Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é identificar como os profissionais de vendas do varejo usam a informação em sua rotina profissional. Foi desenvolvido um estudo de caso com quatro unidades de análise (lojas) em organização varejista brasileira de grande porte, tradicional no Nordeste do Brasil, com foco no lançamento de novo conceito de loja voltado para a tecnologia móvel, tendo o modelo do uso da informação (CHOO, 2003) e as influências ambientais de vendas (BROWN et al., 2005) como alicerces. A análise documental compreendeu procedimentos operacionais, manuais e programas de desempenho, bem como o log do grupo Whatsapp dos lojistas. Foram entrevistados os gerentes das quatro lojas analisadas, além de vendedores, consultores, pessoal de apoio e executivos da organização, totalizando 12 pessoas. Constatou-se que o profissional de vendas usa a informação em gradações diferentes entre as dimensões, com maior ênfase para o sensemaking e menor intensidade para a tomada de decisão. |
id |
UFMG-2_4025ed84104475ce1fbe1c1fafdd34bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22593 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porteUso da Informação. Varejo. Sensemaking. Criação de Conhecimento. Tomada de Decisão.O objetivo deste trabalho é identificar como os profissionais de vendas do varejo usam a informação em sua rotina profissional. Foi desenvolvido um estudo de caso com quatro unidades de análise (lojas) em organização varejista brasileira de grande porte, tradicional no Nordeste do Brasil, com foco no lançamento de novo conceito de loja voltado para a tecnologia móvel, tendo o modelo do uso da informação (CHOO, 2003) e as influências ambientais de vendas (BROWN et al., 2005) como alicerces. A análise documental compreendeu procedimentos operacionais, manuais e programas de desempenho, bem como o log do grupo Whatsapp dos lojistas. Foram entrevistados os gerentes das quatro lojas analisadas, além de vendedores, consultores, pessoal de apoio e executivos da organização, totalizando 12 pessoas. Constatou-se que o profissional de vendas usa a informação em gradações diferentes entre as dimensões, com maior ênfase para o sensemaking e menor intensidade para a tomada de decisão.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 4 (2018); 97-116Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 4 (2018); 97-116Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 4 (2018); 97-1161981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593/18177Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Rômulo BragaJoia, Luiz AntonioCarvalho, Rodrigo Baroni de2020-06-26T12:08:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22593Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:08:54Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte |
title |
Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte |
spellingShingle |
Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte Ramos, Rômulo Braga Uso da Informação. Varejo. Sensemaking. Criação de Conhecimento. Tomada de Decisão. |
title_short |
Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte |
title_full |
Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte |
title_fullStr |
Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte |
title_full_unstemmed |
Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte |
title_sort |
Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte |
author |
Ramos, Rômulo Braga |
author_facet |
Ramos, Rômulo Braga Joia, Luiz Antonio Carvalho, Rodrigo Baroni de |
author_role |
author |
author2 |
Joia, Luiz Antonio Carvalho, Rodrigo Baroni de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Rômulo Braga Joia, Luiz Antonio Carvalho, Rodrigo Baroni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Uso da Informação. Varejo. Sensemaking. Criação de Conhecimento. Tomada de Decisão. |
topic |
Uso da Informação. Varejo. Sensemaking. Criação de Conhecimento. Tomada de Decisão. |
description |
O objetivo deste trabalho é identificar como os profissionais de vendas do varejo usam a informação em sua rotina profissional. Foi desenvolvido um estudo de caso com quatro unidades de análise (lojas) em organização varejista brasileira de grande porte, tradicional no Nordeste do Brasil, com foco no lançamento de novo conceito de loja voltado para a tecnologia móvel, tendo o modelo do uso da informação (CHOO, 2003) e as influências ambientais de vendas (BROWN et al., 2005) como alicerces. A análise documental compreendeu procedimentos operacionais, manuais e programas de desempenho, bem como o log do grupo Whatsapp dos lojistas. Foram entrevistados os gerentes das quatro lojas analisadas, além de vendedores, consultores, pessoal de apoio e executivos da organização, totalizando 12 pessoas. Constatou-se que o profissional de vendas usa a informação em gradações diferentes entre as dimensões, com maior ênfase para o sensemaking e menor intensidade para a tomada de decisão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593/18177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 4 (2018); 97-116 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 4 (2018); 97-116 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 4 (2018); 97-116 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711080278130688 |