Conhecimentos e atitudes ambientais : estudo através da interconexão entre a educação em Ciências e a Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276361 |
Resumo: | O debate sobre as Mudanças Climáticas Globais (MCG) e suas consequências apontam para urgentes ações visando a sua mitigação e intervenção em relação ao impacto ambiental dos seres humanos na natureza. Os processos de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental (EA) e a Educação em Ciências (EC) podem levar à Alfabetização Científica (AC) ao mobilizar conhecimentos e atitudes que favorecem a autonomia, a contextualização e o pensamento crítico. O problema de pesquisa que orientou essa tese de doutorado consistiu na investigação sobre de que modos a EC e a AC podem contribuir com a construção de conhecimentos científicos, bem como no desenvolvimento de atitudes ambientais em estudantes da educação básica. Desse modo, tive como objetivo geral a compreensão e verificação de como a abordagem investigativa contribui para o desenvolvimento de conhecimentos científicos e atitudes ambientais. Utilizei a abordagem com Métodos Mistos e design sequencial explanatório, pois os dados qualitativos e quantitativos são complementares nas diferentes etapas da pesquisa. Em relação aos objetivos a que se propõe, a pesquisa se classifica como exploratório-descritiva, pois investiguei ideias, atitudes e conceitos que esclareçam melhor o fenômeno pesquisado com métodos da pesquisa bibliográfica, estudos comparativos e design quase-experimental. Considerei a divisão da pesquisa em duas etapas: a) estudo comparativo entre Brasil e Alemanha do tipo survey com adolescentes e adultos (N = 658); e b) e a aplicação de uma Sequência de Ensino Crítico-Investigativo estruturada com a estratégia diddidática da Rotação por Estações (SECI-RPE) sobre MCG com estudantes da educação básica (N = 242) de quatro escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Apliquei diferentes técnicas para a coleta e análise de dados: um questionário do tipo escala likert sobre atitudes ambientais; um questionário fechado sobre conhecimentos ambientais; observação direta; notas de campo; estatística descritiva e inferencial e os Indicadores da Alfabetização Científica (IAC). Na literatura da EC e da EA, verifiquei uma lacuna de pesquisas quantitativas sobre as atitudes ambientais, que se revelaram antropocêntricas e/ou utilitaristas em relação à natureza. Nos diferentes documentos curriculares nacionais e regionais, identifiquei o apagamento da concepção brasileira da EA em detrimento da concepção internacional amplamente difundida da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Em uma aplicação inédita em pesquisas da EA e EC no Brasil, os dados coletados pelos questionários utilizados demonstraram validade em novo contexto cultural para os quais foram adaptados e traduzidos. Os resultados da abordagem investigativa que executei apontam que as médias de escores em conhecimentos ambientais são mais elevadas nos(as) estudantes que participaram da intervenção didática. Ainda, os(as) participantes com mais atitudes pró-ambientais apresentaram maior capacidade de retenção de conhecimentos ambientais. Em relação às atitudes ambientais, verifiquei que existem diferenças entre jovens politicamente engajados, mas não um efeito positivo direto da abordagem investigativa implementada. Sugiro que a abordagem investigativa sobre MCG oportunizou o contato dos(as) participantes com conhecimentos e habilidades relacionadas ao trabalho com dados de uma investigação científica, à estruturação do pensamento e ao entendimento da situação investigada. Por fim, defendo que as diferentes formas de conhecimento e de vivências em relação ao meio ambiente precisam ser contempladas em práticas educativas da EA e EC com o objetivo de se investigar a relação proximal do conhecimento com as atitudes e com o comportamento pró-ambientais durante e após o processo da AC no contexto escolar. |
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Barbosa, Renan de AlmeidaRobaina, Jose Vicente Lima2024-07-16T05:57:13Z2023http://hdl.handle.net/10183/276361001205729O debate sobre as Mudanças Climáticas Globais (MCG) e suas consequências apontam para urgentes ações visando a sua mitigação e intervenção em relação ao impacto ambiental dos seres humanos na natureza. Os processos de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental (EA) e a Educação em Ciências (EC) podem levar à Alfabetização Científica (AC) ao mobilizar conhecimentos e atitudes que favorecem a autonomia, a contextualização e o pensamento crítico. O problema de pesquisa que orientou essa tese de doutorado consistiu na investigação sobre de que modos a EC e a AC podem contribuir com a construção de conhecimentos científicos, bem como no desenvolvimento de atitudes ambientais em estudantes da educação básica. Desse modo, tive como objetivo geral a compreensão e verificação de como a abordagem investigativa contribui para o desenvolvimento de conhecimentos científicos e atitudes ambientais. Utilizei a abordagem com Métodos Mistos e design sequencial explanatório, pois os dados qualitativos e quantitativos são complementares nas diferentes etapas da pesquisa. Em relação aos objetivos a que se propõe, a pesquisa se classifica como exploratório-descritiva, pois investiguei ideias, atitudes e conceitos que esclareçam melhor o fenômeno pesquisado com métodos da pesquisa bibliográfica, estudos comparativos e design quase-experimental. Considerei a divisão da pesquisa em duas etapas: a) estudo comparativo entre Brasil e Alemanha do tipo survey com adolescentes e adultos (N = 658); e b) e a aplicação de uma Sequência de Ensino Crítico-Investigativo estruturada com a estratégia diddidática da Rotação por Estações (SECI-RPE) sobre MCG com estudantes da educação básica (N = 242) de quatro escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Apliquei diferentes técnicas para a coleta e análise de dados: um questionário do tipo escala likert sobre atitudes ambientais; um questionário fechado sobre conhecimentos ambientais; observação direta; notas de campo; estatística descritiva e inferencial e os Indicadores da Alfabetização Científica (IAC). Na literatura da