Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Paula Emilia Almeida Martins de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/171235
Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo das criações artísticas interdisciplinares, envolvendo as relações entre teatro e cinema. Seu objetivo é explorar as possibilidades de contribuição entre essas duas artes a fim de destacar possíveis intercâmbios de procedimentos criativos entre as diferenças de suas especificidades de linguagem. De um lado, há a colaboração da improvisação teatral como um dispositivo de composição de um roteiro de cinema. Do outro, há as metodologias do set de filmagem como um gatilho de criação cênica. Assim, intenciona-se a construção de uma escritura cênica a partir de improvisações. Esta propõe-se a não ser exclusivamente teatral e a ter um potencial cinematográfico. O corpus de análise desta investigação é a elaboração de um experimento cênico e de um curta-metragem híbridos, ambos gerados em um processo colaborativo. A metodologia de pesquisa dá-se em três etapas. Primeiramente o desenvolvimento será calcado no estudo das especificidades de ambas linguagens, nutrido por ideias de teóricos do campo das artes cênicas como Walter Benjamin, Patrice Pavis e Roland Barthes, assim como por teóricos do campo do cinema, tais como André Bazin, Cristian Metz e Susan Sontag. A segunda etapa, de caráter empírico, dará origem ao corpus de análise da pesquisa e será realizada no período de seis meses. Chamada de Experimento Interdisciplinar, a prática contou com o elenco de cinco atores e uma equipe de diretores convidados e contemplou a produção de um experimento cênico e de um curta-metragem. A terceira etapa apoia-se na análise do experimento interdisciplinar e de seus resultados.
id URGS_d63f0d198da6a40e97f4ff14fe0807ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171235
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Martins, Paula Emilia Almeida Martins deSilva, Marta Isaacsson de Souza e2017-12-15T02:24:19Z2017http://hdl.handle.net/10183/171235001054807Esta pesquisa situa-se no campo das criações artísticas interdisciplinares, envolvendo as relações entre teatro e cinema. Seu objetivo é explorar as possibilidades de contribuição entre essas duas artes a fim de destacar possíveis intercâmbios de procedimentos criativos entre as diferenças de suas especificidades de linguagem. De um lado, há a colaboração da improvisação teatral como um dispositivo de composição de um roteiro de cinema. Do outro, há as metodologias do set de filmagem como um gatilho de criação cênica. Assim, intenciona-se a construção de uma escritura cênica a partir de improvisações. Esta propõe-se a não ser exclusivamente teatral e a ter um potencial cinematográfico. O corpus de análise desta investigação é a elaboração de um experimento cênico e de um curta-metragem híbridos, ambos gerados em um processo colaborativo. A metodologia de pesquisa dá-se em três etapas. Primeiramente o desenvolvimento será calcado no estudo das especificidades de ambas linguagens, nutrido por ideias de teóricos do campo das artes cênicas como Walter Benjamin, Patrice Pavis e Roland Barthes, assim como por teóricos do campo do cinema, tais como André Bazin, Cristian Metz e Susan Sontag. A segunda etapa, de caráter empírico, dará origem ao corpus de análise da pesquisa e será realizada no período de seis meses. Chamada de Experimento Interdisciplinar, a prática contou com o elenco de cinco atores e uma equipe de diretores convidados e contemplou a produção de um experimento cênico e de um curta-metragem. A terceira etapa apoia-se na análise do experimento interdisciplinar e de seus resultados.This research is situated on the field of interdisciplinary artistical creations involving the relationship between theater and cinema. Its goal is to explore the possibilities of contribution between these two arts in order to highlight possible interchanges of creative procedures between the differences in their language specificities. On one side, there is the collaboration of theatrical improvisation as a composition device for a movie script. On the other side, there are the filming set methodologies as a scenic creation trigger. Therefore, a scenic scripture is intended to be built from improvisations. This is proposed not to be exclusively theatrical and to have a cinematographic potential. The body of analysis of this investigation is the elaboration of a hybrid scenic experiment and a short movie, both generated in a collaborative process. The research methodology is given in three stages. First the development will be centered in the study of both languages’ specificities, nurtured by ideas from theorists of the scenic arts field, such as Walter Benjamin, Patrice Pavis and Roland Barthes, as well as by theorists from the cinema field, such as André Bazin, Cristian Metz and Susan Sontag. The second stage, of empirical character, will give birth to the body of analysis of