Integração docente-assistencial : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olschowsky, Agnes
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/1426
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. Trata-se de relações de trabalho construídas na especificidade dessa prática e de seus atores. Desse modo, o processo investigado é percebido como conflituoso, desarticulado de uma ação conjunta do ensino e serviço e vivido com dificuldades, divisões e disputas entre os enfermeiros-docentes e assistenciais devido a práticas, poderes, interesses e necessidades diferentes. A dicotomia inter-institucional transparece como regra dessa articulação, desencadeando uma problemática de integração, que se traduz em obstáculos para a operacionalização das relações de trabalho. A IDA existente não é harmônica mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como móvel para sua ação e transformação, definindo expectativas reais de trabalho, considerando suas inter-relações e, a partir delas, a construção/reconstrução de novas alternativas.
id URGS_dacac4548fdf4e832f5b6b0e2f4c295d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1426
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Olschowsky, AgnesSilva, Graciette Borges da2007-06-06T17:13:07Z1995http://hdl.handle.net/10183/1426000173935O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. Trata-se de relações de trabalho construídas na especificidade dessa prática e de seus atores. Desse modo, o processo investigado é percebido como conflituoso, desarticulado de uma ação conjunta do ensino e serviço e vivido com dificuldades, divisões e disputas entre os enfermeiros-docentes e assistenciais devido a práticas, poderes, interesses e necessidades diferentes. A dicotomia inter-institucional transparece como regra dessa articulação, desencadeando uma problemática de integração, que se traduz em obstáculos para a operacionalização das relações de trabalho. A IDA existente não é harmônica mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como móvel para sua ação e transformação, definindo expectativas reais de trabalho, considerando suas inter-relações e, a partir delas, a construção/reconstrução de novas alternativas.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem.Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Enfermagem psiquiátricaIntegração docente-assistencialIntegração docente-assistencial : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem de Ribeirão PretoPrograma de Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica e Ciências HumanasSão Paulo, BR-SP1996mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000173935.pdf000173935.pdfTexto completoapplication/pdf446274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/1/000173935.pdf8a25dcd45a3be7a67eec9d865f401b58MD51TEXT000173935.pdf.txt000173935.pdf.txtExtracted Texttext/plain284006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/2/000173935.pdf.txt6eecbbf623dc9cefdb93a2c07ee7c60eMD52THUMBNAIL000173935.pdf.jpg000173935.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/3/000173935.pdf.jpg4f757e0085538f1b19f1258c4488db93MD5310183/14262018-10-05 08:31:36.104oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:31:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração docente-assistencial : um estudo de caso
title Integração docente-assistencial : um estudo de caso
spellingShingle Integração docente-assistencial : um estudo de caso
Olschowsky, Agnes
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem.
Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Enfermagem psiquiátrica
Integração docente-assistencial
title_short Integração docente-assistencial : um estudo de caso
title_full Integração docente-assistencial : um estudo de caso
title_fullStr Integração docente-assistencial : um estudo de caso
title_full_unstemmed Integração docente-assistencial : um estudo de caso
title_sort Integração docente-assistencial : um estudo de caso
author Olschowsky, Agnes
author_facet Olschowsky, Agnes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olschowsky, Agnes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Graciette Borges da
contributor_str_mv Silva, Graciette Borges da
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem.
Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Enfermagem psiquiátrica
Integração docente-assistencial
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem.
Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Enfermagem psiquiátrica
Integração docente-assistencial
description O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. Trata-se de relações de trabalho construídas na especificidade dessa prática e de seus atores. Desse modo, o processo investigado é percebido como conflituoso, desarticulado de uma ação conjunta do ensino e serviço e vivido com dificuldades, divisões e disputas entre os enfermeiros-docentes e assistenciais devido a práticas, poderes, interesses e necessidades diferentes. A dicotomia inter-institucional transparece como regra dessa articulação, desencadeando uma problemática de integração, que se traduz em obstáculos para a operacionalização das relações de trabalho. A IDA existente não é harmônica mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como móvel para sua ação e transformação, definindo expectativas reais de trabalho, considerando suas inter-relações e, a partir delas, a construção/reconstrução de novas alternativas.
publishDate 1995
dc.date.issued.fl_str_mv 1995
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/1426
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000173935
url http://hdl.handle.net/10183/1426
identifier_str_mv 000173935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/1/000173935.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/2/000173935.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/3/000173935.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a25dcd45a3be7a67eec9d865f401b58
6eecbbf623dc9cefdb93a2c07ee7c60e
4f757e0085538f1b19f1258c4488db93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085002075963392