Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187631 |
Resumo: | Neste trabalho, foi investigada a utilização do aplicativo Socrative© (aplicativo de feedback instantâneo de respostas), como ferramenta para potencializar a atenção no desenvolvimento da aprendizagem significativa (David Ausubel) de estudantes de engenharia, em uma disciplina de física. Partindo de metodologias ativas como Peer Instruction (Eric Mazur), verificou-se que esse aplicativo potencializa a atenção que, por sua vez, é condição necessária para a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa que avalia sujeitos (estudantes do segundo semestre de engenharia da PUCRS) em suas aprendizagens, a partir de seus relatos, quando utilizam uma lista impressa de exercícios e quando realizam um único exercício no Socrative©. A fim de verificar a eficácia do aplicativo, utilizou-se um aparelho de EEG, Neurosky®®, para comparar os diferentes níveis de atenção dos estudantes com o uso do aplicativo e sem a presença dele (os exercícios são feitos no papel). Este estudo apresenta resultados favoráveis ao uso do Socrative©, uma vez que incentiva o engajamento em aula, motivado pelo uso dessa tecnologia, e aumenta a atenção, visto que não há elementos distratores como os presentes em uma lista com várias opções de exercícios. Nesse contexto, o Socrative© proporciona ao estudante níveis mais aprofundados de atenção que são fundamentais para a elaboração de Aprendizagens Significativas. |
id |
URGS_d849653151b98fe0282f28ca8ccf741f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187631 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Vettori, MarceloZaro, Milton Antonio2019-01-04T04:03:47Z2018http://hdl.handle.net/10183/187631001083277Neste trabalho, foi investigada a utilização do aplicativo Socrative© (aplicativo de feedback instantâneo de respostas), como ferramenta para potencializar a atenção no desenvolvimento da aprendizagem significativa (David Ausubel) de estudantes de engenharia, em uma disciplina de física. Partindo de metodologias ativas como Peer Instruction (Eric Mazur), verificou-se que esse aplicativo potencializa a atenção que, por sua vez, é condição necessária para a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa que avalia sujeitos (estudantes do segundo semestre de engenharia da PUCRS) em suas aprendizagens, a partir de seus relatos, quando utilizam uma lista impressa de exercícios e quando realizam um único exercício no Socrative©. A fim de verificar a eficácia do aplicativo, utilizou-se um aparelho de EEG, Neurosky®®, para comparar os diferentes níveis de atenção dos estudantes com o uso do aplicativo e sem a presença dele (os exercícios são feitos no papel). Este estudo apresenta resultados favoráveis ao uso do Socrative©, uma vez que incentiva o engajamento em aula, motivado pelo uso dessa tecnologia, e aumenta a atenção, visto que não há elementos distratores como os presentes em uma lista com várias opções de exercícios. Nesse contexto, o Socrative© proporciona ao estudante níveis mais aprofundados de atenção que são fundamentais para a elaboração de Aprendizagens Significativas.In this research the use of Socrative© (instant feedback response application) was investigated as a tool to enhance attention in the development of meaningful learning (David Ausubel) of engineering students in a physics course. Starting from active methodologies such as Peer Instruction (Eric Mazur), it was verified that this application enhances the attention that is, in turn, a condition, among others, necessary for learning. This is a research in which the subjects (second semester students of engineering at PUCRS) are evaluated on their learning from their accounts when using a printed list of exercises compared to performing a single exercise in Socrative©. In order to verify the effectiveness of the application, an EEG device, Neurosky® was used to compare the different levels of attention of the students when using the application versus the printed list. This study presents favorable results to the use of Socrative©, as it encourages classroom engagement, motivated by the use of this technology, as well as increasing attention in the absence of distracting elements, such as, the list with exercise options. In this context, the Socrative© provides the student with more in-depth levels of attention that are central to the development of meaningful learning.application/pdfporAprendizagem significativaAtençãoAttentionNeurosky®Socrative©Peer InstructionMeaningful LearningAtenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083277.pdf.txt001083277.pdf.txtExtracted Texttext/plain193691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187631/2/001083277.pdf.txt450f1a6457b9d10d816b75659d39b286MD52ORIGINAL001083277.pdfTexto completoapplication/pdf8820980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187631/1/001083277.pdf51ba2e6ba6cde9638c3a9cfd2b477460MD5110183/1876312019-01-05 04:05:17.967041oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-05T06:05:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica |
title |
Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica |
spellingShingle |
Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica Vettori, Marcelo Aprendizagem significativa Atenção Attention Neurosky® Socrative© Peer Instruction Meaningful Learning |
title_short |
Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica |
title_full |
Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica |
title_fullStr |
Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica |
title_full_unstemmed |
Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica |
title_sort |
Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica |
author |
Vettori, Marcelo |
author_facet |
Vettori, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vettori, Marcelo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zaro, Milton Antonio |
contributor_str_mv |
Zaro, Milton Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Atenção |
topic |
Aprendizagem significativa Atenção Attention Neurosky® Socrative© Peer Instruction Meaningful Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Attention Neurosky® Socrative© Peer Instruction Meaningful Learning |
description |
Neste trabalho, foi investigada a utilização do aplicativo Socrative© (aplicativo de feedback instantâneo de respostas), como ferramenta para potencializar a atenção no desenvolvimento da aprendizagem significativa (David Ausubel) de estudantes de engenharia, em uma disciplina de física. Partindo de metodologias ativas como Peer Instruction (Eric Mazur), verificou-se que esse aplicativo potencializa a atenção que, por sua vez, é condição necessária para a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa que avalia sujeitos (estudantes do segundo semestre de engenharia da PUCRS) em suas aprendizagens, a partir de seus relatos, quando utilizam uma lista impressa de exercícios e quando realizam um único exercício no Socrative©. A fim de verificar a eficácia do aplicativo, utilizou-se um aparelho de EEG, Neurosky®®, para comparar os diferentes níveis de atenção dos estudantes com o uso do aplicativo e sem a presença dele (os exercícios são feitos no papel). Este estudo apresenta resultados favoráveis ao uso do Socrative©, uma vez que incentiva o engajamento em aula, motivado pelo uso dessa tecnologia, e aumenta a atenção, visto que não há elementos distratores como os presentes em uma lista com várias opções de exercícios. Nesse contexto, o Socrative© proporciona ao estudante níveis mais aprofundados de atenção que são fundamentais para a elaboração de Aprendizagens Significativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-04T04:03:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187631 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001083277 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187631 |
identifier_str_mv |
001083277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187631/2/001083277.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187631/1/001083277.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
450f1a6457b9d10d816b75659d39b286 51ba2e6ba6cde9638c3a9cfd2b477460 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085463998857216 |