Construção e validação de manual educativo para cuidadores familiares de pessoas idosas após Acidente Vascular Cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuhrmann, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196992
Resumo: Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de mortes e incapacidades, acometendo principalmente a população idosa. As sequelas ocasionadas pela doença fazem com que a pessoa idosa dependa de cuidados de outras pessoas. Os cuidadores familiares, frequentemente, possuem dúvidas e dificuldades nos cuidados a serem realizados no domicílio, evidenciando-se a necessidade de material de apoio. Objetivo: Construir e validar um manual educativo para cuidadores familiares de pessoas idosas dependentes de cuidados após o AVC. Métodos: Estudo metodológico composto por quatro etapas: grupo focal, elaboração do manual, validação de conteúdo e validação de aparência. A primeira etapa constou de um grupo focal com cinco cuidadores, para identificar as suas dúvidas e dificuldades quanto ao cuidado no domicílio à pessoa idosa dependente após o AVC. Na segunda etapa, foi elaborado o manual educativo pelo grupo de pesquisa. Na terceira, ocorreu a validação de conteúdo por consenso de 18 especialistas, e a validação de aparência, por 12 cuidadores, na quarta etapa. A pesquisa foi realizada com cuidadores familiares de idosos em acompanhamento na Linha de Cuidado do AVC do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC); enfermeiros que atuavam na mesma instituição; e enfermeiros do grupo de pesquisa. A análise dos dados se baseou na análise temática, no cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e consenso da população-alvo (75%). O projeto obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição sob o nº 18007. Resultados: Na primeira etapa, formularam-se quatro categorias: Tornar-se cuidador de um familiar após AVC; Dificuldades vivenciadas; Despreparo para lidar com o familiar dependente; e Estratégias de enfrentamento. Na segunda etapa elaborou-se o manual educativo. No consenso de especialistas, obteve-se IVC global de 0,97 e, na validação de aparência, consenso de 95,51% pela população-alvo. Conclusão: Foi construído um manual educativo para cuidadores familiares de pessoas idosas após o AVC e validado quanto ao conteúdo pelos especialistas, e à aparência pela população-alvo. Poderá ser utilizado pelas instituições que assistem a pessoa idosa dependente de cuidados após o AVC e seus cuidadores, como forma de reforço das orientações dos profissionais.
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spelling Fuhrmann, Ana CláudiaPaskulin, Lisiane Manganelli Girardi2019-07-17T02:36:01Z2019http://hdl.handle.net/10183/196992001095428Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de mortes e incapacidades, acometendo principalmente a população idosa. As sequelas ocasionadas pela doença fazem com que a pessoa idosa dependa de cuidados de outras pessoas. Os cuidadores familiares, frequentemente, possuem dúvidas e dificuldades nos cuidados a serem realizados no domicílio, evidenciando-se a necessidade de material de apoio. Objetivo: Construir e validar um manual educativo para cuidadores familiares de pessoas idosas dependentes de cuidados após o AVC. Métodos: Estudo metodológico composto por quatro etapas: grupo focal, elaboração do manual, validação de conteúdo e validação de aparência. A primeira etapa constou de um grupo focal com cinco cuidadores, para identificar as suas dúvidas e dificuldades quanto ao cuidado no domicílio à pessoa idosa dependente após o AVC. Na segunda etapa, foi elaborado o manual educativo pelo grupo de pesquisa. Na terceira, ocorreu a validação de conteúdo por consenso de 18 especialistas, e a validação de aparência, por 12 cuidadores, na quarta etapa. A pesquisa foi realizada com cuidadores familiares de idosos em acompanhamento na Linha de Cuidado do AVC do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC); enfermeiros que atuavam na mesma instituição; e enfermeiros do grupo de pesquisa. A análise dos dados se baseou na análise temática, no cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e consenso da população-alvo (75%). O projeto obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição sob o nº 18007. Resultados: Na primeira etapa, formularam-se quatro categorias: Tornar-se cuidador de um familiar após AVC; Dificuldades vivenciadas; Despreparo para lidar com o familiar dependente; e Estratégias de enfrentamento. Na segunda etapa elaborou-se o manual educativo. No consenso de especialistas, obteve-se IVC global de 0,97 e, na validação de aparência, consenso de 95,51% pela população-alvo. Conclusão: Foi construído um manual educativo para cuidadores familiares de pessoas idosas após o AVC e validado quanto ao conteúdo pelos especialistas, e à aparência pela população-alvo. Poderá ser utilizado pelas instituições que assistem a pessoa idosa dependente de cuidados após o AVC e seus cuidadores, como forma de reforço das orientações dos profissionais.Introduction: Stroke is the main causes of death and disabilities, specially in aging population. Stroke’ sequels become the older adult dependent of caregivers. Often, the family caregivers present concerns