y llenar los huecos que desbordan el objeto fotográfico. Mi proceso se propone y se organiza a partir de la relación entre archivos de imágenes (diapositivas y fotografías), objetos, recuerdos y narrativas que han estado habitando desde hace mucho tiempo en mi cuerpo-casa. Investigo el tema desde diferentes puntos de vista, analizándolo desde el arquetipo de las chozas hasta diferentes formas de vivir, inc luso entrando en mi propio cuerpo-casa para profundizar las cuestiones propuestas. Como material que estructura el marco teórico de esta investigación, utilizo textos de diferentes campos del conocimiento, generando así un entramado interdiscipli nario desde el arte, el psicoanálisis, la arquitectura y también la literatura y el cine. Por fin, propongo conexiones con obras de otros artistas, entre ellos: Rick Rodrigues, Rosângela Rennó, Maribel Domènech, Rochelle Costi, Doris Salcedo, Luis Camnitzer y Mierle Ukeles. Entre los principales teóricos a los cuales me acerqué están: Gaston Bachelard, Roland Barthes, Susan Sontag, Giuliana Bruno, Juhani Pallasmaa, Margari da Medeiros y Sigmund Freud. Desde la literatura miré a Rosa Montero, Paul Auster, Xavier de Maistre, Mia Couto, Charlotte Gillmann y Virginia Woolf buscando así difer entes puntos de vista que pudiesen enriquecer este entrelazamiento.application/pdfporCasaFotografiaArte contemporâneaCartografiaMemória : ArteHouseCartographyContemporary artPhotographyMemoryArte contemporáneoA casa secreta : uma cartografia afetiva do espaço domésticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129772.pdf.txt001129772.pdf.txtExtracted Texttext/plain477774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225409/2/001129772.pdf.txt40ce5b0263016ae1753785cceff1f3a8MD52ORIGINAL001129772.pdfTexto completoapplication/pdf64577781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225409/1/001129772.pdfe5e2967614d787e062d060f7eef1c309MD5110183/2254092021-08-18 04:37:56.277947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225409Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:37:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A casa secreta : uma cartografia afetiva do espaço doméstico
title A casa secreta : uma cartografia afetiva do espaço doméstico
spellingShingle A casa secreta : uma cartografia afetiva do espaço doméstico
Bucksdricker, Luciane Silva
Casa
Fotografia
Arte contemporânea
Cartografia
Memória : Arte
House
Cartography
Contemporary art
Photography
Memory
Arte contemporáneo
title_short A casa secreta : uma cartografia afetiva do espaço doméstico
title_full A casa secreta : uma cartografia afetiva do espaço doméstico
title_fullStr A casa secreta : uma cartografia afetiva do espaço doméstico
title_full_unstemmed A casa secreta : uma cartografia afetiva do espaço doméstico
title_sort A casa secreta : uma cartografia afetiva do espaço doméstico
author Bucksdricker, Luciane Silva
author_facet Bucksdricker, Luciane Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bucksdricker, Luciane Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tedesco, Elaine Athayde Alves
contributor_str_mv Tedesco, Elaine Athayde Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Casa
Fotografia
Arte contemporânea
Cartografia
Memória : Arte
topic Casa
Fotografia
Arte contemporânea
Cartografia
Memória : Arte
House
Cartography
Contemporary art
Photography
Memory
Arte contemporáneo
dc.subject.eng.fl_str_mv House
Cartography
Contemporary art
Photography
Memory
dc.subject.spa.fl_str_mv Arte contemporáneo
description Esta pesquisa parte da reflexão a respeito de uma prática artística, sobre e em relação à casa. Crendo que o habitar carrega nossa identidade, reconheci que as la cunas e segredos de minha narrativa privada formam tanto minha identidade quanto as minhas presenças. Dessa maneira, compreendendo a casa como o lugar – pausa onde se desenha um mapa afetivo de ausências e presenças, estudo, analiso e reflito sobre ela no meu processo de criação e na obra de artistas contemporâneos, prin cipalmente a casa como extensão do próprio corpo, como invólucro (arquitetura) e lar (psicanálise). Discuto concomitantemente o entrelaçamento labiríntico a partir do uso de materiais e meios como a fotografia, o vídeo e a instalação. No entanto, a fotografia tem exaltada a sua importância no meu processo artístico, por denotar dentro dela própria, as presenças e ausências encontradas na casa. Ao ser composta com objetos e vídeos em instalações, há uma busca pelo desvelamento dos segredos e preenchimento de lacunas que transbordam o objeto-fotográfico. O processo é proposto a partir da relação entre arquivos de imagens (slides e fotografias), obje tos, memórias e narrativas que habitam há muito meu corpo-casa. Cerco o tema por diversos pontos de vista, analisando desde o arquétipo das cabanas, passando por diferentes modos de habitar, até adentrar meu corpo-casa propriamente dito para aprofundar as questões propostas. Como material que estrutura o aporte teórico da pesquisa, utilizo textos oriundos de diferentes áreas, favorecendo a criação de uma trama entre arte, psicanálise e arquitetura, em um campo interdisciplinar que também inclui a literatura e o cinema. Proponho conexões com trabalhos de inúmeros artistas, dentre eles estão: Rick Rodrigues, Rosângela Rennó, Maribel Domènech, Rochelle Costi, Doris Salcedo, Luis Camnitzer e Mierle Ukeles. Entre os principais teóricos es tudados estão: Gaston Bachelard, Roland Barthes, Susan Sontag, Giuliana Bruno, Juhani Pallasmaa, Margarida Medeiros e Sigmund Freud. Na literatura, busquei em Rosa Montero, Paul Auster, Xavier de Maistre, Mia Couto, Charlotte Gilmann e Virgínia Woolf pontos de vista diversos que enriquecem esse entrelaçamento.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T04:31:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225409
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129772
url http://hdl.handle.net/10183/225409
identifier_str_mv 001129772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225409/2/001129772.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225409/1/001129772.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 40ce5b0263016ae1753785cceff1f3a8
e5e2967614d787e062d060f7eef1c309
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085560830656512