Relações entre a epistemologia genética e as neurociências cognitivas : o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189613 |
Resumo: | As teorias da psicologia do desenvolvimento estão na origem de muitos debates na área da didática das ciências ou do ensino de ciências, ontem e hoje. Atualmente, o campo das neurociências parece inspirar diversas abordagens práticas e teóricas na área da educação e, particularmente, do ensino de ciências. Neste sentido, esta dissertação buscou problematizar, aprofundar e estudar possíveis relações entre a epistemologia genética, as neurociências cognitivas e o ensino de ciências. Para tanto, diferentes métodos de pesquisa como a revisão bibliográfica, a entrevista clínica e a análise de livros didáticos foram utilizados de forma integrada na construção deste estudo que está organizado em quatro capítulos. Do ponto de vista teórico, pretendeu-se discutir o paralelismo psicofisiológico proposto por Jean Piaget em relação ao fenômeno de “Frenoblenoses”, conforme evidenciado e teorizado por Herman T. Epstein, além da (in)visibilidade das abordagens construtivistas nas neurociências. Em relação à produção de dados de pesquisa, primeiramente se buscou reconhecer as representações de crianças sobre o funcionamento do pensamento, envolvendo ideias de mente e de cérebro. Este estudo replica uma pesquisa de tradição piagetiana que foi conduzida com a seguinte pergunta norteadora: “O que acontece dentro da minha cabeça quando estou pensando?”. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e, principalmente, a partir dos desenhos realizados pelas crianças. Participaram da pesquisa 51 crianças, entre quatro e doze anos, de escolas pública e privada sul-rio-grandenses. Os dados coletados foram discutidos em relação ao estudo original e visaram a compreender o pensamento infantil em suas próprias representações sobre o funcionamento da mente e do cérebro. A seguir apresenta-se um segundo estudo empírico, voltado para a análise de livros didáticos das disciplinas de Ciências e Biologia distribuídos aos estudantes das escolas públicas brasileiras através do PNLD. Este estudo analisou as abordagens realizadas para o estudo do sistema nervoso e as formas de representação do funcionamento do mesmo. Propondo um olhar crítico por meio do livro didático na educação básica buscou-se avaliar se os jovens possuem oportunidades para questionar o senso comum sobre o tema. O terceiro e último estudo empírico apresentado analisa livros didáticos de psicologia do desenvolvimento utilizados nas disciplinas de psicologia da educação. Analisando o sumário, índices remissivo e onomástico e o glossário de 10 obras disponíveis na Biblioteca do Instituto de Psicologia da UFRGS foram observadas as citações feitas a autores de destaque e a alguns termos específicos. Por meio deste estudo buscou-se discutir as figuras de Piaget, a pluralidade do campo científico e a ausência de debate sobre isso nestes livros. Esses quatro estudos debatem e criticam, por meio da perspectiva da educação em ciências, a falta de debate acerca da natureza da ciência e, particularmente, das controvérsias no campo das neurociências durante a formação dos estudantes, sejam eles da Educação Básica ou do Ensino Superior. |
id |
URGS_d2f31cf867f2260b1a541102e4857087 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189613 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Martins, Taís OliveiraEichler, Marcelo Leandro2019-03-27T04:07:45Z2018http://hdl.handle.net/10183/189613001090068As teorias da psicologia do desenvolvimento estão na origem de muitos debates na área da didática das ciências ou do ensino de ciências, ontem e hoje. Atualmente, o campo das neurociências parece inspirar diversas abordagens práticas e teóricas na área da educação e, particularmente, do ensino de ciências. Neste sentido, esta dissertação buscou problematizar, aprofundar e estudar possíveis relações entre a epistemologia genética, as neurociências cognitivas e o ensino de ciências. Para tanto, diferentes métodos de pesquisa como a revisão bibliográfica, a entrevista clínica e a análise de livros didáticos foram utilizados de forma integrada na construção deste estudo que está organizado em quatro capítulos. Do ponto de vista teórico, pretendeu-se discutir o paralelismo psicofisiológico proposto por Jean Piaget em relação ao fenômeno de “Frenoblenoses”, conforme evidenciado e teorizado por Herman T. Epstein, além da (in)visibilidade das abordagens construtivistas nas neurociências. Em relação à produção de dados de pesquisa, primeiramente se buscou reconhecer as representações de crianças sobre o funcionamento do pensamento, envolvendo ideias de mente e de cérebro. Este estudo replica uma pesquisa de tradição piagetiana que foi conduzida com a seguinte pergunta norteadora: “O que acontece dentro da minha cabeça quando estou pensando?”. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e, principalmente, a partir dos desenhos realizados pelas crianças. Participaram da pesquisa 51 crianças, entre quatro e doze anos, de escolas pública e privada sul-rio-grandenses. Os dados coletados foram discutidos em relação ao estudo original e visaram a compreender o pensamento infantil em suas próprias representações sobre o funcionamento da mente e do cérebro. A seguir apresenta-se um segundo estudo empírico, voltado para a análise de livros didáticos das disciplinas de Ciências e Biologia distribuídos aos estudantes das escolas públicas brasileiras através do PNLD. Este estudo analisou as abordagens realizadas para o estudo do sistema nervoso e as formas de representação do funcionamento do mesmo. Propondo um olhar crítico por meio do livro didático na educação básica buscou-se avaliar se os jovens possuem oportunidades para questionar o senso comum sobre o tema. O terceiro e último estudo empírico apresentado analisa livros didáticos de psicologia do desenvolvimento utilizados nas disciplinas de psicologia da educação. Analisando o sumário, índices remissivo e onomástico e o glossário de 10 obras disponíveis na Biblioteca do Instituto de Psicologia da UFRGS foram observadas as citações feitas a autores de destaque e a alguns termos específicos. Por meio deste estudo buscou-se discutir as figuras de Piaget, a pluralidade do campo científico e a ausência de debate