Corpo e arte na performance escrita de Anaïs Nin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo, Camila Nascimento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226263
Resumo: Este trabalho tem por objetivo explorar o universo artístico e as manifestações do corpo em contos de Anaïs Nin, reunidos nos livros Delta of Venus e Little Birds. A autora traz para seus contos a relação de personagens e cenários com diferentes linguagens artísticas para compor as histórias eróticas. Partindo desse pressuposto, o teor artístico é o cerne da minha pesquisa, tornando uma leitura de prazer em fruição, segundo a teoria de Roland Barthes (2010). O primeiro capítulo desta dissertação traz uma abordagem teórica a respeito da sexualidade, revisando tópicos sobre a manifestação do discurso erótico e pornográfico, o interdito na cultura ocidental e a condição das mulheres quanto aos corpos, as relações e a produção literária. O segundo capítulo aborda alguns conceitos de performance, no campo das artes, enquanto ação, e no âmbito literário, biográfico e crítico, em que o ato de escrever coloca em cena o pessoal e político. Apresento algumas informações sobre a vida e obra de Anaïs Nin e seu desejo de tornar-se uma obra de arte. No terceiro capítulo, realizo uma leitura de contos selecionados da coleção Erotica de Anaïs Nin em campo expandido, utilizando o conceito proposto por Rosalind Krauss (2008), dentre os quais destaco “Marianne”, “The Veiled Woman”, “Two Sisters”, “Hilda and Rango”. Além dos já citados, estudo as obras de Bataille, Foucault, Eliane Robert Moraes, Graciela Ravetti e outros autores como base teórica para esta dissertação. Concluo que, ao escrever sobre arte e erotismo com base nas próprias experiências, Anaïs Nin escreve como performer, colocando-se na própria obra de arte. Ao escrever sobre sua obra, realizo uma performance crítica em Literatura Comparada.
id URGS_d97bdf1d156f1ac8a31692fe5dec0f6b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226263
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cardozo, Camila NascimentoPavani, Cinara Ferreira2021-08-28T04:29:24Z2021http://hdl.handle.net/10183/226263001130384Este trabalho tem por objetivo explorar o universo artístico e as manifestações do corpo em contos de Anaïs Nin, reunidos nos livros Delta of Venus e Little Birds. A autora traz para seus contos a relação de personagens e cenários com diferentes linguagens artísticas para compor as histórias eróticas. Partindo desse pressuposto, o teor artístico é o cerne da minha pesquisa, tornando uma leitura de prazer em fruição, segundo a teoria de Roland Barthes (2010). O primeiro capítulo desta dissertação traz uma abordagem teórica a respeito da sexualidade, revisando tópicos sobre a manifestação do discurso erótico e pornográfico, o interdito na cultura ocidental e a condição das mulheres quanto aos corpos, as relações e a produção literária. O segundo capítulo aborda alguns conceitos de performance, no campo das artes, enquanto ação, e no âmbito literário, biográfico e crítico, em que o ato de escrever coloca em cena o pessoal e político. Apresento algumas informações sobre a vida e obra de Anaïs Nin e seu desejo de tornar-se uma obra de arte. No terceiro capítulo, realizo uma leitura de contos selecionados da coleção Erotica de Anaïs Nin em campo expandido, utilizando o conceito proposto por Rosalind Krauss (2008), dentre os quais destaco “Marianne”, “The Veiled Woman”, “Two Sisters”, “Hilda and Rango”. Além dos já citados, estudo as obras de Bataille, Foucault, Eliane Robert Moraes, Graciela Ravetti e outros autores como base teórica para esta dissertação. Concluo que, ao escrever sobre arte e erotismo com base nas próprias experiências, Anaïs Nin escreve como performer, colocando-se na própria obra de arte. Ao escrever sobre sua obra, realizo uma performance crítica em Literatura Comparada.This work aims to explore the artistic universe and the manifestations of body in short stories by Anaïs Nin, gathered in the books Delta of Venus and Little Birds. The author brings to her stories the relationship of characters and scenarios with different artistic languages to compose the erotica. Based on this assumption, the artistic content is at the heart of my research, turning a reading of pleasure into fruition, according to Roland Barthes’ theory (2010). The first chapter of this thesis brings a theoretical approach regarding sexuality, reviewing topics about the manifestation of erotic and pornographic discourse, the interdiction in Western culture and the condition of women regarding bodies, relationships and literary production. The second chapter deals with some concepts of performance, in the field of arts, as an action, and in the literary, biographical and critical spheres, as the act of writing puts the personal and political on the scene. I present some information about Anaïs