Construtivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mamede, Inês Cristina de Melo
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256138
Resumo: O propósito desta pesquisa está em agir comprometidamente para a construção de uma sociedade igualitária, pela transformação da ação da escola, no que esta tem de intervenção histórica possível para a qualificação da alfabetização destinada ás classes populares via formação de professores em serviço. A fundamentação teórica baseia-se em três temáticas consideradas como significativas para a contextualização deste estudo, quais sejam as contribuições da Sociologia, da Psicologia e da busca de um pensar e agir interdisciplinar e transdisciplinar, tendo em vista a construção de uma Ciência da Educação. A investigação-ação é o aporte teórico que instrumentaliza esta busca. O estudo de caso focalizou seis professoras alfabetizadoras de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho de campo contou com os achados da investigação-ação e desenvolveu-se em encontros semanais durante o ano letivo de 1992. A análise da pesquisa de campo aponta como categorias significativas para a compreensão da ação docente as próprias questões que foram surgindo com o decorrer do ano letivo evidenciadas na busca da compreensão e qualificação da ação didático-pedagógica, contextualizadas na forma como ocorreu a proposta deste estudo e na história da formação dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa pela sua característica de intervenção na realidade investigada são parte do próprio desenvolvimento da investigação e definem as questões a serem privilegiadas, assim como remetem a preocupações que ficam ou surgem e que serão alvo de reflexão na continuidade de um pensar a prática educacional como transformadora. Logo, a conclusão nada mais é do que um recorte da ação, enquanto assessora de alfabetizadores, refletindo sobre aspectos significativos para a continuidade do trabalho de capacitação de professores. Tem em vista também, apontar caminhos rumo à construção de uma Ciência da Educação que não para, mas se efetiva e continua na reflexão sobre a formação de professores e de assessores em suas construções e reconstruções teórico-práticas. Fica evidente a investigação-ação como forma de pesquisa importante à intervenção na prática cotidiana dos alfabetizadores, visando qualificá-la em termos de um pensar e agir construtivo e crítico, compromissado com a alfabetização das crianças normalmente desprivilegiadas de tal possibilidade e que são as das classes populares.
id URGS_d68b7d2403ac4f981bbe152c055eeebf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256138
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Mamede, Inês Cristina de MeloBordas, Merion Campos2023-03-22T03:24:12Z1992http://hdl.handle.net/10183/256138000090296O propósito desta pesquisa está em agir comprometidamente para a construção de uma sociedade igualitária, pela transformação da ação da escola, no que esta tem de intervenção histórica possível para a qualificação da alfabetização destinada ás classes populares via formação de professores em serviço. A fundamentação teórica baseia-se em três temáticas consideradas como significativas para a contextualização deste estudo, quais sejam as contribuições da Sociologia, da Psicologia e da busca de um pensar e agir interdisciplinar e transdisciplinar, tendo em vista a construção de uma Ciência da Educação. A investigação-ação é o aporte teórico que instrumentaliza esta busca. O estudo de caso focalizou seis professoras alfabetizadoras de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho de campo contou com os achados da investigação-ação e desenvolveu-se em encontros semanais durante o ano letivo de 1992. A análise da pesquisa de campo aponta como categorias significativas para a compreensão da ação docente as próprias questões que foram surgindo com o decorrer do ano letivo evidenciadas na busca da compreensão e qualificação da ação didático-pedagógica, contextualizadas na forma como ocorreu a proposta deste estudo e na história da formação dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa pela sua característica de intervenção na realidade investigada são parte do próprio desenvolvimento da investigação e definem as questões a serem privilegiadas, assim como remetem a preocupações que ficam ou surgem e que serão alvo de reflexão na continuidade de um pensar a prática educacional como transformadora. Logo, a conclusão nada mais é do que um recorte da ação, enquanto assessora de alfabetizadores, refletindo sobre aspectos significativos para a continuidade do trabalho de capacitação de professores. Tem em vista também, apontar caminhos rumo à construção de uma Ciência da Educação que não para, mas se efetiva e continua na reflexão sobre a formação de professores e de assessores em suas construções e reconstruções teórico-práticas. Fica evidente a investigação-ação como forma de pesquisa importante à intervenção na prática cotidiana dos alfabetizadores, visando qualificá-la em termos de um pensar e agir