Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264241 |
Resumo: | Esta pesquisa busca analisar os procedimentos artísticos da apropriação e da colagem como possibilidades de ressignificação e reinterpretação de imagens do passado, tendo como objeto de estudo os trabalhos produzidos pelos artistas Denilson Baniwa, Frida Orupabo, Gê Viana, Giana De Dier, Rosana Paulino, Sasha Huber e Silvana Mendes. A ressignificação é pensada a partir da ideia de cura, funcionando como um parâmetro para essa pesquisa: a noção de que imagens podem curar imagens, ou seja, colagens que podem curar fotografias, ao se apropriar delas, constituindo, assim, uma nova imagem. A partir das obras selecionadas, busca-se compreender características específicas da fotografia no período oitocentista brasileiro, aspectos recorrentes nos retratos de pessoas negras, o contexto histórico da origem dessas fotografias e a razão que levou os artistas a se apropriarem delas para produzir colagens — enfatizando uma abordagem crítica sobre os efeitos da colonização no país. O embasamento teórico é sustentado pelo pensamento de autores como bell hooks, Boris Kossoy, Lilia Schwarcz, Sandra Koutsoukos, dentre outros. |
id |
URGS_d2a1e12a28f5158f6fcb7b1a30472bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264241 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Nery, Karina SilveiraSilveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da2023-09-01T03:32:16Z2023http://hdl.handle.net/10183/264241001176027Esta pesquisa busca analisar os procedimentos artísticos da apropriação e da colagem como possibilidades de ressignificação e reinterpretação de imagens do passado, tendo como objeto de estudo os trabalhos produzidos pelos artistas Denilson Baniwa, Frida Orupabo, Gê Viana, Giana De Dier, Rosana Paulino, Sasha Huber e Silvana Mendes. A ressignificação é pensada a partir da ideia de cura, funcionando como um parâmetro para essa pesquisa: a noção de que imagens podem curar imagens, ou seja, colagens que podem curar fotografias, ao se apropriar delas, constituindo, assim, uma nova imagem. A partir das obras selecionadas, busca-se compreender características específicas da fotografia no período oitocentista brasileiro, aspectos recorrentes nos retratos de pessoas negras, o contexto histórico da origem dessas fotografias e a razão que levou os artistas a se apropriarem delas para produzir colagens — enfatizando uma abordagem crítica sobre os efeitos da colonização no país. O embasamento teórico é sustentado pelo pensamento de autores como bell hooks, Boris Kossoy, Lilia Schwarcz, Sandra Koutsoukos, dentre outros.This research aims to analyze the artistic process of collage as a possibility for reframing and reinterpreting images from the past, having the object of study on collages produced by artists Denilson Baniwa, Frida Orupabo, Gê Viana, Giana De Dier, Rosana Paulino, Sasha Huber, and Silvana Mendes. The resignification comes from the idea of healing, working as a parameter for this research: the notion that images can heal images, it means, collages can heal photographs, by appropriating them, thus buildding a new image. Through the selected artworks, the objective is to comprehend specific characteristics of nineteenth century colonial and imperial Brazil photographs used in their composition, the recurring aspects in portraits of black individuals from the Brazilian eighteenth-century period, the historical context of their origin, and the reasons for the artists presented to appropriate them, emphasizing a critical approach on the effects of colonization in the country. The theoretical foundation is supported by the thoughts of authors such as bell hooks, Boris Kossoy, Lilia Schwarcz, Sandra Koutsoukos, among others.application/pdfporPaulino, RosanaApropriação (Arte)ColagemFotografiaArte contemporânea : BrasilAppropriationCollage19th century photographyBrazilian contemporary artColagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176027.pdf.txt001176027.pdf.txtExtracted Texttext/plain194174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264241/2/001176027.pdf.txt7eb7856bd42ee0a4271914c4ddd28699MD52ORIGINAL001176027.pdfTexto completoapplication/pdf7249935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264241/1/001176027.pdfc3b3eb0d731dc6bb87fba8065a8ef698MD5110183/2642412023-09-08 03:31:55.034981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-08T06:31:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens” |
title |
Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens” |
spellingShingle |
Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens” Nery, Karina Silveira Paulino, Rosana Apropriação (Arte) Colagem Fotografia Arte contemporânea : Brasil Appropriation Collage 19th century photography Brazilian contemporary art |
title_short |
Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens” |
title_full |
Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens” |
title_fullStr |
Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens” |
title_full_unstemmed |
Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens” |
title_sort |
Colagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens” |
author |
Nery, Karina Silveira |
author_facet |
Nery, Karina Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nery, Karina Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da |
contributor_str_mv |
Silveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulino, Rosana Apropriação (Arte) Colagem Fotografia Arte contemporânea : Brasil |
topic |
Paulino, Rosana Apropriação (Arte) Colagem Fotografia Arte contemporânea : Brasil Appropriation Collage 19th century photography Brazilian contemporary art |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Appropriation Collage 19th century photography Brazilian contemporary art |
description |
Esta pesquisa busca analisar os procedimentos artísticos da apropriação e da colagem como possibilidades de ressignificação e reinterpretação de imagens do passado, tendo como objeto de estudo os trabalhos produzidos pelos artistas Denilson Baniwa, Frida Orupabo, Gê Viana, Giana De Dier, Rosana Paulino, Sasha Huber e Silvana Mendes. A ressignificação é pensada a partir da ideia de cura, funcionando como um parâmetro para essa pesquisa: a noção de que imagens podem curar imagens, ou seja, colagens que podem curar fotografias, ao se apropriar delas, constituindo, assim, uma nova imagem. A partir das obras selecionadas, busca-se compreender características específicas da fotografia no período oitocentista brasileiro, aspectos recorrentes nos retratos de pessoas negras, o contexto histórico da origem dessas fotografias e a razão que levou os artistas a se apropriarem delas para produzir colagens — enfatizando uma abordagem crítica sobre os efeitos da colonização no país. O embasamento teórico é sustentado pelo pensamento de autores como bell hooks, Boris Kossoy, Lilia Schwarcz, Sandra Koutsoukos, dentre outros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-01T03:32:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264241 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001176027 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264241 |
identifier_str_mv |
001176027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264241/2/001176027.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264241/1/001176027.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7eb7856bd42ee0a4271914c4ddd28699 c3b3eb0d731dc6bb87fba8065a8ef698 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816737080811716608 |