EC e da EA, verifiquei uma lacuna de pesquisas quantitativas sobre as atitudes ambientais, que se revelaram antropocêntricas e/ou utilitaristas em relação à natureza. Nos diferentes documentos curriculares nacionais e regionais, identifiquei o apagamento da concepção brasileira da EA em detrimento da concepção internacional amplamente difundida da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Em uma aplicação inédita em pesquisas da EA e EC no Brasil, os dados coletados pelos questionários utilizados demonstraram validade em novo contexto cultural para os quais foram adaptados e traduzidos. Os resultados da abordagem investigativa que executei apontam que as médias de escores em conhecimentos ambientais são mais elevadas nos(as) estudantes que participaram da intervenção didática. Ainda, os(as) participantes com mais atitudes pró-ambientais apresentaram maior capacidade de retenção de conhecimentos ambientais. Em relação às atitudes ambientais, verifiquei que existem diferenças entre jovens politicamente engajados, mas não um efeito positivo direto da abordagem investigativa implementada. Sugiro que a abordagem investigativa sobre MCG oportunizou o contato dos(as) participantes com conhecimentos e habilidades relacionadas ao trabalho com dados de uma investigação científica, à estruturação do pensamento e ao entendimento da situação investigada. Por fim, defendo que as diferentes formas de conhecimento e de vivências em relação ao meio ambiente precisam ser contempladas em práticas educativas da EA e EC com o objetivo de se investigar a relação proximal do conhecimento com as atitudes e com o comportamento pró-ambientais durante e após o processo da AC no contexto escolar.The debate on Global Climate Change (GCM) and its consequences points to urgent actions aimed at mitigating and intervening in the environmental impact of human beings on nature. Teaching and learning processes in Environmental Education (EE) and Science Education (SE) can lead to Scientific Literacy (SL) by mobilizing knowledge and attitudes that foster autonomy, contextualization, and critical thinking. The research problem that guided this doctoral thesis was to investigate how CE and CA can contribute to the construction of scientific knowledge and the development of environmental attitudes in primary school students. My main objective was to understand and verify how the investigative didactic approach contributes to scientific knowledge and environmental attitude development. We adopted a mixed methods approach and a sequential explanatory design, as the qualitative and quantitative data complement each other in the different stages of the research. Regarding its objectives, this research is classified as exploratory descriptive, as it will investigate ideas, attitudes, and concepts that shed more light on the phenomenon being researched using bibliographical research methods, comparative studies, and quasi experimental design. This research is divided into two stages: a) a comparative survey study between Brazil and Germany with adolescents and adults (N=658); and b) the implementation of a Critical Inquiry Teaching Sequence structured by the didactic strategy of Station Rotation (CITS SR) on GCM with elementary and high school students (N = 242) from four public schools in the metropolitan region of Porto Alegre (RS). We applied different techniques for data collection and analysis: a likert scale questionnaire on environmental attitudes; a closed questionnaire on environmental knowledge; direct observation; field notes; descriptive and inferential statistics and the Indicators of Scientific Literacy (ISL). The literature on SE and EE shows a lack of quantitative research on environmental attitudes, which have been shown to be anthropocentric and/or utilitarian in relation to the environment. In this context, the different national and regional curricula have neglected the Brazilian conception of EE to the detriment of the widely disseminated international concept of Education for Sustainable Development (ESD). The EKTest and 2 MEV model application is a novelty in EE and CE research in Brazil, the EKTest and 2 MEV and demonstrated validity in this new cultural context for which they were adapted and translated. The CITS SR results suggest that the mean scores on the EKTest are higher in students who participated in the educational program. In addition, participants with more pro-environmental attitudes according to the 2 MEV model had a greater capacity to retain environmental knowledge. In relation to environmental attitudes and CITS SR, the results suggest that there are differences between politically engaged young people, but not a direct positive effect of the EE and CE educational practices implemented. We found that CITS-SR provided knowledge and skills related to working with data from a scientific investigation, structuring thinking, and understanding the situation under investigation. Finally, it is argued that the different forms of knowledge and experiences in relation to the environment need to be included in EE and CE teaching and research in order to investigate the proximal relation between knowledge and pro environmental attitudes and behavior throughout and after the SL in schools.application/pdfporEducação ambientalEnsino de ciênciasDesequilíbrio ecológicoMudança climáticaInquiry Based TeachingCritical Environmental EducationEKTest2-MEVEducation for Sustainable Development.Conhecimentos e atitudes ambientais : estudo através da interconexão entre a educação em Ciências e a Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001205729.pdf.txt001205729.pdf.txtExtracted Texttext/plain436216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276361/2/001205729.pdf.txt2c5366666aad577381e369e544c797b5MD52ORIGINAL001205729.pdfTexto parcialapplication/pdf6723561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276361/1/001205729.pdf6db8a49f88357396996c1bb3ab93fb10MD5110183/2763612024-07-17 05:37:59.955426oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276361Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-17T08:37:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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