A influência da cultura nacional em processos cognitivos de tomada de decisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149615 |
Resumo: | A cultura nacional influencia o processo de tomada de decisão? Quais são os pressupostos da tomada de decisão? Qual a relação entre a cultura nacional do tomador de decisão, seus constructos pessoais, a produção de sentido e a tomada de decisão? Este trabalho buscou desenvolver um raciocínio acerca desta temática, criando um modelo que integra conceitos de culturas nacionais, a teoria dos constructos pessoais e a teoria da produção de sentido. Este modelo de análise foi então aplicado a estudantes universitários de origem alemã, italiana e ibérica no Estado do Rio Grande do Sul. Foram aplicados dois questionários estruturados, um aberto e um fechado bem como um quase-experimento para chegar-se aos resultados. Aproximadamente 700 pessoas participaram da pesquisa em 6 cidades. Os dados foram então analisados através de análise de conteúdo (para as questões abertas), e técnicas estatísticas como regressão linear e análise fatorial para as questões fechadas. A relação entre cultura nacional, constructos pessoais, produção de sentido e tomada de decisão foi evidenciada parcialmente. Observou-se que os constructos pessoais variaram conforme a origem dos respondentes, porém a diferença entre as culturas italiana, alemã e ibérica não foi significativa para a decisão individual, não influenciando de forma diferente a tomada de decisão e a produção de sentido. Houve no entanto, uma diferença importante entre decisão individual e organizacional, verificando-se a influência da origem cultural (ascendência) no processo de tomada de decisão organizacional, no que tange a percepção da qualidade, sem no entanto alterar a ordem de importância dos atributos (constructos pessoais) de decisão. Estes resultados são importantes pois ajudam a entender o processo decisório, ressaltando a emergência de uma cultura regional (geral), mais forte do que as influências dos países de origem (ascendências). |
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Oliveira, Rafael MelloBecker, Joao Luiz2016-11-15T02:14:47Z2016http://hdl.handle.net/10183/149615001006979A cultura nacional influencia o processo de tomada de decisão? Quais são os pressupostos da tomada de decisão? Qual a relação entre a cultura nacional do tomador de decisão, seus constructos pessoais, a produção de sentido e a tomada de decisão? Este trabalho buscou desenvolver um raciocínio acerca desta temática, criando um modelo que integra conceitos de culturas nacionais, a teoria dos constructos pessoais e a teoria da produção de sentido. Este modelo de análise foi então aplicado a estudantes universitários de origem alemã, italiana e ibérica no Estado do Rio Grande do Sul. Foram aplicados dois questionários estruturados, um aberto e um fechado bem como um quase-experimento para chegar-se aos resultados. Aproximadamente 700 pessoas participaram da pesquisa em 6 cidades. Os dados foram então analisados através de análise de conteúdo (para as questões abertas), e técnicas estatísticas como regressão linear e análise fatorial para as questões fechadas. A relação entre cultura nacional, constructos pessoais, produção de sentido e tomada de decisão foi evidenciada parcialmente. Observou-se que os constructos pessoais variaram conforme a origem dos respondentes, porém a diferença entre as culturas italiana, alemã e ibérica não foi significativa para a decisão individual, não influenciando de forma diferente a tomada de decisão e a produção de sentido. Houve no entanto, uma diferença importante entre decisão individual e organizacional, verificando-se a influência da origem cultural (ascendência) no processo de tomada de decisão organizacional, no que tange a percepção da qualidade, sem no entanto alterar a ordem de importância dos atributos (constructos pessoais) de decisão. Estes resultados são importantes pois ajudam a entender o processo decisório, ressaltando a emergência de uma cultura regional (geral), mais forte do que as influências dos países de origem (ascendências).Does national culture influence the decision-making process? What are the assumptions of decision-making? What is the relationship between the decision maker´s national culture, his personal constructs, his sensemaking and his actual decision? This study aimed to develop an argument about this issue, creating a model that integrates concepts of national culture, the personal constructs theory, and the sensemaking theory. This analysis model was then applied to Brazilian university students of German, Italian and Iberian origins (ancestry) in the state of Rio Grande do Sul (Brazil). Two structured questionnaires were applied as well as a quasi-experiment to get to the results. Approximately 700 people participated in the survey in 6 cities. The data were then analyzed using content analysis (for open questions), and statistical techniques such as correlation, regression and factor analysis for the closed questions. The relationship between national culture, personal constructs, sensemaking and decision-making was evidenced in part. It was observed that personal constructs varied according to the origin of the respondents, but the difference between Italian, German and Iberian cultures was not significant for the individual decision, not influencing in a different way the decision-making and the sensemaking. There was however, an important difference between individual and organizational decision, showing the influence of cultural origin (ancestry) in the organizational decision making process regarding the perception of quality, without changing the order of importance of the decision attributes (personal constructs). These results are useful to understand the decision-making process, highlighting the emergence of a (general) regional culture, stronger than the influence of countries of origin (ancestry).application/pdfporTomada de decisãoMarketingCultureActionSensemakingA influência da cultura nacional em processos cognitivos de tomada de decisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006979.pdf001006979.pdfTexto completoapplication/pdf3171338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149615/1/001006979.pdfb4b013995998ac0c49b17cc52145418aMD51TEXT001006979.pdf.txt001006979.pdf.txtExtracted Texttext/plain201542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149615/2/001006979.pdf.txt0f5be69b0847b3181da59b7764e7cffdMD52THUMBNAIL001006979.pdf.jpg001006979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149615/3/001006979.pdf.jpgd5e5589ed47d0afd94aa79ac49d66888MD5310183/1496152018-10-29 09:20:35.039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:20:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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