about the care at home and it is necessary support material. Aim: To construct and validate educational handbook to family caregivers of older adults dependents on care after stroke. Methods: Methodological study with four stages: focus group, handbook elaboration, content validation and appearance validation. The first stage it consisted of the focus group with five caregivers to identify concerns and difficulties related to the care of dependent older adults post stroke at home. The educational handbook was elaborated by research group at the second stage. In the third stage, content validation was performed by consensus of 18 experts and the appearance validation by 12 caregivers in the fourth stage. The research was conducted with family caregivers of older adults from Linha de Cuidado do AVC of Hospital Nossa Senhora da Conceição (HSNC); Nurses from the HSNC; and nurses from research group. Thematic analyses was performed, calculation of Content Validity Index (CVI) and consensus target population (75%). The project was approved by Research Ethics Committee of Grupo Hospitalar Conceição (nº 18007). Results: In the firts stage, four categories were formulated: become caregiver of a family member post stroke; Difficulties experienced; Unpreparedness to handle with the dependent family member; and Coping strategies. The educational handbook was developed in the second stage. The experts consensus obtained global CVI of 0.97, and in the appearance consensus of 95.51% by the target population. Conclusion: The educational handbook was developed to family caregivers of older adults post stroke and validated the content by experts, and the appearance by target poulation. It can be used by institutions that assist dependent older adults after stroke and their caregivers to reinforce professional orientations.Introducción: el Accidente Vascular del Cerebral (AVC) es una de las principales causas de muertes e incapacidades, afectando principalmente a la población anciana. Las secuelas ocasionadas por la enfermedad hacen que la persona mayor dependa del cuidado de otras personas. A menudo los cuidadores familiares tienen dudas y dificultades en los cuidados a realizar en el domicilio, evidenciándose la necesidad de material de apoyo. Objetivo: construir y validar un manual educativo para cuidadores familiares de personas ancianas dependientes de cuidados después de AVC. Métodos: estudio metodológico compuesto por cuatro etapas: grupo focal, elaboración del manual, validación de contenido y validación de apariencia. En la primera etapa, se realizó un grupo focal con cinco cuidadores, para identificar sus dudas y dificultades en el cuidado en el domicilio a la persona anciana dependiente después del AVC. En la segunda etapa, se elaboró el manual educativo por el grupo de investigación. En la tercera, se realizó la validación del contenido por consenso de 18 expertos y, la validación de apariencia, por 12 cuidadores, en la cuarta etapa. La investigación fue realizada con cuidadores familiares de ancianos en seguimiento en la Línha de Cuidado do AVC del Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC); enfermeros que actúan en la misma institución; y enfermeros del grupo de investigación. Para análisis de los datos, se realizó análisis temáticos, cálculo del Índice de Validez de Contenido (IVC) y consenso de la población-objetivo (75%). El proyecto obtuvo aprobación por el Comité de Ética en Investigación del Grupo Hospitalar Conceição con el número 18007. Resultados: en la primera etapa, se formularon cuatro categorías: Hacerse cuidador de un familiar después del AVC; Dificultades vivenciadas; Despreparo para tratar con el familiar dependiente; y Estrategias de enfrentamiento. En la segunda etapa se elaboró el manual educativo. En el consenso de expertos, se obtuvo un IVC global de 0,97 y, en la validación de apariencia, consenso del 95,51% por la población-objetivo. Conclusión: Fue construido un manual educativo para cuidadores familiares de personas ancianas después de AVC y validado en cuanto al contenido, por los expertos, y la apariencia, por la población-objetivo. Puede ser utilizado por las instituciones que asisten a la persona anciana dependiente de cuidados después de AVC y sus cuidadores, como forma de refuerzo de las orientaciones de los profesionales.application/pdfporCuidadoresIdosoAcidente vascular cerebralCaregiversAgedStrokeHandbooksValidation studiesNursingAncianoAccidente cerebrovascularManualesEstudios de validaciónEnfermeríaConstrução e validação de manual educativo para cuidadores familiares de pessoas idosas após Acidente Vascular Cerebralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095428.pdf.txt001095428.pdf.txtExtracted Texttext/plain184080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196992/2/001095428.pdf.txt0206ac6d842f771bc39d37759141c39cMD52ORIGINAL001095428.pdfTexto completoapplication/pdf7165000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196992/1/001095428.pdf9948bde5bb6510281ac61ef8c79575c4MD5110183/1969922022-09-04 04:50:32.196567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-04T07:50:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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