Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/171235 |
Resumo: | Esta pesquisa situa-se no campo das criações artísticas interdisciplinares, envolvendo as relações entre teatro e cinema. Seu objetivo é explorar as possibilidades de contribuição entre essas duas artes a fim de destacar possíveis intercâmbios de procedimentos criativos entre as diferenças de suas especificidades de linguagem. De um lado, há a colaboração da improvisação teatral como um dispositivo de composição de um roteiro de cinema. Do outro, há as metodologias do set de filmagem como um gatilho de criação cênica. Assim, intenciona-se a construção de uma escritura cênica a partir de improvisações. Esta propõe-se a não ser exclusivamente teatral e a ter um potencial cinematográfico. O corpus de análise desta investigação é a elaboração de um experimento cênico e de um curta-metragem híbridos, ambos gerados em um processo colaborativo. A metodologia de pesquisa dá-se em três etapas. Primeiramente o desenvolvimento será calcado no estudo das especificidades de ambas linguagens, nutrido por ideias de teóricos do campo das artes cênicas como Walter Benjamin, Patrice Pavis e Roland Barthes, assim como por teóricos do campo do cinema, tais como André Bazin, Cristian Metz e Susan Sontag. A segunda etapa, de caráter empírico, dará origem ao corpus de análise da pesquisa e será realizada no período de seis meses. Chamada de Experimento Interdisciplinar, a prática contou com o elenco de cinco atores e uma equipe de diretores convidados e contemplou a produção de um experimento cênico e de um curta-metragem. A terceira etapa apoia-se na análise do experimento interdisciplinar e de seus resultados. |
id |
URGS_d63f0d198da6a40e97f4ff14fe0807ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171235 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Martins, Paula Emilia Almeida Martins deSilva, Marta Isaacsson de Souza e2017-12-15T02:24:19Z2017http://hdl.handle.net/10183/171235001054807Esta pesquisa situa-se no campo das criações artísticas interdisciplinares, envolvendo as relações entre teatro e cinema. Seu objetivo é explorar as possibilidades de contribuição entre essas duas artes a fim de destacar possíveis intercâmbios de procedimentos criativos entre as diferenças de suas especificidades de linguagem. De um lado, há a colaboração da improvisação teatral como um dispositivo de composição de um roteiro de cinema. Do outro, há as metodologias do set de filmagem como um gatilho de criação cênica. Assim, intenciona-se a construção de uma escritura cênica a partir de improvisações. Esta propõe-se a não ser exclusivamente teatral e a ter um potencial cinematográfico. O corpus de análise desta investigação é a elaboração de um experimento cênico e de um curta-metragem híbridos, ambos gerados em um processo colaborativo. A metodologia de pesquisa dá-se em três etapas. Primeiramente o desenvolvimento será calcado no estudo das especificidades de ambas linguagens, nutrido por ideias de teóricos do campo das artes cênicas como Walter Benjamin, Patrice Pavis e Roland Barthes, assim como por teóricos do campo do cinema, tais como André Bazin, Cristian Metz e Susan Sontag. A segunda etapa, de caráter empírico, dará origem ao corpus de análise da pesquisa e será realizada no período de seis meses. Chamada de Experimento Interdisciplinar, a prática contou com o elenco de cinco atores e uma equipe de diretores convidados e contemplou a produção de um experimento cênico e de um curta-metragem. A terceira etapa apoia-se na análise do experimento interdisciplinar e de seus resultados.This research is situated on the field of interdisciplinary artistical creations involving the relationship between theater and cinema. Its goal is to explore the possibilities of contribution between these two arts in order to highlight possible interchanges of creative procedures between the differences in their language specificities. On one side, there is the collaboration of theatrical improvisation as a composition device for a movie script. On the other side, there are the filming set methodologies as a scenic creation trigger. Therefore, a scenic scripture is intended to be built from improvisations. This is proposed not to be exclusively theatrical and to have a cinematographic potential. The body of analysis of this investigation is the elaboration of a hybrid scenic experiment and a short movie, both generated in a collaborative process. The research methodology is given in three stages. First the development will be centered in the study of both languages’ specificities, nurtured by ideas from theorists of the scenic arts field, such as Walter Benjamin, Patrice Pavis and Roland Barthes, as well as by theorists from the cinema field, such as André Bazin, Cristian Metz and Susan Sontag. The second stage, of empirical character, will give birth to the body of analysis of the research and will be performed in the period of six months. Named “Interdisciplinary Experiment”, the