sobre isso nestes livros. Esses quatro estudos debatem e criticam, por meio da perspectiva da educação em ciências, a falta de debate acerca da natureza da ciência e, particularmente, das controvérsias no campo das neurociências durante a formação dos estudantes, sejam eles da Educação Básica ou do Ensino Superior.application/pdfporNeurociênciasEnsino de ciênciasRelações entre a epistemologia genética e as neurociências cognitivas : o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090068.pdf.txt001090068.pdf.txtExtracted Texttext/plain245355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189613/2/001090068.pdf.txt9520b7ce942f33e53ab05b0e4c856551MD52ORIGINAL001090068.pdfTexto completoapplication/pdf1771165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189613/1/001090068.pdf4ed866fa941649e3f6aa4fa1c22f07f5MD5110183/1896132021-05-07 05:15:40.929243oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:15:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações entre a epistemologia genética e as neurociências cognitivas : o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciências |
title |
Relações entre a epistemologia genética e as neurociências cognitivas : o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciências |
spellingShingle |
Relações entre a epistemologia genética e as neurociências cognitivas : o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciências Martins, Taís Oliveira Neurociências Ensino de ciências |
title_short |
Relações entre a epistemologia genética e as neurociências cognitivas : o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciências |
title_full |
Relações entre a epistemologia genética e as neurociências cognitivas : o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciências |
title_fullStr |
Relações entre a epistemologia genética e as neurociências cognitivas : o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciências |
title_full_unstemmed |
Relações entre a epistemologia genética e as neurociências cognitivas : o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciências |
title_sort |
Relações entre a epistemologia genética e as neurociências cognitivas : o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciências |
author |
Martins, Taís Oliveira |
author_facet |
Martins, Taís Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Taís Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eichler, Marcelo Leandro |
contributor_str_mv |
Eichler, Marcelo Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurociências Ensino de ciências |
topic |
Neurociências Ensino de ciências |
description |
As teorias da psicologia do desenvolvimento estão na origem de muitos debates na área da didática das ciências ou do ensino de ciências, ontem e hoje. Atualmente, o campo das neurociências parece inspirar diversas abordagens práticas e teóricas na área da educação e, particularmente, do ensino de ciências. Neste sentido, esta dissertação buscou problematizar, aprofundar e estudar possíveis relações entre a epistemologia genética, as neurociências cognitivas e o ensino de ciências. Para tanto, diferentes métodos de pesquisa como a revisão bibliográfica, a entrevista clínica e a análise de livros didáticos foram utilizados de forma integrada na construção deste estudo que está organizado em quatro capítulos. Do ponto de vista teórico, pretendeu-se discutir o paralelismo psicofisiológico proposto por Jean Piaget em relação ao fenômeno de “Frenoblenoses”, conforme evidenciado e teorizado por Herman T. Epstein, além da (in)visibilidade das abordagens construtivistas nas neurociências. Em relação à produção de dados de pesquisa, primeiramente se buscou reconhecer as representações de crianças sobre o funcionamento do pensamento, envolvendo ideias de mente e de cérebro. Este estudo replica uma pesquisa de tradição piagetiana que foi conduzida com a seguinte pergunta norteadora: “O que acontece dentro da minha cabeça quando estou pensando?”. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e, principalmente, a partir dos desenhos realizados pelas crianças. Participaram da pesquisa 51 crianças, entre quatro e doze anos, de escolas pública e privada sul-rio-grandenses. Os dados coletados foram discutidos em relação ao estudo original e visaram a compreender o pensamento infantil em suas próprias representações sobre o funcionamento da mente e do cérebro. A seguir apresenta-se um segundo estudo empírico, voltado para a análise de livros didáticos das disciplinas de Ciências e Biologia distribuídos aos estudantes das escolas públicas brasileiras através do PNLD. Este estudo analisou as abordagens realizadas para o estudo do sistema nervoso e as formas de representação do funcionamento do mesmo. Propondo um olhar crítico por meio do livro didático na educação básica buscou-se avaliar se os jovens possuem oportunidades para questionar o senso comum sobre o tema. O terceiro e último estudo empírico apresentado analisa livros didáticos de psicologia do desenvolvimento utilizados nas disciplinas de psicologia da educação. Analisando o sumário, índices remissivo e onomástico e o glossário de 10 obras disponíveis na Biblioteca do Instituto de Psicologia da UFRGS foram observadas as citações feitas a autores de destaque e a alguns termos específicos. Por meio deste estudo buscou-se discutir as figuras de Piaget, a pluralidade do campo científico e a ausência de debate sobre isso nestes livros. Esses quatro estudos debatem e criticam, por meio da perspectiva da educação em ciências, a falta de debate acerca da natureza da ciência e, particularmente, das controvérsias no campo das neurociências durante a formação dos estudantes, sejam eles da Educação Básica ou do Ensino Superior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-27T04:07:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189613 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001090068 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189613 |
identifier_str_mv |
001090068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189613/2/001090068.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189613/1/001090068.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9520b7ce942f33e53ab05b0e4c856551 4ed866fa941649e3f6aa4fa1c22f07f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064692324106240 |