Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Titoni, Milena
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14970
Resumo: Este trabalho relata uma proposta metodológica fundamentada na perspectiva construtivista, que teve como objetivo investigar a contribuição da utilização de atividades experimentais realizadas com materiais alternativos e de baixo custo no aprendizado de conteúdos de química. A pesquisa foi realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio/SC. As atividades experimentais foram desenvolvidas com o intuito de promover a interação dos alunos com seus colegas e professor. Durante a realização destas atividades procurou-se levantar as concepções espontâneas dos alunos, que têm por base o conhecimento prévio a respeito dos fenômenos em estudo. A investigação se delineou como um estudo qualitativo, de caráter descritivo das análises das respostas coletadas nos dados de pré e pós-testes realizados com os alunos, embora também se tenha quantificado com números algumas respostas dos mesmos. Os resultados dessa intervenção didática indicaram que a contextualização de atividades experimentais, valorizando os conhecimentos prévios, as interações entre aluno-aluno e aluno-professor pode ser uma boa forma de contribuir para a melhoria do ensino de química, assim como, para ampliar o nível de aprendizagem dos alunos, dos conteúdos fundamentais de química.
id URGS_d7345db97220d1eb6d16940f34262a0d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14970
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Titoni, MilenaDel Pino, Jose Claudio2009-01-21T04:12:57Z2008http://hdl.handle.net/10183/14970000674447Este trabalho relata uma proposta metodológica fundamentada na perspectiva construtivista, que teve como objetivo investigar a contribuição da utilização de atividades experimentais realizadas com materiais alternativos e de baixo custo no aprendizado de conteúdos de química. A pesquisa foi realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio/SC. As atividades experimentais foram desenvolvidas com o intuito de promover a interação dos alunos com seus colegas e professor. Durante a realização destas atividades procurou-se levantar as concepções espontâneas dos alunos, que têm por base o conhecimento prévio a respeito dos fenômenos em estudo. A investigação se delineou como um estudo qualitativo, de caráter descritivo das análises das respostas coletadas nos dados de pré e pós-testes realizados com os alunos, embora também se tenha quantificado com números algumas respostas dos mesmos. Os resultados dessa intervenção didática indicaram que a contextualização de atividades experimentais, valorizando os conhecimentos prévios, as interações entre aluno-aluno e aluno-professor pode ser uma boa forma de contribuir para a melhoria do ensino de química, assim como, para ampliar o nível de aprendizagem dos alunos, dos conteúdos fundamentais de química.This work explains a methodological proposition based on the construtivist perspective, that had as objective to investigate the contribution of the use of experimental activities carried through with low cost alternative materials in the learning of chemistry contents. The research was carried through with pupils of 2nd levels of High School of Sombrio Federal Agrotechnical School/SC. The experimental activities had been developed with intention to promote the interaction of the pupils with their colleagues and teacher. During the accomplishment of these activities it was looked to raise the spontaneous conceptions of the pupils, who have as base the previous knowledge regarding the phenomena in study. The inquiry delineated itself as a qualitative study with descriptive character of the analyses of the collected answers in the data of the previous and after-tests carried through with the pupils, even so it has quantified with numbers some answers of those students. The results of this didactic intervention had indicated that the contextualization of experimental activities, valorizing the previous knowledge, the interactions between pupil-pupil and pupil-teacher can be a good way to contribute for the improvement of the chemistry education, as well as, to extend the level of learning of the pupils in the basic contents of chemistry.application/pdfporQuímica : EnsinoMetodologia do ensinoDidática experimentalEnsino médioDidatica : Estudo de casoEducation in chemistryExperimental activitiesQuotidianUm estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000674447.pdf000674447.pdfTexto completoapplication/pdf1700810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14970/1/000674447.pdfc581fd8746cbfa9c02f3499426c1541aMD51TEXT000674447.pdf.txt000674447.pdf.txtExtracted Texttext/plain209439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14970/2/000674447.pdf.txt83620afc0fb8eed3793c29cb1946a977MD52THUMBNAIL000674447.pdf.jpg000674447.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14970/3/000674447.pdf.jpg742b5f98e1ec4ecc3686257af81f493cMD5310183/149702022-08-11 04:42:47.383365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14970Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-11T07:42:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
title Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
spellingShingle Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
Titoni, Milena
Química : Ensino
Metodologia do ensino
Didática experimental
Ensino médio
Didatica : Estudo de caso
Education in chemistry
Experimental activities
Quotidian
title_short Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
title_full Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
title_fullStr Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
title_full_unstemmed Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
title_sort Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
author Titoni, Milena
author_facet Titoni, Milena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Titoni, Milena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
contributor_str_mv Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Química : Ensino
Metodologia do ensino
Didática experimental
Ensino médio
Didatica : Estudo de caso
topic Química : Ensino
Metodologia do ensino
Didática experimental
Ensino médio
Didatica : Estudo de caso
Education in chemistry
Experimental activities
Quotidian
dc.subject.eng.fl_str_mv Education in chemistry
Experimental activities
Quotidian
description Este trabalho relata uma proposta metodológica fundamentada na perspectiva construtivista, que teve como objetivo investigar a contribuição da utilização de atividades experimentais realizadas com materiais alternativos e de baixo custo no aprendizado de conteúdos de química. A pesquisa foi realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio/SC. As atividades experimentais foram desenvolvidas com o intuito de promover a interação dos alunos com seus colegas e professor. Durante a realização destas atividades procurou-se levantar as concepções espontâneas dos alunos, que têm por base o conhecimento prévio a respeito dos fenômenos em estudo. A investigação se delineou como um estudo qualitativo, de caráter descritivo das análises das respostas coletadas nos dados de pré e pós-testes realizados com os alunos, embora também se tenha quantificado com números algumas respostas dos mesmos. Os resultados dessa intervenção didática indicaram que a contextualização de atividades experimentais, valorizando os conhecimentos prévios, as interações entre aluno-aluno e aluno-professor pode ser uma boa forma de contribuir para a melhoria do ensino de química, assim como, para ampliar o nível de aprendizagem dos alunos, dos conteúdos fundamentais de química.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-01-21T04:12:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14970
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000674447
url http://hdl.handle.net/10183/14970
identifier_str_mv 000674447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14970/1/000674447.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14970/2/000674447.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14970/3/000674447.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c581fd8746cbfa9c02f3499426c1541a
83620afc0fb8eed3793c29cb1946a977
742b5f98e1ec4ecc3686257af81f493c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085136936468480