Integração docente-assistencial : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olschowsky, Agnes
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Silva, Graciette Borges da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69663
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. A dicotomia inter-institucional transparece como regra, desencadeando uma problemática de integração. A IDA existente não é harmônica, mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como instrumento para sua ação e transformação, definindo a construção/reconstrução de novas alternativas.
id UFRGS-2_7371030948257f441d07cc167389337d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69663
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Olschowsky, AgnesSilva, Graciette Borges da2013-03-23T01:43:08Z20000080-6234http://hdl.handle.net/10183/69663000330075O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. A dicotomia inter-institucional transparece como regra, desencadeando uma problemática de integração. A IDA existente não é harmônica, mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como instrumento para sua ação e transformação, definindo a construção/reconstrução de novas alternativas.The teaching-welfare integration process (TWI) between the "Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul" and the "Hospital de Clínicas de Porto Alegre" is this work's object of study focusing the actors in it and its concrete historical practice. The intention is that of knowing the dynamics of the process relationships, understanding it is a collective work as the result of historical and social changings. The inter-institutional dychotomy becomes evident as a rule, unleashing an integration issue. The existing TWI is not a concordant one but its integrating power connections must be used as a motive for its action and transformation, defining the making and re/making of new alternatives.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, SP. Vol. 34, n. 2 (jun. 2000), p. 128-137Integração docente-assistencialTeaching care integrationIntegração docente-assistencial : um estudo de casoTeaching-welfare integration : a case studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000330075.pdf000330075.pdfTexto completoapplication/pdf217684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/1/000330075.pdfb3a69e737cd34a6a3b71921fbccbf335MD51TEXT000330075.pdf.txt000330075.pdf.txtExtracted Texttext/plain45733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/2/000330075.pdf.txteb30bd4606213ba4d666c2adffd67c0bMD52THUMBNAIL000330075.pdf.jpg000330075.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/3/000330075.pdf.jpg635e873457c8f48f46fc9a25d88df3f3MD5310183/696632018-10-15 07:57:26.198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:57:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração docente-assistencial : um estudo de caso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching-welfare integration : a case study
title Integração docente-assistencial : um estudo de caso
spellingShingle Integração docente-assistencial : um estudo de caso
Olschowsky, Agnes
Integração docente-assistencial
Teaching care integration
title_short Integração docente-assistencial : um estudo de caso
title_full Integração docente-assistencial : um estudo de caso
title_fullStr Integração docente-assistencial : um estudo de caso
title_full_unstemmed Integração docente-assistencial : um estudo de caso
title_sort Integração docente-assistencial : um estudo de caso
author Olschowsky, Agnes
author_facet Olschowsky, Agnes
Silva, Graciette Borges da
author_role author
author2 Silva, Graciette Borges da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olschowsky, Agnes
Silva, Graciette Borges da
dc.subject.por.fl_str_mv Integração docente-assistencial
topic Integração docente-assistencial
Teaching care integration
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching care integration
description O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. A dicotomia inter-institucional transparece como regra, desencadeando uma problemática de integração. A IDA existente não é harmônica, mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como instrumento para sua ação e transformação, definindo a construção/reconstrução de novas alternativas.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-23T01:43:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69663
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0080-6234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000330075
identifier_str_mv 0080-6234
000330075
url http://hdl.handle.net/10183/69663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, SP. Vol. 34, n. 2 (jun. 2000), p. 128-137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/1/000330075.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/2/000330075.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/3/000330075.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b3a69e737cd34a6a3b71921fbccbf335
eb30bd4606213ba4d666c2adffd67c0b
635e873457c8f48f46fc9a25d88df3f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447492661084160