Integração docente-assistencial : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/1426 |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. Trata-se de relações de trabalho construídas na especificidade dessa prática e de seus atores. Desse modo, o processo investigado é percebido como conflituoso, desarticulado de uma ação conjunta do ensino e serviço e vivido com dificuldades, divisões e disputas entre os enfermeiros-docentes e assistenciais devido a práticas, poderes, interesses e necessidades diferentes. A dicotomia inter-institucional transparece como regra dessa articulação, desencadeando uma problemática de integração, que se traduz em obstáculos para a operacionalização das relações de trabalho. A IDA existente não é harmônica mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como móvel para sua ação e transformação, definindo expectativas reais de trabalho, considerando suas inter-relações e, a partir delas, a construção/reconstrução de novas alternativas. |
id |
URGS_dacac4548fdf4e832f5b6b0e2f4c295d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1426 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Olschowsky, AgnesSilva, Graciette Borges da2007-06-06T17:13:07Z1995http://hdl.handle.net/10183/1426000173935O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. Trata-se de relações de trabalho construídas na especificidade dessa prática e de seus atores. Desse modo, o processo investigado é percebido como conflituoso, desarticulado de uma ação conjunta do ensino e serviço e vivido com dificuldades, divisões e disputas entre os enfermeiros-docentes e assistenciais devido a práticas, poderes, interesses e necessidades diferentes. A dicotomia inter-institucional transparece como regra dessa articulação, desencadeando uma problemática de integração, que se traduz em obstáculos para a operacionalização das relações de trabalho. A IDA existente não é harmônica mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como móvel para sua ação e transformação, definindo expectativas reais de trabalho, considerando suas inter-relações e, a partir delas, a construção/reconstrução de novas alternativas.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem.Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Enfermagem psiquiátricaIntegração docente-assistencialIntegração docente-assistencial : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem de Ribeirão PretoPrograma de Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica e Ciências HumanasSão Paulo, BR-SP1996mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000173935.pdf000173935.pdfTexto completoapplication/pdf446274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/1/000173935.pdf8a25dcd45a3be7a67eec9d865f401b58MD51TEXT000173935.pdf.txt000173935.pdf.txtExtracted Texttext/plain284006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/2/000173935.pdf.txt6eecbbf623dc9cefdb93a2c07ee7c60eMD52THUMBNAIL000173935.pdf.jpg000173935.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/3/000173935.pdf.jpg4f757e0085538f1b19f1258c4488db93MD5310183/14262018-10-05 08:31:36.104oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:31:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
title |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
spellingShingle |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso Olschowsky, Agnes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Enfermagem psiquiátrica Integração docente-assistencial |
title_short |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
title_full |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
title_fullStr |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
title_sort |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
author |
Olschowsky, Agnes |
author_facet |
Olschowsky, Agnes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olschowsky, Agnes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Graciette Borges da |
contributor_str_mv |
Silva, Graciette Borges da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Enfermagem psiquiátrica Integração docente-assistencial |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Enfermagem psiquiátrica Integração docente-assistencial |
description |
O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. Trata-se de relações de trabalho construídas na especificidade dessa prática e de seus atores. Desse modo, o processo investigado é percebido como conflituoso, desarticulado de uma ação conjunta do ensino e serviço e vivido com dificuldades, divisões e disputas entre os enfermeiros-docentes e assistenciais devido a práticas, poderes, interesses e necessidades diferentes. A dicotomia inter-institucional transparece como regra dessa articulação, desencadeando uma problemática de integração, que se traduz em obstáculos para a operacionalização das relações de trabalho. A IDA existente não é harmônica mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como móvel para sua ação e transformação, definindo expectativas reais de trabalho, considerando suas inter-relações e, a partir delas, a construção/reconstrução de novas alternativas. |
publishDate |
1995 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1995 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:13:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/1426 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000173935 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/1426 |
identifier_str_mv |
000173935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/1/000173935.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/2/000173935.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1426/3/000173935.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a25dcd45a3be7a67eec9d865f401b58 6eecbbf623dc9cefdb93a2c07ee7c60e 4f757e0085538f1b19f1258c4488db93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085002075963392 |