Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Fábio Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56338
Resumo: Este estudo apresenta reflexões a respeito da relação entre a Escola e o Centro da cidade de Porto Alegre. Analisei a relação de alunos, que estudaram no Centro da Cidade, com o patrimônio histórico e geográfico da capital do Rio Grande do Sul. Movimentei-me pelo método da complexidade, tendo como dimensão focal a dialógica, a auto-ecoorganização e a recursão organizacional. O trabalho tenta contribuir no cotidiano escolar mostrando elementos de topofobia e topofilia construídos pelos/nos alunos em relação aos objetos e às ações, tangíveis e intangíveis, da paisagem e do espaço urbanos. Também foi aqui analisado como professores utilizam-se do Centro da Cidade como recurso pedagógico e como a forma com que tratam o tema influencia seus alunos.
id URGS_d39a072e7735c90c6ce087b67173519f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56338
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dias, Fábio FerreiraKaercher, Nestor André2012-10-11T01:36:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/56338000860788Este estudo apresenta reflexões a respeito da relação entre a Escola e o Centro da cidade de Porto Alegre. Analisei a relação de alunos, que estudaram no Centro da Cidade, com o patrimônio histórico e geográfico da capital do Rio Grande do Sul. Movimentei-me pelo método da complexidade, tendo como dimensão focal a dialógica, a auto-ecoorganização e a recursão organizacional. O trabalho tenta contribuir no cotidiano escolar mostrando elementos de topofobia e topofilia construídos pelos/nos alunos em relação aos objetos e às ações, tangíveis e intangíveis, da paisagem e do espaço urbanos. Também foi aqui analisado como professores utilizam-se do Centro da Cidade como recurso pedagógico e como a forma com que tratam o tema influencia seus alunos.Este estudio presenta razonamientos a respeto de la relación entre la Escuela y el Centro de la ciudad de Porto Alegre. Analicé la relación de alumnos, que estudiaron en el centro de la ciudad, con el patrimonio histórico y geográfico de la capital de Río Grande del Sur. Me movilicé por el método de la complexidad, teniendo como dimensión focal la dialógica, la “auto-ecoorganización” y la recursión organizacional. El trabajo intenta contribuir mostrando elementos de topofobia y topofilia construidos por los/en los alumnos en relación a los objetos y a las acciones, tangibles y intangibles, del paisaje y del espacio urbanos. El trabajo también contempló la utilización del centro de la ciudad como recurso pedagógico por parte de los profesores, y cómo esta influye sus alumnos.application/pdfporEducaçãoFormação de professoresPorto Alegre (RS)ComplexidadDialógicaEspacio urbanoPatrimonio histórico y geográficoEnseñanzaFormación de profesoresAlunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860788.pdf000860788.pdfTexto completoapplication/pdf963809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/1/000860788.pdf98bb7016dd5e990bd569e5bfb2998231MD51TEXT000860788.pdf.txt000860788.pdf.txtExtracted Texttext/plain231312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/2/000860788.pdf.txt38184b5df6c9c274622c4342936be4acMD52THUMBNAIL000860788.pdf.jpg000860788.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/3/000860788.pdf.jpg65e56325cd69537baea894d5bd061a9cMD5310183/563382018-10-08 07:52:05.592oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:52:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola
title Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola
spellingShingle Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola
Dias, Fábio Ferreira
Educação
Formação de professores
Porto Alegre (RS)
Complexidad
Dialógica
Espacio urbano
Patrimonio histórico y geográfico
Enseñanza
Formación de profesores
title_short Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola
title_full Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola
title_fullStr Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola
title_full_unstemmed Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola
title_sort Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola
author Dias, Fábio Ferreira
author_facet Dias, Fábio Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Fábio Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Porto Alegre (RS)
topic Educação
Formação de professores
Porto Alegre (RS)
Complexidad
Dialógica
Espacio urbano
Patrimonio histórico y geográfico
Enseñanza
Formación de profesores
dc.subject.spa.fl_str_mv Complexidad
Dialógica
Espacio urbano
Patrimonio histórico y geográfico
Enseñanza
Formación de profesores
description Este estudo apresenta reflexões a respeito da relação entre a Escola e o Centro da cidade de Porto Alegre. Analisei a relação de alunos, que estudaram no Centro da Cidade, com o patrimônio histórico e geográfico da capital do Rio Grande do Sul. Movimentei-me pelo método da complexidade, tendo como dimensão focal a dialógica, a auto-ecoorganização e a recursão organizacional. O trabalho tenta contribuir no cotidiano escolar mostrando elementos de topofobia e topofilia construídos pelos/nos alunos em relação aos objetos e às ações, tangíveis e intangíveis, da paisagem e do espaço urbanos. Também foi aqui analisado como professores utilizam-se do Centro da Cidade como recurso pedagógico e como a forma com que tratam o tema influencia seus alunos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-11T01:36:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56338
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000860788
url http://hdl.handle.net/10183/56338
identifier_str_mv 000860788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/1/000860788.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/2/000860788.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/3/000860788.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 98bb7016dd5e990bd569e5bfb2998231
38184b5df6c9c274622c4342936be4ac
65e56325cd69537baea894d5bd061a9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085237962571776