Financiamento do SUS e educação permanente em saúde : um desafio conjunto com recepcionistas nas unidades básicas de saúde em Tapes-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eveline Tuchtenhagen de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277398
Resumo: Os recepcionistas das unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde são uma categoria profissional frequentemente esquecida nas ações de educação per-manente em saúde, talvez por não possuírem formação específica para atuar na área da saúde, fato que, por vezes, contribui para sua exclusão de momentos de reflexão da prática de saúde. Neste estudo, pretendeu-se sistematizar como foram oferecidas atividades de educação permanente em saúde (EPS) sobre financiamen-to do Sistema Único de Saúde (SUS) para recepcionistas de saúde pública, das Uni-dades Básicas de Saúde (Equipes da Saúde da Família e do Centro Apoio Psicos-social) do município de Tapes-RS. Objetivou-se avaliar essas atividades, as quais foram executadas em três fases de aplicação da proposta de EPS: (i) motivação, (ii) capacitação, e (iii) avaliação das metas alcançadas. Foi desenvolvido um espaço de capacitação por meio de mini-curso com intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no interior das unidades em articulação com a rede de atenção, no que tange as re-gras do Programa “Previne Brasil” e suas consequências para a reorganização dos processos de trabalho na atenção primária. Para motivação e avaliação, foram apli-cados respectivamente pré- e pós-teste para incentivar e verificar a compreensão e as dificuldades dos participantes da pesquisa em relação ao conteúdo bem como o conhecimento prévio e o adquirido, cuja análise quantitativa constituiu o núcleo da Dissertação de Mestrado Profissional. Foi realizada também uma avaliação do proje-to pelos participantes analisada no âmbito da Dissertação de Mestrado Profissional. O produto consistiu na organização de um curso de formação profissional, intermi-tente, sob a forma de atividade de capacitação registrada como ação de extensão universitária. Os objetivos, de um modo geral, foram alcançados visto que houve uma modificação no desempenho do pós-teste em relação ao pré-teste.
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Foi desenvolvido um espaço de capacitação por meio de mini-curso com intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no interior das unidades em articulação com a rede de atenção, no que tange as re-gras do Programa “Previne Brasil” e suas consequências para a reorganização dos processos de trabalho na atenção primária. Para motivação e avaliação, foram apli-cados respectivamente pré- e pós-teste para incentivar e verificar a compreensão e as dificuldades dos participantes da pesquisa em relação ao conteúdo bem como o conhecimento prévio e o adquirido, cuja análise quantitativa constituiu o núcleo da Dissertação de Mestrado Profissional. Foi realizada também uma avaliação do proje-to pelos participantes analisada no âmbito da Dissertação de Mestrado Profissional. O produto consistiu na organização de um curso de formação profissional, intermi-tente, sob a forma de atividade de capacitação registrada como ação de extensão universitária. Os objetivos, de um modo geral, foram alcançados visto que houve uma modificação no desempenho do pós-teste em relação ao pré-teste.Receptionists at basic health units in the Unified Health System are a professional category that is often forgotten in ongoing health education actions, perhaps because they do not have specific training to work in the health field, a fact that sometimes contributes to their exclusion from moments of reflection on health practice. In this study, the aim was to systematize how permanent health education activities (EPS) were offered on financing of the Unified Health System (SUS) for public health recep-tionists, from the Basic Health Units (Family Health Teams and the Psychosocial Support Center) from the municipality of Tapes-RS. The objective was to evaluate these activities, which were carried out in three phases of application of the EPS pro-posal: (i) motivation, (ii) training, and (iii) evaluation of the goals achieved. A training space was developed through a mini-course with the aim of strengthening the actions developed within the units in conjunction with the care network, regarding the rules of the “Previne Brasil” Program and its consequences for the reorganization of process-es of work in primary care. For motivation and evaluation, pre- and post-tests were applied respectively to encourage and verify the understanding and difficulties of re-search participants in relation to the content as well as previous and acquired knowledge, whose quantitative analysis constituted the core of the Professional Mas-ter's Dissertation. An evaluation of the project was also carried out by the partici-pants, analyzed within the scope of the Professional Master's Dissertation. The prod-uct consisted of organizing an intermittent professional training course, in the form of a training activity registered as a university extension action. The objectives, in gen-eral, were achieved, as there was a change in post-test performance in relation to the pre-test.application/pdfporSistema Único de SaúdeSaúde públicaAtenção primária à saúdeEducação continuadaEducação em saúdeFinanciamento da assistência à saúdeUnified health systemPublic healthPrimary health careContinuing health educationHealth financingFinanciamento do SUS e educação permanente em saúde : um desafio conjunto com recepcionistas nas unidades básicas de saúde em Tapes-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2024mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208220.pdf.txt001208220.pdf.txtExtracted Texttext/plain161913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277398/2/001208220.pdf.txt6c1753503e11847d0d7f3216040d5948MD52ORIGINAL001208220.pdfTexto completoapplication/pdf2856504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277398/1/001208220.pdfc7d39d28490afafac36d860217465feaMD5110183/2773982024-08-17 06:40:37.678328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-17T09:40:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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