O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4642 |
Resumo: | Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_5006d37b39e7462f87aabd22b47f8d0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4642 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturaisciências naturaisinquiry- based learninginquiry learning spacesinterdisciplinaridadematemáticamathematicsnatural sciencesinquiry-based learninginquiry learning spacesinterdisciplinarityMestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino BásicoEste relatório de estágio divide-se em duas partes, o percurso da prática de ensino supervisionada e a investigação sobre a prática docente. Nesta segunda parte explorou-se o desempenho dos alunos do 6º ano do 2º Ciclo do Ensino básico em atividades interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais desenvolvidas tendo por base a abordagem Inquiry Based Learning. Este estudo foi realizado no contexto de estágio supervisionado. A metodologia do IBL foi explorada através de Inquiry Learning Spaces (ILS) desenvolvidos na plataforma digital Graasp®. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Recolheram-se dados qualitativos e a dados quantitativos para dar resposta às questões de investigação. Concluiu-se que os alunos se sentiram motivados com o uso de tecnologias de informação e simuladores. Os temas abordados despertaram o interesse dos alunos e a maioria apreciou a forma como as questões foram organizadas nas duas investigações que lhes foram propostas nos ILS (ILS1 e ILS2). Na primeira investigação a maioria dos alunos demonstrou desenvolvimento das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS1. Contudo, a maioria dos alunos não demonstrou um desenvolvimento significativo das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS2. Conclui-se, assim, que os ILS interdisciplinares são uma boa forma de apresentar tarefas a realizar numa investigação proposta aos alunos, mas o seu efeito na aprendizagem é variável.This internship report is divided into two parts: the supervised teaching practice and the research on teaching practice. In this second part, the performance of 6th-grade students in the 2nd Cycle of Basic Education in interdisciplinary activities of Mathematics and Natural Sciences was explored, based on the Inquiry-Based Learning approach. This study was conducted in the context of supervised teaching practice. The IBL methodology was explored through Inquiry Learning Spaces (ILS) developed on the Graasp® platform. The methodology used was a case study. Qualitative and quantitative data were collected, using questionnaires and interviews, to answer the research questions. It was concluded that students felt motivated with the use of digital technologies, especially the ILS. The topics addressed aroused the interest of the students, and the majority appreciated the questions organization and the two investigations proposed to them in the ILS (ILS1 and ILS2). In the first investigation, the majority of students demonstrated the development of their initial conceptions after completing the activities proposed in ILS1. However, the majority of students did not show significant development of their initial conceptions after completing the activities proposed in ILS2. It is concluded, therefore, that interdisciplinary ILS are a good way of presenting tasks to be carried out in a proposed investigation to students, but their effect on learning varies.Cavadas, BentoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Carla Isabel da Silva2024-01-05T15:19:49Z2023-12-142023-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4642TID:203445694por203445694info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:29Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:13.382274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais |
title |
O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais |
spellingShingle |
O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais Pereira, Carla Isabel da Silva ciências naturais inquiry- based learning inquiry learning spaces interdisciplinaridade matemática mathematics natural sciences inquiry-based learning inquiry learning spaces interdisciplinarity |
title_short |
O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais |
title_full |
O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais |
title_fullStr |
O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais |
title_full_unstemmed |
O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais |
title_sort |
O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais |
author |
Pereira, Carla Isabel da Silva |
author_facet |
Pereira, Carla Isabel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavadas, Bento Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Carla Isabel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciências naturais inquiry- based learning inquiry learning spaces interdisciplinaridade matemática mathematics natural sciences inquiry-based learning inquiry learning spaces interdisciplinarity |
topic |
ciências naturais inquiry- based learning inquiry learning spaces interdisciplinaridade matemática mathematics natural sciences inquiry-based learning inquiry learning spaces interdisciplinarity |
description |
Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 2023-12-14T00:00:00Z 2024-01-05T15:19:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4642 TID:203445694 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4642 |
identifier_str_mv |
TID:203445694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203445694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137051209105408 |