Nin’s life and work and her desire to become an artwork. In the third chapter, I read selected short stories from Anaïs Nin's Erotica collection in an expanded field, using the concept proposed by Rosalind Krauss, among which I highlight “Marianne”, “The Veiled Woman”, “Two Sisters”, “Hilda and Rango”.. In addition to those already mentioned, I study the works of Bataille, Foucault, Eliane Robert Moraes, Graciela Ravetti and other authors as a theoretical basis for this thesis. I conclude that, when writing about art and eroticism based on her own experiences, Anaïs Nin writes as a performer, turning herself into her artwork. Writing on her work, I perform a critical reading in Comparative Literature.application/pdfporNin, Anais, 1903-PerformanceLiteratura comparadaLiteraturaDelta of VenusLittle BirdsComparative LiteratureCorpo e arte na performance escrita de Anaïs Nininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130384.pdf.txt001130384.pdf.txtExtracted Texttext/plain256723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226263/2/001130384.pdf.txtc5d4cf1cfd632134b123b28c1cd39830MD52ORIGINAL001130384.pdfTexto completoapplication/pdf1015802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226263/1/001130384.pdffe998276e5cd3420a90cd11d8045515fMD5110183/2262632021-09-19 04:25:46.03081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:25:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo e arte na performance escrita de Anaïs Nin
title Corpo e arte na performance escrita de Anaïs Nin
spellingShingle Corpo e arte na performance escrita de Anaïs Nin
Cardozo, Camila Nascimento
Nin, Anais, 1903-
Performance
Literatura comparada
Literatura
Delta of Venus
Little Birds
Comparative Literature
title_short Corpo e arte na performance escrita de Anaïs Nin
title_full Corpo e arte na performance escrita de Anaïs Nin
title_fullStr Corpo e arte na performance escrita de Anaïs Nin
title_full_unstemmed Corpo e arte na performance escrita de Anaïs Nin
title_sort Corpo e arte na performance escrita de Anaïs Nin
author Cardozo, Camila Nascimento
author_facet Cardozo, Camila Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo, Camila Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavani, Cinara Ferreira
contributor_str_mv Pavani, Cinara Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Nin, Anais, 1903-
Performance
Literatura comparada
Literatura
topic Nin, Anais, 1903-
Performance
Literatura comparada
Literatura
Delta of Venus
Little Birds
Comparative Literature
dc.subject.eng.fl_str_mv Delta of Venus
Little Birds
Comparative Literature
description Este trabalho tem por objetivo explorar o universo artístico e as manifestações do corpo em contos de Anaïs Nin, reunidos nos livros Delta of Venus e Little Birds. A autora traz para seus contos a relação de personagens e cenários com diferentes linguagens artísticas para compor as histórias eróticas. Partindo desse pressuposto, o teor artístico é o cerne da minha pesquisa, tornando uma leitura de prazer em fruição, segundo a teoria de Roland Barthes (2010). O primeiro capítulo desta dissertação traz uma abordagem teórica a respeito da sexualidade, revisando tópicos sobre a manifestação do discurso erótico e pornográfico, o interdito na cultura ocidental e a condição das mulheres quanto aos corpos, as relações e a produção literária. O segundo capítulo aborda alguns conceitos de performance, no campo das artes, enquanto ação, e no âmbito literário, biográfico e crítico, em que o ato de escrever coloca em cena o pessoal e político. Apresento algumas informações sobre a vida e obra de Anaïs Nin e seu desejo de tornar-se uma obra de arte. No terceiro capítulo, realizo uma leitura de contos selecionados da coleção Erotica de Anaïs Nin em campo expandido, utilizando o conceito proposto por Rosalind Krauss (2008), dentre os quais destaco “Marianne”, “The Veiled Woman”, “Two Sisters”, “Hilda and Rango”. Além dos já citados, estudo as obras de Bataille, Foucault, Eliane Robert Moraes, Graciela Ravetti e outros autores como base teórica para esta dissertação. Concluo que, ao escrever sobre arte e erotismo com base nas próprias experiências, Anaïs Nin escreve como performer, colocando-se na própria obra de arte. Ao escrever sobre sua obra, realizo uma performance crítica em Literatura Comparada.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-28T04:29:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226263
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130384
url http://hdl.handle.net/10183/226263
identifier_str_mv 001130384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226263/2/001130384.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226263/1/001130384.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5d4cf1cfd632134b123b28c1cd39830
fe998276e5cd3420a90cd11d8045515f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085562059587584