O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carla Isabel da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4642
Resumo: Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_5006d37b39e7462f87aabd22b47f8d0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4642
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturaisciências naturaisinquiry- based learninginquiry learning spacesinterdisciplinaridadematemáticamathematicsnatural sciencesinquiry-based learninginquiry learning spacesinterdisciplinarityMestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino BásicoEste relatório de estágio divide-se em duas partes, o percurso da prática de ensino supervisionada e a investigação sobre a prática docente. Nesta segunda parte explorou-se o desempenho dos alunos do 6º ano do 2º Ciclo do Ensino básico em atividades interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais desenvolvidas tendo por base a abordagem Inquiry Based Learning. Este estudo foi realizado no contexto de estágio supervisionado. A metodologia do IBL foi explorada através de Inquiry Learning Spaces (ILS) desenvolvidos na plataforma digital Graasp®. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Recolheram-se dados qualitativos e a dados quantitativos para dar resposta às questões de investigação. Concluiu-se que os alunos se sentiram motivados com o uso de tecnologias de informação e simuladores. Os temas abordados despertaram o interesse dos alunos e a maioria apreciou a forma como as questões foram organizadas nas duas investigações que lhes foram propostas nos ILS (ILS1 e ILS2). Na primeira investigação a maioria dos alunos demonstrou desenvolvimento das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS1. Contudo, a maioria dos alunos não demonstrou um desenvolvimento significativo das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS2. Conclui-se, assim, que os ILS interdisciplinares são uma boa forma de apresentar tarefas a realizar numa investigação proposta aos alunos, mas o seu efeito na aprendizagem é variável.This internship report is divided into two parts: the supervised teaching practice and the research on teaching practice. In this second part, the performance of 6th-grade students in the 2nd Cycle of Basic Education in interdisciplinary activities of Mathematics and Natural Sciences was explored, based on the Inquiry-Based Learning approach. This study was conducted in the context of supervised teaching practice. The IBL methodology was explored through Inquiry Learning Spaces (ILS) developed on the Graasp® platform. The methodology used was a case study. Qualitative and quantitative data were collected, using questionnaires and interviews, to answer the research questions. It was concluded that students felt motivated with the use of digital technologies, especially the ILS. The topics addressed aroused the interest of the students, and the majority appreciated the questions organization and the two investigations proposed to them in the ILS (ILS1 and ILS2). In the first investigation, the majority of students demonstrated the development of their initial conceptions after completing the activities proposed in ILS1. However, the majority of students did not show significant development of their initial conceptions after completing the activities proposed in ILS2. It is concluded, therefore, that interdisciplinary ILS are a good way of presenting tasks to be carried out in a proposed investigation to students, but their effect on learning varies.Cavadas, BentoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Carla Isabel da Silva2024-01-05T15:19:49Z2023-12-142023-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4642TID:203445694por203445694info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:29Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:13.382274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais
title O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais
spellingShingle O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais
Pereira, Carla Isabel da Silva
ciências naturais
inquiry- based learning
inquiry learning spaces
interdisciplinaridade
matemática
mathematics
natural sciences
inquiry-based learning
inquiry learning spaces
interdisciplinarity
title_short O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais
title_full O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais
title_fullStr O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais
title_full_unstemmed O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais
title_sort O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais
author Pereira, Carla Isabel da Silva
author_facet Pereira, Carla Isabel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavadas, Bento
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carla Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv ciências naturais
inquiry- based learning
inquiry learning spaces
interdisciplinaridade
matemática
mathematics
natural sciences
inquiry-based learning
inquiry learning spaces
interdisciplinarity
topic ciências naturais
inquiry- based learning
inquiry learning spaces
interdisciplinaridade
matemática
mathematics
natural sciences
inquiry-based learning
inquiry learning spaces
interdisciplinarity
description Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
2023-12-14T00:00:00Z
2024-01-05T15:19:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4642
TID:203445694
url http://hdl.handle.net/10400.15/4642
identifier_str_mv TID:203445694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203445694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137051209105408