construtivo e crítico, compromissado com a alfabetização das crianças normalmente desprivilegiadas de tal possibilidade e que são as das classes populares.This research proposes a committed attitude towards the construction of a Just society through the transformation of the role of school – as it represents a possible historical intervention – in search of a better qualification for elementary school teachers of lower class schools though the pedagogical formation of teachers in service. Its theoretical basis is founded on three important themes considered to be significant to make up the context of this study. They come from the contributions os Sociology, psychology and the search for na interdisciplinary and transdisciplinary thinking and acting towards the contruction of a Science of Education. The investigation-action is the theoretical contribution that makes possible that goal. This case study was focused six public school teachers in Porto Alegre. The findings of investigation-action were taken into consideration for the fieldwork. That was developed through weekly meetings throughout the academic year of 1992. The fieldwork data analysis points to the very questions that emerged throughout the academic year as significant categories for the understanding of teachers’ action. Those questions came to light in the search of the understanding and qualification of pedagogical action and were within the contexto f the proposed scope of this study and the formation history of its subjects. By its nature of intervention in the investigated reality, the results of the research are parto f the very development of the investigation. They define the questions to be treated as well as refer to preocupations that may arise and constite object of examination considered that education is transformation. Thus our conclusion is nothing more than a segmentation of action assisting elementary school teachers in thinking about significant aspects for the ongoing task of teacher’s qualification. It also aims at pointing out ways to construct a continual Science of Education which comes into existence and keeps going through careful consideration of teacher and assistants’ qualification in their practical-theorierical constructions and reconstructions. It becomes evident that investigation-action is na important formo f research for intervention in daily practice of elementary school techers while it aims at considering this intervention in terms of a critical and constructive thinking and acting committed to the teaching of underprivileged children belonging to lower classes.Esta investigación tiano el propósito de actuar comprometidamente para la construcción de una sociedad igualitaria, por la transformación de la escuela, en lo que esta tiene de intervención histórica posible, para la calificación de la alfabetización que se detina a las clases populares por vía de la formación de maestros an servicio. La fundamentación teórica se basa em tres temas considerados significativos para la contextualización de este estúdio, que provienen de las contribuiciones de la Sociología, de la Psicología y de la búsqueda de um pensar y actuar interdisciplinar y transdisciplinar, considerando a la construcción de uma Ciencia de la Educación. La investigación-acción el aporte teórico que instrumentaliza esta búsqueda. El estúdio enfoco seis maestras alfabetizadoras de una escuela pública municipal de Porto Alegre. La encuesta há contado con lós resultados de la investigación-acción y se desarrolló en encuentros semanales, durante el año lectivo de 1992. El análisis de la encuesta apunta como categorías significativas para la comprensión de la acción docente las próprias cuestiones que fueron surgiendo em el transcurrir del año lectivo, evidenciadas na la búsqueda de la comprensión y calificación de la acción dedático-pedagógica, contextualizadas em la forma como ocurrió la propuesta de este estúdio y em la historia de la formación de lós sujeitos de la encuesta. Los mejores resultados de la investigación, por su característica de intervención em la realidad investigada, hacen parte del próprio desarrollo de la investigación y definen a las cuestines que se deben privilegiar, así como también remiten a preocupaciones que permanecem, o surgen, y que son motivo de reflexión em la continuidad de um pensar la prática educacional como transformadora. Luego, la conclusión no es sino un recorte de la acción, como asesora de alfabetizadores, reflexionando sobre aspectos significativos para la continuidad de capacitación de maestros. Tiene em vista, también, apuntar caminos rumbo a la construcción de una Ciencia de la Educación que no cesa, sino que se efectiva y sigue en la reflexión sobre la formación de maestros y de asesores em sus construcciones y reconstructiones teórico-práticas. Queda evidente la investigación-acción como forma de investigación importante a la intervención em la prática cotidiana de lós alfabetizadores, buscando calificarla em términos de um pensar y actuar constructivo y crítico, comprometido com la