Construção e validação de protocolo de intervenções educativas para cuidadores familiares de idosos após acidente vascular cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Naiana Oliveira dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158249
Resumo: Introdução: Cuidar de idosos acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) dependentes constitui-se uma situação frequente para muitas famílias. A utilização de protocolos sistematizados de cuidados que auxiliem enfermeiros na orientação aos cuidadores familiares no domicílio, é uma prática ainda pouco explorada no contexto nacional. Objetivo: Construir e validar um protocolo de intervenções educativas de cuidado domiciliar para cuidadores familiares de idosos após AVC. Métodos: Estudo metodológico conduzido em três etapas. Etapa 1: construção do protocolo de intervenção educativa direcionado ao cuidador familiar de idosos com AVC, através de revisão integrativa de literatura com 12 artigos internacionais. Etapa 2: avaliação do conteúdo do protocolo por pré-teste com oito especialistas multiprofissionais em AVC. Etapa 3: validação do protocolo por especialistas nas áreas da saúde do idoso e da atenção domiciliar, por meio da Técnica Delphi em duas rodadas (com 42 participantes, e 36 participantes, respectivamente). A avaliação da concordância entre os mesmos foi realizada pela Escala Likert para cada orientação até ser atingido o nível de 75%, para os itens “concordo” e “concordo plenamente” da Escala de Likert. Para a coleta dos dados nessa etapa, foi utilizado o ambiente virtual cognito forms. Os dados foram apresentados segundo estatística descritiva e analisados a partir do referencial teórico sobre o tema. O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA (150442). Resultados: A construção do protocolo, conforme a revisão integrativa de 12 artigos internacionais foi organizada em 12 domínios: Orientações sobre o AVC; Suporte Emocional; Utilização da Rede de Atenção à Saúde; Alimentação; Vias Aéreas; Medicações; Higiene; Cuidado com a Pele; Eliminações; Vestir/Despir; Posicionamento e Transferência; Prevenção de Quedas. No pré-teste, os especialistas avaliaram a clareza e o entendimento dos domínios do protocolo e sugeriram a inclusão ou modificação em algumas orientações. Ao final da primeira rodada de validação do protocolo pela Técnica Delphi foram alteradas orientações nos domínios: Orientações sobre o AVC; Suporte Emocional; Alimentação; Medicações. Além disso, foram introduzidas novas orientações nos domínios: Orientações sobre o AVC; Suporte Emocional; Utilização da Rede de Atenção à Saúde; Alimentação; Cuidados com a pele; Eliminações; Medicações. No domínio Vias Aéreas, foram incluídos dois novos subitens: Limpeza do Aspirador e do Copo de Aspiração; Aspiração Nasofaríngea e Orofaríngea. No domínio Higiene, foi incluído um novo subitem: Higiene dos pés. As orientações nos domínios Utilização da Rede de Atenção à Saúde (uma orientações), Alimentação (uma orientação), e Eliminações (uma orientação), não obtiveram consenso. Na segunda rodada, as orientações do protocolo sem concordância foram reapresentadas, e todas obtiveram consenso nessa rodada. Conclusões: Este estudo permitiu validar um protocolo com 12 domínios de orientações educativas ao cuidador familiar de idosos após AVC no domicílio. Todas as orientações obtiveram consenso, sinalizando que os domínios do protocolo e as orientações desenvolvidas são consistentes. Dessa forma, esse protocolo poderá ser utilizado para auxiliar no cotidiano do enfermeiro que acompanha cuidadores familiares e idosos após AVC no domicílio.
