Relações entre a epistemologia genética e as neurociências cognitivas : o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Taís Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189613
Resumo: As teorias da psicologia do desenvolvimento estão na origem de muitos debates na área da didática das ciências ou do ensino de ciências, ontem e hoje. Atualmente, o campo das neurociências parece inspirar diversas abordagens práticas e teóricas na área da educação e, particularmente, do ensino de ciências. Neste sentido, esta dissertação buscou problematizar, aprofundar e estudar possíveis relações entre a epistemologia genética, as neurociências cognitivas e o ensino de ciências. Para tanto, diferentes métodos de pesquisa como a revisão bibliográfica, a entrevista clínica e a análise de livros didáticos foram utilizados de forma integrada na construção deste estudo que está organizado em quatro capítulos. Do ponto de vista teórico, pretendeu-se discutir o paralelismo psicofisiológico proposto por Jean Piaget em relação ao fenômeno de “Frenoblenoses”, conforme evidenciado e teorizado por Herman T. Epstein, além da (in)visibilidade das abordagens construtivistas nas neurociências. Em relação à produção de dados de pesquisa, primeiramente se buscou reconhecer as representações de crianças sobre o funcionamento do pensamento, envolvendo ideias de mente e de cérebro. Este estudo replica uma pesquisa de tradição piagetiana que foi conduzida com a seguinte pergunta norteadora: “O que acontece dentro da minha cabeça quando estou pensando?”. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e, principalmente, a partir dos desenhos realizados pelas crianças. Participaram da pesquisa 51 crianças, entre quatro e doze anos, de escolas pública e privada sul-rio-grandenses. Os dados coletados foram discutidos em relação ao estudo original e visaram a compreender o pensamento infantil em suas próprias representações sobre o funcionamento da mente e do cérebro. A seguir apresenta-se um segundo estudo empírico, voltado para a análise de livros didáticos das disciplinas de Ciências e Biologia distribuídos aos estudantes das escolas públicas brasileiras através do PNLD. Este estudo analisou as abordagens realizadas para o estudo do sistema nervoso e as formas de representação do funcionamento do mesmo. Propondo um olhar crítico por meio do livro didático na educação básica buscou-se avaliar se os jovens possuem oportunidades para questionar o senso comum sobre o tema. O terceiro e último estudo empírico apresentado analisa livros didáticos de psicologia do desenvolvimento utilizados nas disciplinas de psicologia da educação. Analisando o sumário, índices remissivo e onomástico e o glossário de 10 obras disponíveis na Biblioteca do Instituto de Psicologia da UFRGS foram observadas as citações feitas a autores de destaque e a alguns termos específicos. Por meio deste estudo buscou-se discutir as figuras de Piaget, a pluralidade do campo científico e a ausência de debate sobre isso nestes livros. Esses quatro estudos debatem e criticam, por meio da perspectiva da educação em ciências, a falta de debate acerca da natureza da ciência e, particularmente, das controvérsias no campo das neurociências durante a formação dos estudantes, sejam eles da Educação Básica ou do Ensino Superior.
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