the research and will be performed in the period of six months. Named “Interdisciplinary Experiment”, the practice is supported by a casting of five actors and a team of guest directors and has contemplated the production of a scenic experiment and a short movie. The third stage leans on the analysis of the interdisciplinary experiment and its results.application/pdfporTeatroCinemaInterdisciplinaridadeProcesso criativoImprovisação teatralEscritura cênicaCreative ProcessPerformance ArtsScreenplayImprovisationInterdisciplinaryTeatro e cinema : experimento interdisciplinar na criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001054807.pdf001054807.pdfTexto completoapplication/pdf26613808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/1/001054807.pdfe39de298456617eabd5309101b4f8cffMD51TEXT001054807.pdf.txt001054807.pdf.txtExtracted Texttext/plain297548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/2/001054807.pdf.txte0bc868c5cbb40d16af10ebaada56ebcMD52THUMBNAIL001054807.pdf.jpg001054807.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/3/001054807.pdf.jpg7d5ffd32552cd0baf3bbb19d7a0b7473MD5310183/1712352018-10-09 09:08:04.42oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:08:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação
title Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação
spellingShingle Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação
Martins, Paula Emilia Almeida Martins de
Teatro
Cinema
Interdisciplinaridade
Processo criativo
Improvisação teatral
Escritura cênica
Creative Process
Performance Arts
Screenplay
Improvisation
Interdisciplinary
title_short Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação
title_full Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação
title_fullStr Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação
title_full_unstemmed Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação
title_sort Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação
author Martins, Paula Emilia Almeida Martins de
author_facet Martins, Paula Emilia Almeida Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Paula Emilia Almeida Martins de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marta Isaacsson de Souza e
contributor_str_mv Silva, Marta Isaacsson de Souza e
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Cinema
Interdisciplinaridade
Processo criativo
Improvisação teatral
Escritura cênica
topic Teatro
Cinema
Interdisciplinaridade
Processo criativo
Improvisação teatral
Escritura cênica
Creative Process
Performance Arts
Screenplay
Improvisation
Interdisciplinary
dc.subject.eng.fl_str_mv Creative Process
Performance Arts
Screenplay
Improvisation
Interdisciplinary
description Esta pesquisa situa-se no campo das criações artísticas interdisciplinares, envolvendo as relações entre teatro e cinema. Seu objetivo é explorar as possibilidades de contribuição entre essas duas artes a fim de destacar possíveis intercâmbios de procedimentos criativos entre as diferenças de suas especificidades de linguagem. De um lado, há a colaboração da improvisação teatral como um dispositivo de composição de um roteiro de cinema. Do outro, há as metodologias do set de filmagem como um gatilho de criação cênica. Assim, intenciona-se a construção de uma escritura cênica a partir de improvisações. Esta propõe-se a não ser exclusivamente teatral e a ter um potencial cinematográfico. O corpus de análise desta investigação é a elaboração de um experimento cênico e de um curta-metragem híbridos, ambos gerados em um processo colaborativo. A metodologia de pesquisa dá-se em três etapas. Primeiramente o desenvolvimento será calcado no estudo das especificidades de ambas linguagens, nutrido por ideias de teóricos do campo das artes cênicas como Walter Benjamin, Patrice Pavis e Roland Barthes, assim como por teóricos do campo do cinema, tais como André Bazin, Cristian Metz e Susan Sontag. A segunda etapa, de caráter empírico, dará origem ao corpus de análise da pesquisa e será realizada no período de seis meses. Chamada de Experimento Interdisciplinar, a prática contou com o elenco de cinco atores e uma equipe de diretores convidados e contemplou a produção de um experimento cênico e de um curta-metragem. A terceira etapa apoia-se na análise do experimento interdisciplinar e de seus resultados.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-15T02:24:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/171235
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001054807
url http://hdl.handle.net/10183/171235
identifier_str_mv 001054807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/1/001054807.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/2/001054807.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/3/001054807.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39de298456617eabd5309101b4f8cff
e0bc868c5cbb40d16af10ebaada56ebc
7d5ffd32552cd0baf3bbb19d7a0b7473
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309117331439616