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spelling Santos, Naiana Oliveira dosPaskulin, Lisiane Manganelli Girardi2017-05-20T02:42:30Z2017http://hdl.handle.net/10183/158249001021077Introdução: Cuidar de idosos acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) dependentes constitui-se uma situação frequente para muitas famílias. A utilização de protocolos sistematizados de cuidados que auxiliem enfermeiros na orientação aos cuidadores familiares no domicílio, é uma prática ainda pouco explorada no contexto nacional. Objetivo: Construir e validar um protocolo de intervenções educativas de cuidado domiciliar para cuidadores familiares de idosos após AVC. Métodos: Estudo metodológico conduzido em três etapas. Etapa 1: construção do protocolo de intervenção educativa direcionado ao cuidador familiar de idosos com AVC, através de revisão integrativa de literatura com 12 artigos internacionais. Etapa 2: avaliação do conteúdo do protocolo por pré-teste com oito especialistas multiprofissionais em AVC. Etapa 3: validação do protocolo por especialistas nas áreas da saúde do idoso e da atenção domiciliar, por meio da Técnica Delphi em duas rodadas (com 42 participantes, e 36 participantes, respectivamente). A avaliação da concordância entre os mesmos foi realizada pela Escala Likert para cada orientação até ser atingido o nível de 75%, para os itens “concordo” e “concordo plenamente” da Escala de Likert. Para a coleta dos dados nessa etapa, foi utilizado o ambiente virtual cognito forms. Os dados foram apresentados segundo estatística descritiva e analisados a partir do referencial teórico sobre o tema. O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA (150442). Resultados: A construção do protocolo, conforme a revisão integrativa de 12 artigos internacionais foi organizada em 12 domínios: Orientações sobre o AVC; Suporte Emocional; Utilização da Rede de Atenção à Saúde; Alimentação; Vias Aéreas; Medicações; Higiene; Cuidado com a Pele; Eliminações; Vestir/Despir; Posicionamento e Transferência; Prevenção de Quedas. No pré-teste, os especialistas avaliaram a clareza e o entendimento dos domínios do protocolo e sugeriram a inclusão ou modificação em algumas orientações. Ao final da primeira rodada de validação do protocolo pela Técnica Delphi foram alteradas orientações nos domínios: Orientações sobre o AVC; Suporte Emocional; Alimentação; Medicações. Além disso, foram introduzidas novas orientações nos domínios: Orientações sobre o AVC; Suporte Emocional; Utilização da Rede de Atenção à Saúde; Alimentação; Cuidados com a pele; Eliminações; Medicações. No domínio Vias Aéreas, foram incluídos dois novos subitens: Limpeza do Aspirador e do Copo de Aspiração; Aspiração Nasofaríngea e Orofaríngea. No domínio Higiene, foi incluído um novo subitem: Higiene dos pés. As orientações nos domínios Utilização da Rede de Atenção à Saúde (uma orientações), Alimentação (uma orientação), e Eliminações (uma orientação), não obtiveram consenso. Na segunda rodada, as orientações do protocolo sem concordância foram reapresentadas, e todas obtiveram consenso nessa rodada. Conclusões: Este estudo permitiu validar um protocolo com 12 domínios de orientações educativas ao cuidador familiar de idosos após AVC no domicílio. Todas as orientações obtiveram consenso, sinalizando que os domínios do protocolo e as orientações desenvolvidas são consistentes. Dessa forma, esse protocolo poderá ser utilizado para auxiliar no cotidiano do enfermeiro que acompanha cuidadores familiares e idosos após AVC no domicílio.Introduction: Caring for the dependent older adults post stroke constitutes frequent situation for many families. The use of systematized care protocols that assist nurses in the orientation of family caregivers at home is a practice that is little explored in the national context. Objective: To construct and validate a protocol of educational interventions of home care for family caregivers of older adults after stroke. Methods: Methodological study conducted in three stages. Step 1: Construction of educational intervention protocol to family caregivers of older adults with stroke through Integrative Review (IR) of literature with 12 international manuscripts. Step 2: Evaluation the content of the protocol for pre-test with 8 experts of multidisciplinary team in stroke. Step 3: Validation of the protocol by specialists in the areas of older adults health and home care, through the Delphi Technique in two rounds (with 42 participants, and 36 participants). The assessment of agreement between them was performed by the Likert Scale for each orientation until 75% level was reached, for the "agree" and "fully agree" items of the Likert Scale. For the data collection in this stage, the virtual environment cognito forms was used. The data were presented according to descriptive statistics and analyzed from the theoretical framework about the theme. Project approved by the Research Ethics Committee of HCPA (150442). Results: After IR the protocol was organized in 12 domains: orientations related to stroke; emotional support; how to access the health services; nutrition; airway; medications; hygiene; skin care; physiological eliminations; dress/undress; positioning and transfering; prevent falls. In the pre-test, the experts assessed the clarity and understanding of the protocol domains and suggested inclusion or modification in some orientations. At the end of the first round of protocol validation by the Delphi Technique, orientations were changed in the domains: orientations related to stroke; emotional support; nutrition; medications. Furthermore, new orientations have been introduced in the domains: orientations related to stroke; emotional support; how to access the health services; nutrition; skin care; physiological eliminations; medications. In the Airway domain, two new sub-items were included: Vacuum Cleaner and