Perspectivas da educação superior e a qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27681 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo encontrar projeções para a Educação Superior nas próximas décadas, levando em consideração a importância da qualidade. A pesquisa realiza-se a partir da análise de conteúdo de documentos selecionados, das organizações UNESCO e OECD, segundo os critérios: ano de publicação, relação com temas atuais, e conteúdos contemplando a Educação Superior global. Foram definidas como categorias referentes: Educação Superior, qualidade e internacionalização, as quais apoiam o objeto de estudo e proporcionam as bases das categorias conceituais, análise de conteúdo e políticas projetivas. Autores como Harvey, Franco, Morosini, Dias Sobrinho, Leite, Woodhouse e Segrera fundamentam o estudo. A partir das contribuições teóricas dos autores junto aos fatos projetivos encontrados nos documentos, decorre o desvelamento das principais áreas a serem trabalhadas no futuro da Educação Superior: globalização, envolvendo a internacionalização, a política e economia e a cooperação entre instituições e organizações; a expansão, envolvendo estudos demográficos, processos de acesso e permanência e a empregabilidade; e por fim, a ética e seus envolvimentos com a responsabilidade social e a sustentabilidade. |
id |
URGS_d866ed0cb54d546b17938c0b774b31c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27681 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Ribeiro, Cristina ZanettiniFranco, Maria Estela Dal Pai2011-02-04T05:59:31Z2010http://hdl.handle.net/10183/27681000766247O estudo tem como objetivo encontrar projeções para a Educação Superior nas próximas décadas, levando em consideração a importância da qualidade. A pesquisa realiza-se a partir da análise de conteúdo de documentos selecionados, das organizações UNESCO e OECD, segundo os critérios: ano de publicação, relação com temas atuais, e conteúdos contemplando a Educação Superior global. Foram definidas como categorias referentes: Educação Superior, qualidade e internacionalização, as quais apoiam o objeto de estudo e proporcionam as bases das categorias conceituais, análise de conteúdo e políticas projetivas. Autores como Harvey, Franco, Morosini, Dias Sobrinho, Leite, Woodhouse e Segrera fundamentam o estudo. A partir das contribuições teóricas dos autores junto aos fatos projetivos encontrados nos documentos, decorre o desvelamento das principais áreas a serem trabalhadas no futuro da Educação Superior: globalização, envolvendo a internacionalização, a política e economia e a cooperação entre instituições e organizações; a expansão, envolvendo estudos demográficos, processos de acesso e permanência e a empregabilidade; e por fim, a ética e seus envolvimentos com a responsabilidade social e a sustentabilidade.The study aims to find projections for Higher Education in the coming decades, taking into consideration the importance of quality. The research is carried out from the content analysis of selected documents, organizations, UNESCO and OECD, based on criteria: year of publication; relationship with current themes and content, covering higher education globally. The reference categories were: higher education, quality and internationalization, and they support the object of study and provide the basis of conceptual categories, content analysis and policy projective. Authors such as Harvey, Franco, Morosini, Dias, Sobrinho, Leite, Woodhouse and Segrera support to the study. From the theoretical contributions of authors from the facts found in documents projective, it follows the unveiling of the main areas to be worked on the Future of Higher Education: Globalization, involving internationalization, politics and economics and cooperation between institutions and organizations; expansion, involving demographics, processes of access and retention and employability; and finally, ethics and their involvement with social responsibility and sustainability.application/pdfporEducação superiorUniversidadeResponsabilidade socialQualidadeHigher educationQualityProjectionGlobalizationPerspectivas da educação superior e a qualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766247.pdf000766247.pdfTexto completoapplication/pdf2029040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27681/1/000766247.pdf860cf9039e014853285c10e37b88804dMD51TEXT000766247.pdf.txt000766247.pdf.txtExtracted Texttext/plain337723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27681/2/000766247.pdf.txt859b15f55875cd5597ea146832ba9809MD52THUMBNAIL000766247.pdf.jpg000766247.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27681/3/000766247.pdf.jpgfbd430aa0997fec0493c1ce7fa7adc1dMD5310183/276812018-10-11 09:17:36.957oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27681Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T12:17:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas da educação superior e a qualidade |
title |
Perspectivas da educação superior e a qualidade |
spellingShingle |
Perspectivas da educação superior e a qualidade Ribeiro, Cristina Zanettini Educação superior Universidade Responsabilidade social Qualidade Higher education Quality Projection Globalization |
title_short |
Perspectivas da educação superior e a qualidade |
title_full |
Perspectivas da educação superior e a qualidade |
title_fullStr |
Perspectivas da educação superior e a qualidade |
title_full_unstemmed |
Perspectivas da educação superior e a qualidade |
title_sort |
Perspectivas da educação superior e a qualidade |
author |
Ribeiro, Cristina Zanettini |
author_facet |
Ribeiro, Cristina Zanettini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Cristina Zanettini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Maria Estela Dal Pai |
contributor_str_mv |
Franco, Maria Estela Dal Pai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Universidade Responsabilidade social Qualidade |
topic |
Educação superior Universidade Responsabilidade social Qualidade Higher education Quality Projection Globalization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Quality Projection Globalization |
description |
O estudo tem como objetivo encontrar projeções para a Educação Superior nas próximas décadas, levando em consideração a importância da qualidade. A pesquisa realiza-se a partir da análise de conteúdo de documentos selecionados, das organizações UNESCO e OECD, segundo os critérios: ano de publicação, relação com temas atuais, e conteúdos contemplando a Educação Superior global. Foram definidas como categorias referentes: Educação Superior, qualidade e internacionalização, as quais apoiam o objeto de estudo e proporcionam as bases das categorias conceituais, análise de conteúdo e políticas projetivas. Autores como Harvey, Franco, Morosini, Dias Sobrinho, Leite, Woodhouse e Segrera fundamentam o estudo. A partir das contribuições teóricas dos autores junto aos fatos projetivos encontrados nos documentos, decorre o desvelamento das principais áreas a serem trabalhadas no futuro da Educação Superior: globalização, envolvendo a internacionalização, a política e economia e a cooperação entre instituições e organizações; a expansão, envolvendo estudos demográficos, processos de acesso e permanência e a empregabilidade; e por fim, a ética e seus envolvimentos com a responsabilidade social e a sustentabilidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-02-04T05:59:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27681 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000766247 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27681 |
identifier_str_mv |
000766247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27681/1/000766247.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27681/2/000766247.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27681/3/000766247.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
860cf9039e014853285c10e37b88804d 859b15f55875cd5597ea146832ba9809 fbd430aa0997fec0493c1ce7fa7adc1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800308998867517440 |