practice is supported by a casting of five actors and a team of guest directors and has contemplated the production of a scenic experiment and a short movie. The third stage leans on the analysis of the interdisciplinary experiment and its results.application/pdfporTeatroCinemaInterdisciplinaridadeProcesso criativoImprovisação teatralEscritura cênicaCreative ProcessPerformance ArtsScreenplayImprovisationInterdisciplinaryTeatro e cinema : experimento interdisciplinar na criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001054807.pdf001054807.pdfTexto completoapplication/pdf26613808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/1/001054807.pdfe39de298456617eabd5309101b4f8cffMD51TEXT001054807.pdf.txt001054807.pdf.txtExtracted Texttext/plain297548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/2/001054807.pdf.txte0bc868c5cbb40d16af10ebaada56ebcMD52THUMBNAIL001054807.pdf.jpg001054807.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/3/001054807.pdf.jpg7d5ffd32552cd0baf3bbb19d7a0b7473MD5310183/1712352018-10-09 09:08:04.42oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:08:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação |
title |
Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação |
spellingShingle |
Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação Martins, Paula Emilia Almeida Martins de Teatro Cinema Interdisciplinaridade Processo criativo Improvisação teatral Escritura cênica Creative Process Performance Arts Screenplay Improvisation Interdisciplinary |
title_short |
Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação |
title_full |
Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação |
title_fullStr |
Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação |
title_full_unstemmed |
Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação |
title_sort |
Teatro e cinema : experimento interdisciplinar na criação |
author |
Martins, Paula Emilia Almeida Martins de |
author_facet |
Martins, Paula Emilia Almeida Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Paula Emilia Almeida Martins de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Marta Isaacsson de Souza e |
contributor_str_mv |
Silva, Marta Isaacsson de Souza e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Cinema Interdisciplinaridade Processo criativo Improvisação teatral Escritura cênica |
topic |
Teatro Cinema Interdisciplinaridade Processo criativo Improvisação teatral Escritura cênica Creative Process Performance Arts Screenplay Improvisation Interdisciplinary |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Creative Process Performance Arts Screenplay Improvisation Interdisciplinary |
description |
Esta pesquisa situa-se no campo das criações artísticas interdisciplinares, envolvendo as relações entre teatro e cinema. Seu objetivo é explorar as possibilidades de contribuição entre essas duas artes a fim de destacar possíveis intercâmbios de procedimentos criativos entre as diferenças de suas especificidades de linguagem. De um lado, há a colaboração da improvisação teatral como um dispositivo de composição de um roteiro de cinema. Do outro, há as metodologias do set de filmagem como um gatilho de criação cênica. Assim, intenciona-se a construção de uma escritura cênica a partir de improvisações. Esta propõe-se a não ser exclusivamente teatral e a ter um potencial cinematográfico. O corpus de análise desta investigação é a elaboração de um experimento cênico e de um curta-metragem híbridos, ambos gerados em um processo colaborativo. A metodologia de pesquisa dá-se em três etapas. Primeiramente o desenvolvimento será calcado no estudo das especificidades de ambas linguagens, nutrido por ideias de teóricos do campo das artes cênicas como Walter Benjamin, Patrice Pavis e Roland Barthes, assim como por teóricos do campo do cinema, tais como André Bazin, Cristian Metz e Susan Sontag. A segunda etapa, de caráter empírico, dará origem ao corpus de análise da pesquisa e será realizada no período de seis meses. Chamada de Experimento Interdisciplinar, a prática contou com o elenco de cinco atores e uma equipe de diretores convidados e contemplou a produção de um experimento cênico e de um curta-metragem. A terceira etapa apoia-se na análise do experimento interdisciplinar e de seus resultados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-15T02:24:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/171235 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001054807 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/171235 |
identifier_str_mv |
001054807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/1/001054807.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/2/001054807.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171235/3/001054807.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39de298456617eabd5309101b4f8cff e0bc868c5cbb40d16af10ebaada56ebc 7d5ffd32552cd0baf3bbb19d7a0b7473 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085427160285184 |