Aspiration Cup; Nasopharyngeal and Oropharyngeal Aspiration. In the domain Hygiene, a new subitem has been added: foot Hygiene. The orientations in the domains how to access the health services (one orientations), nutrition (one orientation) and physiological eliminations (one orientation), did not obtain consensus. In the second round, the protocol orientations without agreement were resubmitted, and all they obtained consensus in this round. Conclusion: This study allowed validating a protocol with 12 domains of educational orientations to the family caregiver of the older adults after stroke at home. All the orientations obtained consensus, signaling that the protocol domains and the orientations developed are consistent. Thus, the protocol can be used to help the daily routine of nurse that accompanying family caregivers and older adults after stroke at home.Introducción: El cuidado de los pacientes ancianos con accidente cerebrovascular (ACV) dependientes representa una situación común para muchas familias. El uso de protocolos sistemáticos de cuidado para ayudar a los enfermeros en la orientación a los cuidadores familiares en casa, es una práctica todavía poco explorada en el contexto nacional. Objetivo: Construir y validar un protocolo de intervenciones educativas de atención a domicílio para los cuidadores familiares de ancianos después del ACV. Métodos: Estudio metodológico llevado a cabo en tres etapas. Paso 1: Construcción del protocolo de intervención educativa dirigida a los cuidadores de personas mayores con AVC, através de revisión integradora de literatura con 12 artículos internacionales. Paso 2: Evaluación del contenido del protocolo por prueba previa con ocho expertos multiprofesionales en AVC. Paso 3: Validación del protocolo por expertos en el campo de la salud de los ancianos y de cuidado en el hogar, por medio de la Técnica Delphi en dos rondas (con 42 participantes y 36 participantes, respectivamente). La evaluación del acuerdo entre ellos se llevó a cabo mediante la Escala Likert para cada dirección hasta que alcance el nivel de 75% para los artículos "de acuerdo" y "totalmente de acuerdo" de la Escala Likert. Para recoger los datos en esta etapa, se utilizó el entorno virtual cognito forms. Los datos se presentaron de acuerdo con la estadística descriptiva y se analizaron desde el marco teórico sobre el tema. El Proyecto fue aprobado por el Comité de Ética de Investigación de HCPA (150442). Resultados: La construcción del protocolo, conforme la revisión integradora de 12 artículos internacionales se organizó en 12 áreas: Orientación acerca del accidente cerebrovascular; El apoyo emocional; El uso de la Red de Atención de la Salud; Alimentación; Vías respiratorias; Medicamentos; Higiene; Cuidado de la piel; Eliminaciones; Vestir/desnudar; Posicionamiento y Transferencia; Prevención de caídas. En las pruebas previas, los expertos evaluaron la claridad y la comprensión de los campos de protocolo y sugirieron la inclusión o modificación de ciertas orientaciones. Al final de la primera ronda de validación del protocolo mediante la Técnica Delphi fueron alteradas orientaciones en las áreas: Orientación acerca del ACV; Apoyo emocional; Alimentación; Medicamentos. Además, las nuevas directrices se introdujeron en las áreas: Orientaciones acerca del AVC; El apoyo emocional; El uso de la Red de Atención de la Salud; Alimentación; Cuidados con la piel; Eliminaciones; Los medicamentos. En el campo de las Vías Respiratorias, fueron incluidos dos nuevos artículos: Limpieza de la Aspiradora y del Vaso de Aspiración; Aspiración Nasofaríngea y la Orofaríngea. En el área de la Higiene, fue incluido un nuevo elemento: Higiene de los pies. Las directrices en las áreas de Utilización de la Red de Atención a la Salud (una orientaciones), Alimentación (una orientación), e Eliminaciones (una orientación), no se llegó a un consenso. En la segunda ronda, las orientaciones del protocolo sin acuerdo fueron presentados de nuevo, y todas obtuvieron consenso en esta ronda. Conclusiones: Este estudio permitió validar un protocolo con 12 áreas de orientaciones educativas al cuidador familiar de ancianos después del ACV en casa. Todas las directrices obtuvieron consenso, lo que indica que las áreas de protocolo y directrices desarrolladas son consistentes. Por lo tanto, este protocolo se puede utilizar para ayudar en el cotidiano del enfermero que acompaña cuidadores familiares y ancianos después del ACV en su domicilio.application/pdfporAcidente vascular cerebralIdosoCuidadores : FamíliaServiços de assistência domiciliarStrokeValidation studiesNursingCaregiversHome care servicesAccidente cerebrovascularEstudios de validaciónEnfermeríaServicios de atención de salud a domicilioConstrução e validação de protocolo de intervenções educativas para cuidadores familiares de idosos após acidente vascular cerebralConstruct and validate of protocol of educational intervention at home for caregivers of older adults post stroke Construcción y validación de protocolo de intervenciones educativas para los cuidadores de pacientes de edad avanzada después del accidente cerebrovascular info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021077.pdf001021077.pdfTexto completoapplication/pdf2916709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158249/1/001021077.pdfcc5190e110e533ca77963c0d69bd45f0MD51TEXT001021077.pdf.txt001021077.pdf.txtExtracted Texttext/plain532660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158249/2/001021077.pdf.txt1b443f3ccd6a66070a6e6856d29c272cMD52THUMBNAIL001021077.pdf.jpg001021077.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158249/3/001021077.pdf.jpg648843053539160717d3b888ebd62700MD5310183/1582492018-10-30 08:12:06.843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-30T11:12:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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