Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56338 |
Resumo: | Este estudo apresenta reflexões a respeito da relação entre a Escola e o Centro da cidade de Porto Alegre. Analisei a relação de alunos, que estudaram no Centro da Cidade, com o patrimônio histórico e geográfico da capital do Rio Grande do Sul. Movimentei-me pelo método da complexidade, tendo como dimensão focal a dialógica, a auto-ecoorganização e a recursão organizacional. O trabalho tenta contribuir no cotidiano escolar mostrando elementos de topofobia e topofilia construídos pelos/nos alunos em relação aos objetos e às ações, tangíveis e intangíveis, da paisagem e do espaço urbanos. Também foi aqui analisado como professores utilizam-se do Centro da Cidade como recurso pedagógico e como a forma com que tratam o tema influencia seus alunos. |
id |
URGS_d39a072e7735c90c6ce087b67173519f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56338 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Dias, Fábio FerreiraKaercher, Nestor André2012-10-11T01:36:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/56338000860788Este estudo apresenta reflexões a respeito da relação entre a Escola e o Centro da cidade de Porto Alegre. Analisei a relação de alunos, que estudaram no Centro da Cidade, com o patrimônio histórico e geográfico da capital do Rio Grande do Sul. Movimentei-me pelo método da complexidade, tendo como dimensão focal a dialógica, a auto-ecoorganização e a recursão organizacional. O trabalho tenta contribuir no cotidiano escolar mostrando elementos de topofobia e topofilia construídos pelos/nos alunos em relação aos objetos e às ações, tangíveis e intangíveis, da paisagem e do espaço urbanos. Também foi aqui analisado como professores utilizam-se do Centro da Cidade como recurso pedagógico e como a forma com que tratam o tema influencia seus alunos.Este estudio presenta razonamientos a respeto de la relación entre la Escuela y el Centro de la ciudad de Porto Alegre. Analicé la relación de alumnos, que estudiaron en el centro de la ciudad, con el patrimonio histórico y geográfico de la capital de Río Grande del Sur. Me movilicé por el método de la complexidad, teniendo como dimensión focal la dialógica, la “auto-ecoorganización” y la recursión organizacional. El trabajo intenta contribuir mostrando elementos de topofobia y topofilia construidos por los/en los alumnos en relación a los objetos y a las acciones, tangibles y intangibles, del paisaje y del espacio urbanos. El trabajo también contempló la utilización del centro de la ciudad como recurso pedagógico por parte de los profesores, y cómo esta influye sus alumnos.application/pdfporEducaçãoFormação de professoresPorto Alegre (RS)ComplexidadDialógicaEspacio urbanoPatrimonio histórico y geográficoEnseñanzaFormación de profesoresAlunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860788.pdf000860788.pdfTexto completoapplication/pdf963809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/1/000860788.pdf98bb7016dd5e990bd569e5bfb2998231MD51TEXT000860788.pdf.txt000860788.pdf.txtExtracted Texttext/plain231312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/2/000860788.pdf.txt38184b5df6c9c274622c4342936be4acMD52THUMBNAIL000860788.pdf.jpg000860788.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/3/000860788.pdf.jpg65e56325cd69537baea894d5bd061a9cMD5310183/563382018-10-08 07:52:05.592oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:52:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola |
title |
Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola |
spellingShingle |
Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola Dias, Fábio Ferreira Educação Formação de professores Porto Alegre (RS) Complexidad Dialógica Espacio urbano Patrimonio histórico y geográfico Enseñanza Formación de profesores |
title_short |
Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola |
title_full |
Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola |
title_fullStr |
Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola |
title_full_unstemmed |
Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola |
title_sort |
Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola |
author |
Dias, Fábio Ferreira |
author_facet |
Dias, Fábio Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Fábio Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
contributor_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores Porto Alegre (RS) |
topic |
Educação Formação de professores Porto Alegre (RS) Complexidad Dialógica Espacio urbano Patrimonio histórico y geográfico Enseñanza Formación de profesores |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Complexidad Dialógica Espacio urbano Patrimonio histórico y geográfico Enseñanza Formación de profesores |
description |
Este estudo apresenta reflexões a respeito da relação entre a Escola e o Centro da cidade de Porto Alegre. Analisei a relação de alunos, que estudaram no Centro da Cidade, com o patrimônio histórico e geográfico da capital do Rio Grande do Sul. Movimentei-me pelo método da complexidade, tendo como dimensão focal a dialógica, a auto-ecoorganização e a recursão organizacional. O trabalho tenta contribuir no cotidiano escolar mostrando elementos de topofobia e topofilia construídos pelos/nos alunos em relação aos objetos e às ações, tangíveis e intangíveis, da paisagem e do espaço urbanos. Também foi aqui analisado como professores utilizam-se do Centro da Cidade como recurso pedagógico e como a forma com que tratam o tema influencia seus alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-11T01:36:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56338 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000860788 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56338 |
identifier_str_mv |
000860788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/1/000860788.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/2/000860788.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56338/3/000860788.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98bb7016dd5e990bd569e5bfb2998231 38184b5df6c9c274622c4342936be4ac 65e56325cd69537baea894d5bd061a9c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085237962571776 |