Formação de professores em nível de graduação na modalidade EAD : o caso da pedagogia da UDESC - pólo de Criciúma-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Ricardo Luiz de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14840
Resumo: Esta tese decorre de uma pesquisa sobre a formação de professores em nível da graduação na modalidade Educação a Distância - EAD realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Trata-se de um estudo de caso que analisou como se dá o processo de formação de professores no curso de Pedagogia, na modalidade EAD, no pólo situado no município de Criciúma a partir dos tutores e estudantes. Analisa-se as percepções sobre a formação de professores, a expansão da educação superior na modalidade EAD, o projeto pedagógico do curso e o processo de constituição da tutoria. A abordagem da pesquisa foi predominantemente qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são os tutores e estudantes do curso investigado. As técnicas de coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada com 14 tutores, a aplicação do questionário com 194 estudantes e a análise documental. Os dados coletados foram sistematizados a partir dos princípios da análise de conteúdo. Para aprofundar a compreensão do objeto de estudo foi necessário buscar o entendimento das políticas de educação, em especial, aquelas destinadas à formação de professores inspiradas nas recomendações de organismos internacionais e levadas a cabo pelo Estado brasileiro a partir da década de 90 do século XX. De modo complementar buscou-se o estudo de diferentes autores que tratam da formação de professores e suas relações com as perspectivas de formação materializadas na modalidade EAD. Os estudos de Tardif (2003), Tardif; Lessard (2006), Tardif; Lessard; Gauthier (s/d), Popkewitz (1997, 2002), Moraes (2003), Contrerás (2002), Laval (2004) foram fundamentais para compreender e analisar teoricamente as percepções de tutores e estudantes acerca da formação de professores realizada na modalidade EAD. Este estudo mostrou como nas políticas educacionais brasileiras os professores passam a ser protagonistas das reformas educacionais na medida em que precisam ser formados para formar os sujeitos para o mundo do trabalho. Na percepção dos tutores entrevistados, aprender a ser professor não é apenas estudar os cadernos pedagógicos, significa também ter acesso à ambiência universitária onde os estudantes terão contato com diferentes professores e a participação nas diversas oportunidades de aprendizagem oferecidas em uma universidade. A pesquisa demonstrou as dificuldades dos tutores de diferenciar na prática as funções de tutor e professor, principalmente nos momentos onde há intensificação do seu trabalho. A busca desses estudantes pela graduação na modalidade EAD deu-se pela flexibilidade de tempo e pela gratuidade, uma vez que a baixa renda salarial dos mesmos os impedia de fazer curso superior presencial em universidades que cobram mensalidades. Para os estudantes e os tutores, a melhoria do curso requereria investimento na estrutura física, ampliação dos tempos presenciais para estudo, acesso às tecnologias e a construção de práticas de planejamento coletivo. Tanto os estudantes quanto os tutores avaliaram de forma positiva a formação de professores realizada na modalidade EAD, apesar de perceberem as limitações desse processo.
