Comunicação organizacional e branding : a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/76240 |
Resumo: | Este estudo tem como tema central as Redes de Organizações por Articulação Conceitual (ROACs). Em perspectiva da gestão de marcas, aborda-se nesta pesquisa a constituição de uma rede de organizações articuladas pela noção de sustentabilidade (ROAC – Braskem/Sustentabilidade). Nesse sentido, as questões que norteiam a investigação são as seguintes: Como a comunicação, materializada nos sites institucionais das denominadas “marcas verdes”, constitui-se em processo dinamizador da Rede de Organizações por Articulação Conceitual (a rede a partir da marca Braskem)? Como essa estratégia potencializa o discurso da sustentabilidade? O principal objetivo é o de verificar, nos sites institucionais das “marcas verdes”, como a comunicação se constitui em processo dinamizador da Rede de Organizações por Articulação Conceitual e como essa estratégia potencializa o discurso da sustentabilidade. A pesquisa compreendeu revisão bibliográfica das noções de comunicação organizacional e imagem-conceito (BALDISSERA, 2004; 2008), ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2001), ideia de rede pelas concepções de Castells (1999), Fragoso; Recuero e Amaral (2011) e Vale (2007), capital e poder simbólicos (BOURDIEU, 1998b) e marca e sua gestão, apropriando-se, particularmente, da concepção de Perotto (2007) de marca como enunciação. Além disso, como procedimentos metodológicos empregou-se, no estudo empírico, a análise interpretativa de documentos sob a perspectiva da semiótica aplicada (SANTAELLA, 2007). Como principais resultados, tem-se que as organizações, quando articuladas em rede pelo conceito da sustentabilidade, têm seu discurso potencializado e legitimado pela mediação e reafirmação discursiva realizada pelas outras organizações. Além disso, são beneficiadas pela circulação e associação simbólicas positivas proporcionadas pela comunicação, tendendo a lhes conferir mais visibilidade e credibilidade. |
id |
URGS_dc2f45460b8c9e957ade44d88b9c1831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76240 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Barths, GefersonBaldissera, Rudimar2013-07-26T01:45:35Z2013http://hdl.handle.net/10183/76240000893525Este estudo tem como tema central as Redes de Organizações por Articulação Conceitual (ROACs). Em perspectiva da gestão de marcas, aborda-se nesta pesquisa a constituição de uma rede de organizações articuladas pela noção de sustentabilidade (ROAC – Braskem/Sustentabilidade). Nesse sentido, as questões que norteiam a investigação são as seguintes: Como a comunicação, materializada nos sites institucionais das denominadas “marcas verdes”, constitui-se em processo dinamizador da Rede de Organizações por Articulação Conceitual (a rede a partir da marca Braskem)? Como essa estratégia potencializa o discurso da sustentabilidade? O principal objetivo é o de verificar, nos sites institucionais das “marcas verdes”, como a comunicação se constitui em processo dinamizador da Rede de Organizações por Articulação Conceitual e como essa estratégia potencializa o discurso da sustentabilidade. A pesquisa compreendeu revisão bibliográfica das noções de comunicação organizacional e imagem-conceito (BALDISSERA, 2004; 2008), ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2001), ideia de rede pelas concepções de Castells (1999), Fragoso; Recuero e Amaral (2011) e Vale (2007), capital e poder simbólicos (BOURDIEU, 1998b) e marca e sua gestão, apropriando-se, particularmente, da concepção de Perotto (2007) de marca como enunciação. Além disso, como procedimentos metodológicos empregou-se, no estudo empírico, a análise interpretativa de documentos sob a perspectiva da semiótica aplicada (SANTAELLA, 2007). Como principais resultados, tem-se que as organizações, quando articuladas em rede pelo conceito da sustentabilidade, têm seu discurso potencializado e legitimado pela mediação e reafirmação discursiva realizada pelas outras organizações. Além disso, são beneficiadas pela circulação e associação simbólicas positivas proporcionadas pela comunicação, tendendo a lhes conferir mais visibilidade e credibilidade.This study has as its main theme, the Networks of Organizations by Conceptual Articulation (NOCAs). In branding perspective, this research approaches the creation of a network of organizations articulated by the notion of sustainability (NOCA – Braskem/Sustainability). In this sense, the questions that guide this work are the following: How communication embodied in institutional sites called “green brands”, is constituted as a facilitator process of the Network of Organizations by Conceptual Articulation (the network from the brand Braskem)? How this strategy enhances the sustainability discourse? The main objective is to verify, in institutional sites of “green brands”, how communication is constituted as a facilitator process of the Network of Organizations by Conceptual Articulation and how this strategy enhances the sustainability discourse. The research includes literature review of the concepts of organizational communication and image-concept (BALDISSERA, 2004; 2008), discursive ethos (MAINGUENEAU, 2001), ideas of networks from Castells conception (1999), Fragoso; Recuero and Amaral (2011) and Vale (2007), capital and symbolic power (BOURDIEU, 1998b) and brand and its management, appropriating particularly, of the conception of Perotto (2007) of brand as annunciation. Moreover, as methodological procedures, were employed in empirical study, the interpretative analysis of documents