O processo de composição musical do adolescente : ações e operações cognitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guterres, Aline Lucas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49344
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de composição musical de três sujeitos adolescentes iniciantes de teclado, visando identificar os processos cognitivos que potencializam a realização da atividade. A pesquisa ocorreu durante as aulas de teclado em uma escola municipal de artes da região metropolitana de Porto Alegre. As composições foram realizadas individualmente por três sujeitos entre 12 a 16 anos de idade, no primeiro semestre de 2011. Como referencial teórico, adotei dois aportes principais: a Epistemologia Genética e a pesquisa sobre o desenvolvimento da composição musical proposta por Maffioletti (2005). Os procedimentos da pesquisa seguiram os princípios do método clínico de Jean Piaget, sendo que para análise foram utilizadas as transcrições para a pauta musical de todo o processo de composição e as descrições das ações e operações, diálogos e entrevista clínica extraídas dos registros em vídeo. O registro das composições criou um espaço de reflexão, diálogo e questionamento acerca dos conteúdos musicais envolvidos; o processo de composição musical como um todo provocou desafios e a necessidade de aprofundar e construir conhecimentos novos. Esta pesquisa mostrou que é possível identificar os processos cognitivos envolvidos no processo de composição musical. Este estudo possibilitou a compreensão de que o adolescente, ao compor música, faz uso de relações lógicas próprias do pensamento operatório. Faz-se necessário reconhecer que a situação peculiar dos alunos iniciantes não permite avaliar como os conhecimentos teóricos participam do raciocínio formal sobre música. Os resultados podem trazer mudanças na perspectiva da composição como recurso pedagógico para envolver o aluno em atividades interessantes e significativas, ampliando a compreensão da composição como uma área de conhecimento, com conteúdo próprio e processos cognitivos que favorecem a compreensão dos conteúdos musicais.
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Os procedimentos da pesquisa seguiram os princípios do método clínico de Jean Piaget, sendo que para análise foram utilizadas as transcrições para a pauta musical de todo o processo de composição e as descrições das ações e operações, diálogos e entrevista clínica extraídas dos registros em vídeo. O registro das composições criou um espaço de reflexão, diálogo e questionamento acerca dos conteúdos musicais envolvidos; o processo de composição musical como um todo provocou desafios e a necessidade de aprofundar e construir conhecimentos novos. Esta pesquisa mostrou que é possível identificar os processos cognitivos envolvidos no processo de composição musical. Este estudo possibilitou a compreensão de que o adolescente, ao compor música, faz uso de relações lógicas próprias do pensamento operatório. Faz-se necessário reconhecer que a situação peculiar dos alunos iniciantes não permite avaliar como os conhecimentos teóricos participam do raciocínio formal sobre música. Os resultados podem trazer mudanças na perspectiva da composição como recurso pedagógico para envolver o aluno em atividades interessantes e significativas, ampliando a compreensão da composição como uma área de conhecimento, com conteúdo próprio e processos cognitivos que favorecem a compreensão dos conteúdos musicais.The target of this research is to analyze the process of musical composition of three adolescent keyboard subject beginners, aiming to identify the cognitive processes which the accomplishment of the activity. The research was made during keyboard classes at a local arts school at the metropolitan area of Porto Alegre. The compositions were performed individually by three subjects between 12 and 16 years old, the first semester of 2011. As a theoretical referential, it was adopted the Genetic Epsitemology and research on the development of musical composition proposed by Maffioletti (2005). The procedures of the research followed the principles of the clinical method described by Jean Piaget and used to analyze the transcriptions to musical score of the whole process of the composition and descriptions of the actions and operations, dialogues and clinical interview extracted from the video recordings. The compositions recordings created a space for reflections, dialogues and questions about musical contents; the musical composition process brought challenges and the need to deepen and build new knowledge. By this research, it was shown that it is possible to identify on the musical composition process the cognitive processes involved. The results of this investigation show that the comprehention in the composition process, the adolescent makes use of the logical relations, characteristic of operational thought. It requires to recognize that the situation of the beginner student do not allow to evaluate how the theoretical knowledge participate of the formal reasoning about the music. The results can bring up changes on the perspective of the composition as a teaching resource to involve the student in interesting activities, expanding the comprehension of the composition as an area of knowledge with its own content and cognitive processes that support the comprehension of the musical contents.application/pdfporEducação musicalAdolescenteEpistemologia genéticaMusic educationMusic compositionGenetic epistemologyAdolescentO processo de composição musical do adolescente : ações e operações cognitivasThe process of musical composition adolescents: actions and cognitive operations info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000835988.pdf000835988.pdfTexto completoapplication/pdf3017347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49344/1/000835988.pdf58b9c834148584416a5f39cc528396a4MD51TEXT000835988.pdf.txt000835988.pdf.txtExtracted Texttext/plain429423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49344/2/000835988.pdf.txtfb8752f55b5cf0c8d2b6a6f217e8c676MD52THUMBNAIL000835988.pdf.jpg000835988.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49344/3/000835988.pdf.jpg6f35e82ccc919e27a65a9896b2576c34MD5310183/493442018-10-08 08:42:21.439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:42:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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