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Os dados coletados foram sistematizados a partir dos princípios da análise de conteúdo. Para aprofundar a compreensão do objeto de estudo foi necessário buscar o entendimento das políticas de educação, em especial, aquelas destinadas à formação de professores inspiradas nas recomendações de organismos internacionais e levadas a cabo pelo Estado brasileiro a partir da década de 90 do século XX. De modo complementar buscou-se o estudo de diferentes autores que tratam da formação de professores e suas relações com as perspectivas de formação materializadas na modalidade EAD. Os estudos de Tardif (2003), Tardif; Lessard (2006), Tardif; Lessard; Gauthier (s/d), Popkewitz (1997, 2002), Moraes (2003), Contrerás (2002), Laval (2004) foram fundamentais para compreender e analisar teoricamente as percepções de tutores e estudantes acerca da formação de professores realizada na modalidade EAD. Este estudo mostrou como nas políticas educacionais brasileiras os professores passam a ser protagonistas das reformas educacionais na medida em que precisam ser formados para formar os sujeitos para o mundo do trabalho. Na percepção dos tutores entrevistados, aprender a ser professor não é apenas estudar os cadernos pedagógicos, significa também ter acesso à ambiência universitária onde os estudantes terão contato com diferentes professores e a participação nas diversas oportunidades de aprendizagem oferecidas em uma universidade. A pesquisa demonstrou as dificuldades dos tutores de diferenciar na prática as funções de tutor e professor, principalmente nos momentos onde há intensificação do seu trabalho. A busca desses estudantes pela graduação na modalidade EAD deu-se pela flexibilidade de tempo e pela gratuidade, uma vez que a baixa renda salarial dos mesmos os impedia de fazer curso superior presencial em universidades que cobram mensalidades. Para os estudantes e os tutores, a melhoria do curso requereria investimento na estrutura física, ampliação dos tempos presenciais para estudo, acesso às tecnologias e a construção de práticas de planejamento coletivo. Tanto os estudantes quanto os tutores avaliaram de forma positiva a formação de professores realizada na modalidade EAD, apesar de perceberem as limitações desse processo.This thesis is on teaching undergraduate course in Distance Learning- DL at the State University of Santa Catarina - UDESC. It presents a case study approach which examined how the process of training future teachers within the course of Pedagogy took place in the DL pole in Criciúma, from undergraduate students’ and tutors’ perspectives. The perceptions on future teachers training, the expansion of higher education in DL, the educational project of the course and the process of tutorial formation have been analyzed. The approach of this investigation was primarily qualitative. The subjects are the tutors and the undergraduate students of the course investigated. The data were obtained from a semi-structured interview with 14 tutors, the implementation of a questionnaire with 194 students and a documentary investigation as well. The collected data were systemized by content analysis principles. In order to fully understand the object of the study, it was necessary to seek the understanding of education policies, especially those aimed at training future teachers, based on the recommendations of international organizations and carried out by the Brazilian state from the decade of 90 in century XX. Thus, the study was complemented by different authors’s investigations that deal with future teachers’ education and their relations with the prospects of DL education. The studies of Tardif (2003), Tardif; Lessard (2006), Tardif; Lessard; Gauthier (s / d), Popkewitz (1997, 2002), Moraes (2003), Contrerás (2002), Laval (2004) were crucial to understand and analyze theoretically tutors’ and undergraduates’ perceptions on teaching educational graduation from DL. This study shows the need of skilled professors to fulfill Brazilian educational policies, in which a tutor is seen as a protagonist in the citizen’s education. For the interviewed tutors learning how to be a teacher does not mean only to study pedagogical text books, it means also to have access to the university environment where students will have contact with different professors and will have a variety of opportunities to learn from its context. The research demonstrates the difficulties of tutors to make a distinction between professors and tutors, especially in times when there is intensification of their work. The college students seek for DL because of its flexibility, in terms of time, and its free fee, since they could not afford private universities. For the DL undergraduate students and tutors, improving the course requires investment in physical structure, more meetings, and access to technologies and shared planning. Both DL students and tutors evaluated in a positive way the Distance Learning program, despite the limitations presented by the process.application/pdfporProfessorFormaçãoEnsino a distânciaPolicies of teachers’ educationDistance learningRelationships of powerTutoringFormação de professores em nível de graduação na modalidade EAD : o caso da pedagogia da UDESC - pólo de Criciúma-SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000669670.pdf000669670.pdfTexto completoapplication/pdf1931514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14840/1/000669670.pdf6fd87c7c246ce2f67dd74a37a767ae74MD51TEXT000669670.pdf.txt000669670.pdf.txtExtracted Texttext/plain634276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14840/2/000669670.pdf.txtc2659d9e0be8a7d45eef1d3fc4ed3be4MD52THUMBNAIL000669670.pdf.jpg000669670.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14840/3/000669670.pdf.jpg6379a93653599c3616c5d9f654549cefMD5310183/148402021-12-06 05:39:06.850039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:39:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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