Tracker Physics : objetos em movimento e registros de representação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meister, Julio César
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150248
Resumo: Esta pesquisa traz um estudo sobre a construção inicial dos conceitos de limites e taxa de variação, com alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Antônio de Castro Alves. Como metodologia utilizamos a perspectiva do Estudo de Caso (PONTE, 2006). O trabalho propõe a utilização do software Tracker Physics, que possibilita a análise de objetos em movimento gravados por vídeo a partir de diferentes registros gerados pelo software, tais como gráficos, tabelas e registros algébricos. Com o uso deste software e da teoria de Duval, procuramos responder à seguinte pergunta norteadora: como os alunos do Ensino Médio compreendem os conceitos de taxa de variação e de limite a partir de objetos em movimento analisados com o Tracker Physics? Por tratar-se de objetos em movimento, utilizamos a Física como meio para trabalharmos os conceitos matemáticos. Antes de chegarmos ao debate sobre limite e taxa de variação, a proposta levanta questões acerca da interpretação de gráficos, tabelas, equações e cálculos numéricos, que não são o escopo principal do trabalho, mas que são importantes para o processo de construção dos conceitos propostos, e a análise dos dados aponta resultados interessantes. Os dados da pesquisa são analisados à luz da teoria dos Registros Semióticos de Duval. Podemos apontar, ao final da pesquisa, que os alunos avançaram na compreensão dos conceitos abordados nas situações apresentadas e analisadas.
id URGS_d6798a113f95cf67a6a52a1a1862b72c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150248
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Meister, Julio CésarNotare, Márcia Rodrigues2016-12-21T02:23:14Z2016http://hdl.handle.net/10183/150248001008381Esta pesquisa traz um estudo sobre a construção inicial dos conceitos de limites e taxa de variação, com alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Antônio de Castro Alves. Como metodologia utilizamos a perspectiva do Estudo de Caso (PONTE, 2006). O trabalho propõe a utilização do software Tracker Physics, que possibilita a análise de objetos em movimento gravados por vídeo a partir de diferentes registros gerados pelo software, tais como gráficos, tabelas e registros algébricos. Com o uso deste software e da teoria de Duval, procuramos responder à seguinte pergunta norteadora: como os alunos do Ensino Médio compreendem os conceitos de taxa de variação e de limite a partir de objetos em movimento analisados com o Tracker Physics? Por tratar-se de objetos em movimento, utilizamos a Física como meio para trabalharmos os conceitos matemáticos. Antes de chegarmos ao debate sobre limite e taxa de variação, a proposta levanta questões acerca da interpretação de gráficos, tabelas, equações e cálculos numéricos, que não são o escopo principal do trabalho, mas que são importantes para o processo de construção dos conceitos propostos, e a análise dos dados aponta resultados interessantes. Os dados da pesquisa são analisados à luz da teoria dos Registros Semióticos de Duval. Podemos apontar, ao final da pesquisa, que os alunos avançaram na compreensão dos conceitos abordados nas situações apresentadas e analisadas.This research brings a study about the initial construction of the concepts of limits and rate of variation, with students of the second year of High School of the School Antônio de Castro Alves. As methodology we use the case study perspective (PONTE, 2006). The work proposes the use of Tracker Physics software, which enables the analysis of moving objects recorded by video from different records generated by the software, such as graphs, tables and algebraic records. With the use of this software and Duval's theory, we try to answer the following guiding question: how do the students of the High School understand the concepts of rate of variation and limit from moving objects analyzed with Tracker Physics? Because we are dealing with moving objects, we use Physics as the means to work on mathematical concepts. Before we reach the debate about limit and rate of variation, the proposal raises questions about the interpretation of graphs, tables, equations and numerical calculations, which are not the main scope of the work, but which are important for the process of construction of the proposed concepts , And the analysis of the data points interesting results. The data of the research is analyzed in light of the theory of the Duval Semiotic Registers. We can point out, at the end of the research, that the students advanced in understanding the concepts addressed in the situations presented and analyzed.application/pdfporSoftware matematicoEnsino médioEnsino e aprendizagemTecnologia digitalSemiotic representationTracker physicsVariation rateIntepretation of graphsTracker Physics : objetos em movimento e registros de representaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001008381.pdf001008381.pdfTexto completoapplication/pdf5926242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150248/1/001008381.pdf92539d648e2cd22715c55db3d2dcf9e6MD51TEXT001008381.pdf.txt001008381.pdf.txtExtracted Texttext/plain212603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150248/2/001008381.pdf.txtf1b4fa98d55e6d02e0d2afed17e157efMD52THUMBNAIL001008381.pdf.jpg001008381.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150248/3/001008381.pdf.jpg61cccbb92481f06d937de41e37b2cf27MD5310183/1502482018-10-30 07:55:48.536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150248Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-30T10:55:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tracker Physics : objetos em movimento e registros de representação
title Tracker Physics : objetos em movimento e registros de representação
spellingShingle Tracker Physics : objetos em movimento e registros de representação
Meister, Julio César
Software matematico
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Tecnologia digital
Semiotic representation
Tracker physics
Variation rate
Intepretation of graphs
title_short Tracker Physics : objetos em movimento e registros de representação
title_full Tracker Physics : objetos em movimento e registros de representação
title_fullStr Tracker Physics : objetos em movimento e registros de representação
title_full_unstemmed Tracker Physics : objetos em movimento e registros de representação
title_sort Tracker Physics : objetos em movimento e registros de representação
author Meister, Julio César
author_facet Meister, Julio César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meister, Julio César
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Software matematico
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Tecnologia digital
topic Software matematico
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Tecnologia digital
Semiotic representation
Tracker physics
Variation rate
Intepretation of graphs
dc.subject.eng.fl_str_mv Semiotic representation
Tracker physics
Variation rate
Intepretation of graphs
description Esta pesquisa traz um estudo sobre a construção inicial dos conceitos de limites e taxa de variação, com alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Antônio de Castro Alves. Como metodologia utilizamos a perspectiva do Estudo de Caso (PONTE, 2006). O trabalho propõe a utilização do software Tracker Physics, que possibilita a análise de objetos em movimento gravados por vídeo a partir de diferentes registros gerados pelo software, tais como gráficos, tabelas e registros algébricos. Com o uso deste software e da teoria de Duval, procuramos responder à seguinte pergunta norteadora: como os alunos do Ensino Médio compreendem os conceitos de taxa de variação e de limite a partir de objetos em movimento analisados com o Tracker Physics? Por tratar-se de objetos em movimento, utilizamos a Física como meio para trabalharmos os conceitos matemáticos. Antes de chegarmos ao debate sobre limite e taxa de variação, a proposta levanta questões acerca da interpretação de gráficos, tabelas, equações e cálculos numéricos, que não são o escopo principal do trabalho, mas que são importantes para o processo de construção dos conceitos propostos, e a análise dos dados aponta resultados interessantes. Os dados da pesquisa são analisados à luz da teoria dos Registros Semióticos de Duval. Podemos apontar, ao final da pesquisa, que os alunos avançaram na compreensão dos conceitos abordados nas situações apresentadas e analisadas.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-21T02:23:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150248
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001008381
url http://hdl.handle.net/10183/150248
identifier_str_mv 001008381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150248/1/001008381.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150248/2/001008381.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150248/3/001008381.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 92539d648e2cd22715c55db3d2dcf9e6
f1b4fa98d55e6d02e0d2afed17e157ef
61cccbb92481f06d937de41e37b2cf27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085387126702080