Corpo e arte na performance escrita de Anaïs Nin
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226263 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo explorar o universo artístico e as manifestações do corpo em contos de Anaïs Nin, reunidos nos livros Delta of Venus e Little Birds. A autora traz para seus contos a relação de personagens e cenários com diferentes linguagens artísticas para compor as histórias eróticas. Partindo desse pressuposto, o teor artístico é o cerne da minha pesquisa, tornando uma leitura de prazer em fruição, segundo a teoria de Roland Barthes (2010). O primeiro capítulo desta dissertação traz uma abordagem teórica a respeito da sexualidade, revisando tópicos sobre a manifestação do discurso erótico e pornográfico, o interdito na cultura ocidental e a condição das mulheres quanto aos corpos, as relações e a produção literária. O segundo capítulo aborda alguns conceitos de performance, no campo das artes, enquanto ação, e no âmbito literário, biográfico e crítico, em que o ato de escrever coloca em cena o pessoal e político. Apresento algumas informações sobre a vida e obra de Anaïs Nin e seu desejo de tornar-se uma obra de arte. No terceiro capítulo, realizo uma leitura de contos selecionados da coleção Erotica de Anaïs Nin em campo expandido, utilizando o conceito proposto por Rosalind Krauss (2008), dentre os quais destaco “Marianne”, “The Veiled Woman”, “Two Sisters”, “Hilda and Rango”. Além dos já citados, estudo as obras de Bataille, Foucault, Eliane Robert Moraes, Graciela Ravetti e outros autores como base teórica para esta dissertação. Concluo que, ao escrever sobre arte e erotismo com base nas próprias experiências, Anaïs Nin escreve como performer, colocando-se na própria obra de arte. Ao escrever sobre sua obra, realizo uma performance crítica em Literatura Comparada. |
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Cardozo, Camila NascimentoPavani, Cinara Ferreira2021-08-28T04:29:24Z2021http://hdl.handle.net/10183/226263001130384Este trabalho tem por objetivo explorar o universo artístico e as manifestações do corpo em contos de Anaïs Nin, reunidos nos livros Delta of Venus e Little Birds. A autora traz para seus contos a relação de personagens e cenários com diferentes linguagens artísticas para compor as histórias eróticas. Partindo desse pressuposto, o teor artístico é o cerne da minha pesquisa, tornando uma leitura de prazer em fruição, segundo a teoria de Roland Barthes (2010). O primeiro capítulo desta dissertação traz uma abordagem teórica a respeito da sexualidade, revisando tópicos sobre a manifestação do discurso erótico e pornográfico, o interdito na cultura ocidental e a condição das mulheres quanto aos corpos, as relações e a produção literária. O segundo capítulo aborda alguns conceitos de performance, no campo das artes, enquanto ação, e no âmbito literário, biográfico e crítico, em que o ato de escrever coloca em cena o pessoal e político. Apresento algumas informações sobre a vida e obra de Anaïs Nin e seu desejo de tornar-se uma obra de arte. No terceiro capítulo, realizo uma leitura de contos selecionados da coleção Erotica de Anaïs Nin em campo expandido, utilizando o conceito proposto por Rosalind Krauss (2008), dentre os quais destaco “Marianne”, “The Veiled Woman”, “Two Sisters”, “Hilda and Rango”. Além dos já citados, estudo as obras de Bataille, Foucault, Eliane Robert Moraes, Graciela Ravetti e outros autores como base teórica para esta dissertação. Concluo que, ao escrever sobre arte e erotismo com base nas próprias experiências, Anaïs Nin escreve como performer, colocando-se na própria obra de arte. Ao escrever sobre sua obra, realizo uma performance crítica em Literatura Comparada.This work aims to explore the artistic universe and the manifestations of body in short stories by Anaïs Nin, gathered in the books Delta of Venus and Little Birds. The author brings to her stories the relationship of characters and scenarios with different artistic languages to compose the erotica. Based on this assumption, the artistic content is at the heart of my research, turning a reading of pleasure into fruition, according to Roland Barthes’ theory (2010). The first chapter of this thesis brings a theoretical approach regarding sexuality, reviewing topics about the manifestation of erotic and pornographic discourse, the interdiction in Western culture and the condition of women regarding bodies, relationships and literary production. The second chapter deals with some concepts of performance, in the field of arts, as an action, and in the literary, biographical and critical spheres, as the act of writing puts the personal and political on the scene. I present some information about Anaïs Nin’s life and work and her desire to become an artwork. In the third chapter, I read selected short stories from Anaïs Nin's Erotica collection in an expanded field, using the concept proposed by Rosalind Krauss, among which I highlight “Marianne”, “The Veiled Woman”, “Two Sisters”, “Hilda and Rango”.. In addition to those already mentioned, I study the works of Bataille, Foucault, Eliane Robert Moraes, Graciela Ravetti and other authors as a theoretical basis for this thesis. I conclude that, when writing about art and eroticism based on her own experiences, Anaïs Nin writes as a performer, turning herself into her artwork. Writing on her work, I perform a critical reading in Comparative Literature.application/pdfporNin, Anais, 1903-PerformanceLiteratura comparadaLiteraturaDelta of VenusLittle BirdsComparative LiteratureCorpo e arte na performance escrita de Anaïs Nininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130384.pdf.txt001130384.pdf.txtExtracted Texttext/plain256723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226263/2/001130384.pdf.txtc5d4cf1cfd632134b123b28c1cd39830MD52ORIGINAL001130384.pdfTexto completoapplication/pdf1015802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226263/1/001130384.pdffe998276e5cd3420a90cd11d8045515fMD5110183/2262632021-09-19 04:25:46.03081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:25:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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