Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery, Karina Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264241
Resumo: Esta pesquisa busca analisar os procedimentos artísticos da apropriação e da colagem como possibilidades de ressignificação e reinterpretação de imagens do passado, tendo como objeto de estudo os trabalhos produzidos pelos artistas Denilson Baniwa, Frida Orupabo, Gê Viana, Giana De Dier, Rosana Paulino, Sasha Huber e Silvana Mendes. A ressignificação é pensada a partir da ideia de cura, funcionando como um parâmetro para essa pesquisa: a noção de que imagens podem curar imagens, ou seja, colagens que podem curar fotografias, ao se apropriar delas, constituindo, assim, uma nova imagem. A partir das obras selecionadas, busca-se compreender características específicas da fotografia no período oitocentista brasileiro, aspectos recorrentes nos retratos de pessoas negras, o contexto histórico da origem dessas fotografias e a razão que levou os artistas a se apropriarem delas para produzir colagens — enfatizando uma abordagem crítica sobre os efeitos da colonização no país. O embasamento teórico é sustentado pelo pensamento de autores como bell hooks, Boris Kossoy, Lilia Schwarcz, Sandra Koutsoukos, dentre outros.
id URGS_d2a1e12a28f5158f6fcb7b1a30472bb5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264241
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nery, Karina SilveiraSilveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da2023-09-01T03:32:16Z2023http://hdl.handle.net/10183/264241001176027Esta pesquisa busca analisar os procedimentos artísticos da apropriação e da colagem como possibilidades de ressignificação e reinterpretação de imagens do passado, tendo como objeto de estudo os trabalhos produzidos pelos artistas Denilson Baniwa, Frida Orupabo, Gê Viana, Giana De Dier, Rosana Paulino, Sasha Huber e Silvana Mendes. A ressignificação é pensada a partir da ideia de cura, funcionando como um parâmetro para essa pesquisa: a noção de que imagens podem curar imagens, ou seja, colagens que podem curar fotografias, ao se apropriar delas, constituindo, assim, uma nova imagem. A partir das obras selecionadas, busca-se compreender características específicas da fotografia no período oitocentista brasileiro, aspectos recorrentes nos retratos de pessoas negras, o contexto histórico da origem dessas fotografias e a razão que levou os artistas a se apropriarem delas para produzir colagens — enfatizando uma abordagem crítica sobre os efeitos da colonização no país. O embasamento teórico é sustentado pelo pensamento de autores como bell hooks, Boris Kossoy, Lilia Schwarcz, Sandra Koutsoukos, dentre outros.This research aims to analyze the artistic process of collage as a possibility for reframing and reinterpreting images from the past, having the object of study on collages produced by artists Denilson Baniwa, Frida Orupabo, Gê Viana, Giana De Dier, Rosana Paulino, Sasha Huber, and Silvana Mendes. The resignification comes from the idea of healing, working as a parameter for this research: the notion that images can heal images, it means, collages can heal photographs, by appropriating them, thus buildding a new image. Through the selected artworks, the objective is to comprehend specific characteristics of nineteenth century colonial and imperial Brazil photographs used in their composition, the recurring aspects in portraits of black individuals from the Brazilian eighteenth-century period, the historical context of their origin, and the reasons for the artists presented to appropriate them, emphasizing a critical approach on the effects of colonization in the country. The theoretical foundation is supported by the thoughts of authors such as bell hooks, Boris Kossoy, Lilia Schwarcz, Sandra Koutsoukos, among others.application/pdfporPaulino, RosanaApropriação (Arte)ColagemFotografiaArte contemporânea : BrasilAppropriationCollage19th century photographyBrazilian contemporary artColagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176027.pdf.txt001176027.pdf.txtExtracted Texttext/plain194174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264241/2/001176027.pdf.txt7eb7856bd42ee0a4271914c4ddd28699MD52ORIGINAL001176027.pdfTexto completoapplication/pdf7249935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264241/1/001176027.pdfc3b3eb0d731dc6bb87fba8065a8ef698MD5110183/2642412023-09-08 03:31:55.034981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-08T06:31:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”
title Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”
spellingShingle Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”
Nery, Karina Silveira
Paulino, Rosana
Apropriação (Arte)
Colagem
Fotografia
Arte contemporânea : Brasil
Appropriation
Collage
19th century photography
Brazilian contemporary art
title_short Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”
title_full Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”
title_fullStr Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”
title_full_unstemmed Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”
title_sort Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”
author Nery, Karina Silveira
author_facet Nery, Karina Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nery, Karina Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da
contributor_str_mv Silveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Paulino, Rosana
Apropriação (Arte)
Colagem
Fotografia
Arte contemporânea : Brasil
topic Paulino, Rosana
Apropriação (Arte)
Colagem
Fotografia
Arte contemporânea : Brasil
Appropriation
Collage
19th century photography
Brazilian contemporary art
dc.subject.eng.fl_str_mv Appropriation
Collage
19th century photography
Brazilian contemporary art
description Esta pesquisa busca analisar os procedimentos artísticos da apropriação e da colagem como possibilidades de ressignificação e reinterpretação de imagens do passado, tendo como objeto de estudo os trabalhos produzidos pelos artistas Denilson Baniwa, Frida Orupabo, Gê Viana, Giana De Dier, Rosana Paulino, Sasha Huber e Silvana Mendes. A ressignificação é pensada a partir da ideia de cura, funcionando como um parâmetro para essa pesquisa: a noção de que imagens podem curar imagens, ou seja, colagens que podem curar fotografias, ao se apropriar delas, constituindo, assim, uma nova imagem. A partir das obras selecionadas, busca-se compreender características específicas da fotografia no período oitocentista brasileiro, aspectos recorrentes nos retratos de pessoas negras, o contexto histórico da origem dessas fotografias e a razão que levou os artistas a se apropriarem delas para produzir colagens — enfatizando uma abordagem crítica sobre os efeitos da colonização no país. O embasamento teórico é sustentado pelo pensamento de autores como bell hooks, Boris Kossoy, Lilia Schwarcz, Sandra Koutsoukos, dentre outros.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-01T03:32:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264241
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001176027
url http://hdl.handle.net/10183/264241
identifier_str_mv 001176027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264241/2/001176027.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264241/1/001176027.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7eb7856bd42ee0a4271914c4ddd28699
c3b3eb0d731dc6bb87fba8065a8ef698
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737080811716608