Escitalopram no tratamento de crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade social : um ensaio aberto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/10730 |
Resumo: | Introdução O transtorno de ansiedade social (TAS) é um transtorno muito prevalente e incapacitante em crianças e adolescentes. Esse estudo foi delineado para avaliar a eficácia e a tolerabilidade de um inibidor seletivo da recaptação de serotonina altamente potente, o escitalopram, no tratamento do TAS em crianças e adolescentes. Métodos Vinte pacientes ambulatoriais com um diagnóstico principal de TAS foram tratados com escitalopram em um ensaio clínico aberto por 12 semanas. A medida de desfecho primária foi a mudança basal em comparação à final na Clinical Global Impression – Improvement Scale (CGI-I). As medidas de desfecho secundárias foram a CGI – Severity scale (CGI-S), a Social Phobia and Anxiety Inventory for Children (SPAI-C), a Screen for Child and Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED) – Child and Parent version, e a The Youth Quality of Life Instument- Research Version (Y-QOL-R). Resultados Na escala CGI-I, 13 dos 20 pacientes (65%) tiveram um escore ≤ 2, correspondendo a uma resposta ao tratamento. Todas as medidas sintomáticas e de qualidade de vida mostraram melhoras significativas da avaliação basal à semana 12, com grandes tamanhos de efeito, variando de 0.9 a 1.9 (todos p < 0.01). O escitalopram foi geralmente bem tolerado. Conclusões Esses resultados sugerem que o escitalopram pode ser um tratamento eficaz e seguro no tratamento do TAS pediátrico. Futuros ensaios clínicos randomizados, placebo-controlados, fazem-se necessários. |
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Isolan, Luciano RassierManfro, Gisele GusRohde, Luis Augusto Paim2007-09-19T05:11:41Z2007http://hdl.handle.net/10183/10730000600493Introdução O transtorno de ansiedade social (TAS) é um transtorno muito prevalente e incapacitante em crianças e adolescentes. Esse estudo foi delineado para avaliar a eficácia e a tolerabilidade de um inibidor seletivo da recaptação de serotonina altamente potente, o escitalopram, no tratamento do TAS em crianças e adolescentes. Métodos Vinte pacientes ambulatoriais com um diagnóstico principal de TAS foram tratados com escitalopram em um ensaio clínico aberto por 12 semanas. A medida de desfecho primária foi a mudança basal em comparação à final na Clinical Global Impression – Improvement Scale (CGI-I). As medidas de desfecho secundárias foram a CGI – Severity scale (CGI-S), a Social Phobia and Anxiety Inventory for Children (SPAI-C), a Screen for Child and Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED) – Child and Parent version, e a The Youth Quality of Life Instument- Research Version (Y-QOL-R). Resultados Na escala CGI-I, 13 dos 20 pacientes (65%) tiveram um escore ≤ 2, correspondendo a uma resposta ao tratamento. Todas as medidas sintomáticas e de qualidade de vida mostraram melhoras significativas da avaliação basal à semana 12, com grandes tamanhos de efeito, variando de 0.9 a 1.9 (todos p < 0.01). O escitalopram foi geralmente bem tolerado. Conclusões Esses resultados sugerem que o escitalopram pode ser um tratamento eficaz e seguro no tratamento do TAS pediátrico. Futuros ensaios clínicos randomizados, placebo-controlados, fazem-se necessários.Introduction Social anxiety disorder (SAD) is a highly prevalent and disabling disorder in children and adolescents. This study was designed to evaluate the efficacy and safety of a highly potent and selective serotonergic reuptake inhibitor, escitalopram, in the treatment of SAD in children and adolescents. Methods Twenty outpatients with a primary diagnosis of SAD were treated in a 12-week open trial with escitalopram. The primary outcome variable was the change from baseline to endpoint in Clinical Global Impression – Improvement scale (CGI-I). Secondary efficacy measures included the CGI – Severity scale (CGI-S), the Social Phobia and Anxiety Inventory for Children (SPAI-C), the Screen for Child and Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED) – Child and Parent version, and The Youth Quality of Life Instument-Research Version (Y-QOL-R). Results On the CGI-I scale, 13 of 20 patients (65%) had a score ≤ 2, meaning response to treatment. All symptomatic and quality of life measures showed improvements from baseline to week-12, with large effect sizes ranging from 0.9 to 1.9 (all p < 0.01). Escitalopram was generally well-tolerated. Conclusion These results suggest that escitalopram may be an effective and safe treatment for pediatric SAD. Future placebo-controlled randomized clinical trials are warranted.application/pdfporTranstornos fóbicosCriançaAdolescenteSocial anxiety disorderSocial phobiaTreatmentChildrenAdolescentsEscitalopramEscitalopram no tratamento de crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade social : um ensaio abertoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ciências Médicas: PsiquiatriaPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000600493.pdf000600493.pdfTexto completoapplication/pdf433232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10730/1/000600493.pdf8a9c9a7a37226f033a490d3f1b84a810MD51TEXT000600493.pdf.txt000600493.pdf.txtExtracted Texttext/plain202118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10730/2/000600493.pdf.txt33d6788d86ce0856b057c83f7313f33dMD52THUMBNAIL000600493.pdf.jpg000600493.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10730/3/000600493.pdf.jpge65ed28d6ebde77195deff153c19a7afMD5310183/107302018-10-15 08:25:08.936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:25:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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