A matheuristic approach for solving the high school timetabling problem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Arton Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140451
Resumo: A geração de quadros de horários escolares é um problema clássico de otimização que tem sido largamente estudado devido a sua importâncias prática e teórica. O problema consiste em alocar um conjunto de aulas entre professor-turma em períodos de tempo pré-determinados, satisfazendo diferentes tipos de requisitos. Devido a natureza combinatória do problema, a resolução de instâncias médias e grandes torna-se uma tarefa desafiadora. Quando recursos são escassos, mesmo uma solução factível pode ser difícil de ser encontrada. Várias técnicas tem sido propostas na literatura científica para resolver o problema de geração de quadros de horários escolares, no entanto, métodos robustos ainda não existem. Visto que o uso de métodos exatos, como por exemplo, técnicas de programação matemática, não podem ser utilizados na prática, para resolver instâncias grandes da realidade, meta-heurísticas e meta-heurísticas híbridas são usadas com frequência como abordagens de resolução. Nesta pequisa, são desenvolvidas técnicas que combinam programação matemática e heurísticas, denominadas mateheurísticas, para resolver de maneira eficiente e robusta algumas variações de problemas de geração de quadros de horários escolares. Embora neste trabalho sejam abordados problemas encontrados no contexto de instituições brasileiras, os métodos propostos também podem ser aplicados em problemas similares oriundo de outros países.
id URGS_d6fcf14dc115e539d1f76ea2189b012f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140451
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dornelles, Arton PereiraBuriol, Luciana SaleteAraújo, Olinto César Bassi de2016-05-06T02:22:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/140451000991184A geração de quadros de horários escolares é um problema clássico de otimização que tem sido largamente estudado devido a sua importâncias prática e teórica. O problema consiste em alocar um conjunto de aulas entre professor-turma em períodos de tempo pré-determinados, satisfazendo diferentes tipos de requisitos. Devido a natureza combinatória do problema, a resolução de instâncias médias e grandes torna-se uma tarefa desafiadora. Quando recursos são escassos, mesmo uma solução factível pode ser difícil de ser encontrada. Várias técnicas tem sido propostas na literatura científica para resolver o problema de geração de quadros de horários escolares, no entanto, métodos robustos ainda não existem. Visto que o uso de métodos exatos, como por exemplo, técnicas de programação matemática, não podem ser utilizados na prática, para resolver instâncias grandes da realidade, meta-heurísticas e meta-heurísticas híbridas são usadas com frequência como abordagens de resolução. Nesta pequisa, são desenvolvidas técnicas que combinam programação matemática e heurísticas, denominadas mateheurísticas, para resolver de maneira eficiente e robusta algumas variações de problemas de geração de quadros de horários escolares. Embora neste trabalho sejam abordados problemas encontrados no contexto de instituições brasileiras, os métodos propostos também podem ser aplicados em problemas similares oriundo de outros países.The school timetabling is a classic optimization problem that has been extensively studied due to its practical and theoretical importance. It consists in scheduling a set of class-teacher meetings in a prefixed period of time, satisfying requirements of different types. Given the combinatorial nature of this problem, solving medium and large instances of timetabling to optimality is a challenging task. When resources are tight, it is often difficult to find even a feasible solution. Several techniques have been developed in the scientific literature to tackle the high school timetabling problem, however, robust solvers do not exist yet. Since the use of exact methods, such as mathematical programming techniques, is considered impracticable to solve large real world instances, metaheuristics and hybrid metaheuristics are the most used solution approaches. In this research we develop techniques that combine mathematical programming and heuristics, so-called matheuristics, to solve efficiently and in a robust way some variants of the high school timetabling problem. Although we pay special attention to problems arising in Brazilian institutions, the proposed methods can also be applied to problems from different countries.application/pdfengProgramação matemáticaOtimizacao combinatoriaGrade de horáriosEnsino médio : BrasilHigh school timetablingMathematical programmingMeta-heuristicsMatheuristicsFix-and-optimizeA matheuristic approach for solving the high school timetabling problemUma abordagem matheurística para resolver o problema de geração de quadros de horários escolares do ensino médio info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991184.pdf000991184.