Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vettori, Marcelo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187631
Resumo: Neste trabalho, foi investigada a utilização do aplicativo Socrative© (aplicativo de feedback instantâneo de respostas), como ferramenta para potencializar a atenção no desenvolvimento da aprendizagem significativa (David Ausubel) de estudantes de engenharia, em uma disciplina de física. Partindo de metodologias ativas como Peer Instruction (Eric Mazur), verificou-se que esse aplicativo potencializa a atenção que, por sua vez, é condição necessária para a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa que avalia sujeitos (estudantes do segundo semestre de engenharia da PUCRS) em suas aprendizagens, a partir de seus relatos, quando utilizam uma lista impressa de exercícios e quando realizam um único exercício no Socrative©. A fim de verificar a eficácia do aplicativo, utilizou-se um aparelho de EEG, Neurosky®®, para comparar os diferentes níveis de atenção dos estudantes com o uso do aplicativo e sem a presença dele (os exercícios são feitos no papel). Este estudo apresenta resultados favoráveis ao uso do Socrative©, uma vez que incentiva o engajamento em aula, motivado pelo uso dessa tecnologia, e aumenta a atenção, visto que não há elementos distratores como os presentes em uma lista com várias opções de exercícios. Nesse contexto, o Socrative© proporciona ao estudante níveis mais aprofundados de atenção que são fundamentais para a elaboração de Aprendizagens Significativas.
id URGS_d849653151b98fe0282f28ca8ccf741f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187631
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vettori, MarceloZaro, Milton Antonio2019-01-04T04:03:47Z2018http://hdl.handle.net/10183/187631001083277Neste trabalho, foi investigada a utilização do aplicativo Socrative© (aplicativo de feedback instantâneo de respostas), como ferramenta para potencializar a atenção no desenvolvimento da aprendizagem significativa (David Ausubel) de estudantes de engenharia, em uma disciplina de física. Partindo de metodologias ativas como Peer Instruction (Eric Mazur), verificou-se que esse aplicativo potencializa a atenção que, por sua vez, é condição necessária para a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa que avalia sujeitos (estudantes do segundo semestre de engenharia da PUCRS) em suas aprendizagens, a partir de seus relatos, quando utilizam uma lista impressa de exercícios e quando realizam um único exercício no Socrative©. A fim de verificar a eficácia do aplicativo, utilizou-se um aparelho de EEG, Neurosky®®, para comparar os diferentes níveis de atenção dos estudantes com o uso do aplicativo e sem a presença dele (os exercícios são feitos no papel). Este estudo apresenta resultados favoráveis ao uso do Socrative©, uma vez que incentiva o engajamento em aula, motivado pelo uso dessa tecnologia, e aumenta a atenção, visto que não há elementos distratores como os presentes em uma lista com várias opções de exercícios. Nesse contexto, o Socrative© proporciona ao estudante níveis mais aprofundados de atenção que são fundamentais para a elaboração de Aprendizagens Significativas.In this research the use of Socrative© (instant feedback response application) was investigated as a tool to enhance attention in the development of meaningful learning (David Ausubel) of engineering students in a physics course. Starting from active methodologies such as Peer Instruction (Eric Mazur), it was verified that this application enhances the attention that is, in turn, a condition, among others, necessary for learning. This is a research in which the subjects (second semester students of engineering at PUCRS) are evaluated on their learning from their accounts when using a printed list of exercises compared to performing a single exercise in Socrative©. In order to verify the effectiveness of the application, an EEG device, Neurosky® was used to compare the different levels of attention of the students when using the application versus the printed list. This study presents favorable results to the use of Socrative©, as it encourages classroom engagement, motivated by the use of this technology, as well as increasing attention in the absence of distracting elements, such as, the list with exercise options. In this context, the Socrative© provides the student with more in-depth levels of attention that are central to the development of meaningful learning.application/pdfporAprendizagem significativaAtençãoAttentionNeurosky®Socrative©Peer InstructionMeaningful LearningAtenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083277.pdf.txt001083277.pdf.txtExtracted Texttext/plain193691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187631/2/001083277.pdf.txt450f1a6457b9d10d816b75659d39b286MD52ORIGINAL001083277.pdfTexto completoapplication/pdf8820980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187631/1/001083277.pdf51ba2e6ba6cde9638c3a9cfd2b477460MD5110183/1876312019-01-05 04:05:17.967041oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-05T06:05:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica
title Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica
spellingShingle Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica
Vettori, Marcelo
Aprendizagem significativa
Atenção
Attention
Neurosky®
Socrative©
Peer Instruction
Meaningful Learning
title_short Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica
title_full Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica
title_fullStr Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica
title_full_unstemmed Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica
title_sort Atenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica
author Vettori, Marcelo
author_facet Vettori, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vettori, Marcelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zaro, Milton Antonio
contributor_str_mv Zaro, Milton Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Atenção
topic Aprendizagem significativa
Atenção
Attention
Neurosky®
Socrative©
Peer Instruction
Meaningful Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Attention
Neurosky®
Socrative©
Peer Instruction
Meaningful Learning
description Neste trabalho, foi investigada a utilização do aplicativo Socrative© (aplicativo de feedback instantâneo de respostas), como ferramenta para potencializar a atenção no desenvolvimento da aprendizagem significativa (David Ausubel) de estudantes de engenharia, em uma disciplina de física. Partindo de metodologias ativas como Peer Instruction (Eric Mazur), verificou-se que esse aplicativo potencializa a atenção que, por sua vez, é condição necessária para a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa que avalia sujeitos (estudantes do segundo semestre de engenharia da PUCRS) em suas aprendizagens, a partir de seus relatos, quando utilizam uma lista impressa de exercícios e quando realizam um único exercício no Socrative©. A fim de verificar a eficácia do aplicativo, utilizou-se um aparelho de EEG, Neurosky®®, para comparar os diferentes níveis de atenção dos estudantes com o uso do aplicativo e sem a presença dele (os exercícios são feitos no papel). Este estudo apresenta resultados favoráveis ao uso do Socrative©, uma vez que incentiva o engajamento em aula, motivado pelo uso dessa tecnologia, e aumenta a atenção, visto que não há elementos distratores como os presentes em uma lista com várias opções de exercícios. Nesse contexto, o Socrative© proporciona ao estudante níveis mais aprofundados de atenção que são fundamentais para a elaboração de Aprendizagens Significativas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-04T04:03:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187631
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001083277
url http://hdl.handle.net/10183/187631
identifier_str_mv 001083277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187631/2/001083277.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187631/1/001083277.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 450f1a6457b9d10d816b75659d39b286
51ba2e6ba6cde9638c3a9cfd2b477460
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085463998857216