Integração docente-assistencial : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69663 |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. A dicotomia inter-institucional transparece como regra, desencadeando uma problemática de integração. A IDA existente não é harmônica, mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como instrumento para sua ação e transformação, definindo a construção/reconstrução de novas alternativas. |
id |
UFRGS-2_7371030948257f441d07cc167389337d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69663 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Olschowsky, AgnesSilva, Graciette Borges da2013-03-23T01:43:08Z20000080-6234http://hdl.handle.net/10183/69663000330075O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. A dicotomia inter-institucional transparece como regra, desencadeando uma problemática de integração. A IDA existente não é harmônica, mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como instrumento para sua ação e transformação, definindo a construção/reconstrução de novas alternativas.The teaching-welfare integration process (TWI) between the "Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul" and the "Hospital de Clínicas de Porto Alegre" is this work's object of study focusing the actors in it and its concrete historical practice. The intention is that of knowing the dynamics of the process relationships, understanding it is a collective work as the result of historical and social changings. The inter-institutional dychotomy becomes evident as a rule, unleashing an integration issue. The existing TWI is not a concordant one but its integrating power connections must be used as a motive for its action and transformation, defining the making and re/making of new alternatives.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, SP. Vol. 34, n. 2 (jun. 2000), p. 128-137Integração docente-assistencialTeaching care integrationIntegração docente-assistencial : um estudo de casoTeaching-welfare integration : a case studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000330075.pdf000330075.pdfTexto completoapplication/pdf217684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/1/000330075.pdfb3a69e737cd34a6a3b71921fbccbf335MD51TEXT000330075.pdf.txt000330075.pdf.txtExtracted Texttext/plain45733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/2/000330075.pdf.txteb30bd4606213ba4d666c2adffd67c0bMD52THUMBNAIL000330075.pdf.jpg000330075.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/3/000330075.pdf.jpg635e873457c8f48f46fc9a25d88df3f3MD5310183/696632018-10-15 07:57:26.198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:57:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching-welfare integration : a case study |
title |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
spellingShingle |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso Olschowsky, Agnes Integração docente-assistencial Teaching care integration |
title_short |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
title_full |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
title_fullStr |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
title_sort |
Integração docente-assistencial : um estudo de caso |
author |
Olschowsky, Agnes |
author_facet |
Olschowsky, Agnes Silva, Graciette Borges da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Graciette Borges da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olschowsky, Agnes Silva, Graciette Borges da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração docente-assistencial |
topic |
Integração docente-assistencial Teaching care integration |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching care integration |
description |
O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. A dicotomia inter-institucional transparece como regra, desencadeando uma problemática de integração. A IDA existente não é harmônica, mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como instrumento para sua ação e transformação, definindo a construção/reconstrução de novas alternativas. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-23T01:43:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69663 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0080-6234 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000330075 |
identifier_str_mv |
0080-6234 000330075 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, SP. Vol. 34, n. 2 (jun. 2000), p. 128-137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/1/000330075.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/2/000330075.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/3/000330075.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3a69e737cd34a6a3b71921fbccbf335 eb30bd4606213ba4d666c2adffd67c0b 635e873457c8f48f46fc9a25d88df3f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447492661084160 |