under the perspective of applied semiotics (SANTAELLA, 2007). As main results, when organizations are conducted with the concept of sustainability, have enhanced and legitimized their speech, by the discursive mediation and reaffirmation held by other organizations. In addition, they have the benefit of symbolic movement and positive association, tending to give them more visibility and credibility.application/pdfporComunicação organizacionalSustentabilidadeGestão de marcasOrganizational communicationNetworks of organizations by conceptual articulationBrandingSustainabilityBraskemComunicação organizacional e branding : a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000893525.pdf000893525.pdfTexto completoapplication/pdf11002965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76240/1/000893525.pdf82d2fd48b8b5a7a451d49fe6ff8b5f8fMD51TEXT000893525.pdf.txt000893525.pdf.txtExtracted Texttext/plain251151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76240/2/000893525.pdf.txt3f8dae16d73eafdd55fba348ed0518eeMD52THUMBNAIL000893525.pdf.jpg000893525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76240/3/000893525.pdf.jpg6aaab022780a47e557117b40506e1fb0MD5310183/762402018-10-15 08:26:55.866oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação organizacional e branding : a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidade |
title |
Comunicação organizacional e branding : a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidade |
spellingShingle |
Comunicação organizacional e branding : a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidade Barths, Geferson Comunicação organizacional Sustentabilidade Gestão de marcas Organizational communication Networks of organizations by conceptual articulation Branding Sustainability Braskem |
title_short |
Comunicação organizacional e branding : a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidade |
title_full |
Comunicação organizacional e branding : a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidade |
title_fullStr |
Comunicação organizacional e branding : a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Comunicação organizacional e branding : a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidade |
title_sort |
Comunicação organizacional e branding : a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidade |
author |
Barths, Geferson |
author_facet |
Barths, Geferson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barths, Geferson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
contributor_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Sustentabilidade Gestão de marcas |
topic |
Comunicação organizacional Sustentabilidade Gestão de marcas Organizational communication Networks of organizations by conceptual articulation Branding Sustainability Braskem |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational communication Networks of organizations by conceptual articulation Branding Sustainability Braskem |
description |
Este estudo tem como tema central as Redes de Organizações por Articulação Conceitual (ROACs). Em perspectiva da gestão de marcas, aborda-se nesta pesquisa a constituição de uma rede de organizações articuladas pela noção de sustentabilidade (ROAC – Braskem/Sustentabilidade). Nesse sentido, as questões que norteiam a investigação são as seguintes: Como a comunicação, materializada nos sites institucionais das denominadas “marcas verdes”, constitui-se em processo dinamizador da Rede de Organizações por Articulação Conceitual (a rede a partir da marca Braskem)? Como essa estratégia potencializa o discurso da sustentabilidade? O principal objetivo é o de verificar, nos sites institucionais das “marcas verdes”, como a comunicação se constitui em processo dinamizador da Rede de Organizações por Articulação Conceitual e como essa estratégia potencializa o discurso da sustentabilidade. A pesquisa compreendeu revisão bibliográfica das noções de comunicação organizacional e imagem-conceito (BALDISSERA, 2004; 2008), ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2001), ideia de rede pelas concepções de Castells (1999), Fragoso; Recuero e Amaral (2011) e Vale (2007), capital e poder simbólicos (BOURDIEU, 1998b) e marca e sua gestão, apropriando-se, particularmente, da concepção de Perotto (2007) de marca como enunciação. Além disso, como procedimentos metodológicos empregou-se, no estudo empírico, a análise interpretativa de documentos sob a perspectiva da semiótica aplicada (SANTAELLA, 2007). Como principais resultados, tem-se que as organizações, quando articuladas em rede pelo conceito da sustentabilidade, têm seu discurso potencializado e legitimado pela mediação e reafirmação discursiva realizada pelas outras organizações. Além disso, são beneficiadas pela circulação e associação simbólicas positivas proporcionadas pela comunicação, tendendo a lhes conferir mais visibilidade e credibilidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-07-26T01:45:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/76240 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000893525 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/76240 |
identifier_str_mv |
000893525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76240/1/000893525.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76240/2/000893525.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76240/3/000893525.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82d2fd48b8b5a7a451d49fe6ff8b5f8f 3f8dae16d73eafdd55fba348ed0518ee 6aaab022780a47e557117b40506e1fb0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085265353474048 |