alfabetización de niños de ló normal desprovistos de dicha posibilidad, como ló son lós de las clases populares.application/pdfporProfessor alfabetizadorPrática pedagógicaAlfabetizaçãoConstrutivismoConstrutivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1992mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000090296.pdf.txt000090296.pdf.txtExtracted Texttext/plain348282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256138/2/000090296.pdf.txtb7a51b3454ff5bcf65a31dc24ff6b839MD52ORIGINAL000090296.pdfTexto completoapplication/pdf14390968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256138/1/000090296.pdf8b6c2fac8ee85342a4fc53f50d0cf42cMD5110183/2561382023-03-23 03:24:14.222132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256138Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:24:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construtivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadoras
title Construtivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadoras
spellingShingle Construtivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadoras
Mamede, Inês Cristina de Melo
Professor alfabetizador
Prática pedagógica
Alfabetização
Construtivismo
title_short Construtivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadoras
title_full Construtivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadoras
title_fullStr Construtivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadoras
title_full_unstemmed Construtivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadoras
title_sort Construtivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadoras
author Mamede, Inês Cristina de Melo
author_facet Mamede, Inês Cristina de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mamede, Inês Cristina de Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bordas, Merion Campos
contributor_str_mv Bordas, Merion Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Professor alfabetizador
Prática pedagógica
Alfabetização
Construtivismo
topic Professor alfabetizador
Prática pedagógica
Alfabetização
Construtivismo
description O propósito desta pesquisa está em agir comprometidamente para a construção de uma sociedade igualitária, pela transformação da ação da escola, no que esta tem de intervenção histórica possível para a qualificação da alfabetização destinada ás classes populares via formação de professores em serviço. A fundamentação teórica baseia-se em três temáticas consideradas como significativas para a contextualização deste estudo, quais sejam as contribuições da Sociologia, da Psicologia e da busca de um pensar e agir interdisciplinar e transdisciplinar, tendo em vista a construção de uma Ciência da Educação. A investigação-ação é o aporte teórico que instrumentaliza esta busca. O estudo de caso focalizou seis professoras alfabetizadoras de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho de campo contou com os achados da investigação-ação e desenvolveu-se em encontros semanais durante o ano letivo de 1992. A análise da pesquisa de campo aponta como categorias significativas para a compreensão da ação docente as próprias questões que foram surgindo com o decorrer do ano letivo evidenciadas na busca da compreensão e qualificação da ação didático-pedagógica, contextualizadas na forma como ocorreu a proposta deste estudo e na história da formação dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa pela sua característica de intervenção na realidade investigada são parte do próprio desenvolvimento da investigação e definem as questões a serem privilegiadas, assim como remetem a preocupações que ficam ou surgem e que serão alvo de reflexão na continuidade de um pensar a prática educacional como transformadora. Logo, a conclusão nada mais é do que um recorte da ação, enquanto assessora de alfabetizadores, refletindo sobre aspectos significativos para a continuidade do trabalho de capacitação de professores. Tem em vista também, apontar caminhos rumo à construção de uma Ciência da Educação que não para, mas se efetiva e continua na reflexão sobre a formação de professores e de assessores em suas construções e reconstruções teórico-práticas. Fica evidente a investigação-ação como forma de pesquisa importante à intervenção na prática cotidiana dos alfabetizadores, visando qualificá-la em termos de um pensar e agir construtivo e crítico, compromissado com a alfabetização das crianças normalmente desprivilegiadas de tal possibilidade e que são as das classes populares.
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-22T03:24:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256138
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000090296
url http://hdl.handle.net/10183/256138
identifier_str_mv 000090296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256138/2/000090296.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256138/1/000090296.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7a51b3454ff5bcf65a31dc24ff6b839
8b6c2fac8ee85342a4fc53f50d0cf42c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085612451004416