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1456580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140451/1/000991184.pdf78d08b971275e1bd3309e437869c2621MD51TEXT000991184.pdf.txt000991184.pdf.txtExtracted Texttext/plain276447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140451/2/000991184.pdf.txt620acc3419674a1efb8ac5058201812cMD52THUMBNAIL000991184.pdf.jpg000991184.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140451/3/000991184.pdf.jpgc719ea8a4f8af5daebfcdbe9eaf30b99MD5310183/1404512021-05-07 05:04:39.418448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:04:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A matheuristic approach for solving the high school timetabling problem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Uma abordagem matheurística para resolver o problema de geração de quadros de horários escolares do ensino médio
title A matheuristic approach for solving the high school timetabling problem
spellingShingle A matheuristic approach for solving the high school timetabling problem
Dornelles, Arton Pereira
Programação matemática
Otimizacao combinatoria
Grade de horários
Ensino médio : Brasil
High school timetabling
Mathematical programming
Meta-heuristics
Matheuristics
Fix-and-optimize
title_short A matheuristic approach for solving the high school timetabling problem
title_full A matheuristic approach for solving the high school timetabling problem
title_fullStr A matheuristic approach for solving the high school timetabling problem
title_full_unstemmed A matheuristic approach for solving the high school timetabling problem
title_sort A matheuristic approach for solving the high school timetabling problem
author Dornelles, Arton Pereira
author_facet Dornelles, Arton Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Arton Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Buriol, Luciana Salete
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Araújo, Olinto César Bassi de
contributor_str_mv Buriol, Luciana Salete
Araújo, Olinto César Bassi de
dc.subject.por.fl_str_mv Programação matemática
Otimizacao combinatoria
Grade de horários
Ensino médio : Brasil
topic Programação matemática
Otimizacao combinatoria
Grade de horários
Ensino médio : Brasil
High school timetabling
Mathematical programming
Meta-heuristics
Matheuristics
Fix-and-optimize
dc.subject.eng.fl_str_mv High school timetabling
Mathematical programming
Meta-heuristics
Matheuristics
Fix-and-optimize
description A geração de quadros de horários escolares é um problema clássico de otimização que tem sido largamente estudado devido a sua importâncias prática e teórica. O problema consiste em alocar um conjunto de aulas entre professor-turma em períodos de tempo pré-determinados, satisfazendo diferentes tipos de requisitos. Devido a natureza combinatória do problema, a resolução de instâncias médias e grandes torna-se uma tarefa desafiadora. Quando recursos são escassos, mesmo uma solução factível pode ser difícil de ser encontrada. Várias técnicas tem sido propostas na literatura científica para resolver o problema de geração de quadros de horários escolares, no entanto, métodos robustos ainda não existem. Visto que o uso de métodos exatos, como por exemplo, técnicas de programação matemática, não podem ser utilizados na prática, para resolver instâncias grandes da realidade, meta-heurísticas e meta-heurísticas híbridas são usadas com frequência como abordagens de resolução. Nesta pequisa, são desenvolvidas técnicas que combinam programação matemática e heurísticas, denominadas mateheurísticas, para resolver de maneira eficiente e robusta algumas variações de problemas de geração de quadros de horários escolares. Embora neste trabalho sejam abordados problemas encontrados no contexto de instituições brasileiras, os métodos propostos também podem ser aplicados em problemas similares oriundo de outros países.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-06T02:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140451
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991184
url http://hdl.handle.net/10183/140451
identifier_str_mv 000991184
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140451/1/000991184.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140451/2/000991184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140451/3/000991184.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 78d08b971275e1bd3309e437869c2621
620acc3419674a1efb8ac5058201812c
c719ea8a4f8af5daebfcdbe9eaf30b99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085361613799424