O uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Graziela Lenz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249433
Resumo: O estudo de caso apresentado diz respeito à "simulação clínica", no contexto da Educação Permanente, como proposta de capacitação dos profissionais de enfermagem, atuando em dois momentos: revisão de práticas assistenciais e os cuidados rotineiros. A pesquisa envolveu a participação de técnicos de enfermagem de um hospital de grande porte da região Sul do Brasil, alocados em duas unidades do grupo intervenção, em um cenário de simulação clínica, no qual foram abordadas as práticas de cuidados em Terapia Nutricional Enteral. O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa, através da Plataforma Brasil. A participação dos profissionais na simulação clinica permitiu a análise e discussão do cenário em quatro situações: conhecimentos assumidos como rotineiros e que resolvem as situações, limite dos conhecimentos e/ou competências que os participantes identificaram no cenário de simulação clínica, a necessidade de novos conhecimentos ou a revisão das práticas assistenciais e por último, situações ou motivações em relação à equipe, que foram despertadas com a prática de simulação. O cenário é fidedigno à realidade, conforme as diretrizes para as atividades de simulação e embasou-se nos Protocolos Operacionais Padrões Institucionais, em que foi realizado o estudo. Como resultado, foi possível a avaliação positiva dos participantes em relação à pratica de simulação clínica e seus objetivos, bem como a construção de uma ferramenta de interação virtual, usando o cenário de simulação clinica como base, para a melhoria de práticas assistenciais na área de cuidados à saúde e do ensino na saúde, a partir de novas metodologias.
id URGS_dc352584c3291ee28a5ee57bc95ce451
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249433
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Viegas, Graziela LenzAlbuquerque, Paulo Peixoto de2022-09-29T04:46:12Z2021http://hdl.handle.net/10183/249433001149356O estudo de caso apresentado diz respeito à "simulação clínica", no contexto da Educação Permanente, como proposta de capacitação dos profissionais de enfermagem, atuando em dois momentos: revisão de práticas assistenciais e os cuidados rotineiros. A pesquisa envolveu a participação de técnicos de enfermagem de um hospital de grande porte da região Sul do Brasil, alocados em duas unidades do grupo intervenção, em um cenário de simulação clínica, no qual foram abordadas as práticas de cuidados em Terapia Nutricional Enteral. O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa, através da Plataforma Brasil. A participação dos profissionais na simulação clinica permitiu a análise e discussão do cenário em quatro situações: conhecimentos assumidos como rotineiros e que resolvem as situações, limite dos conhecimentos e/ou competências que os participantes identificaram no cenário de simulação clínica, a necessidade de novos conhecimentos ou a revisão das práticas assistenciais e por último, situações ou motivações em relação à equipe, que foram despertadas com a prática de simulação. O cenário é fidedigno à realidade, conforme as diretrizes para as atividades de simulação e embasou-se nos Protocolos Operacionais Padrões Institucionais, em que foi realizado o estudo. Como resultado, foi possível a avaliação positiva dos participantes em relação à pratica de simulação clínica e seus objetivos, bem como a construção de uma ferramenta de interação virtual, usando o cenário de simulação clinica como base, para a melhoria de práticas assistenciais na área de cuidados à saúde e do ensino na saúde, a partir de novas metodologias.The case study presented concerns "clinical simulation", in the context of Continuing Education, as a proposal for the training of nursing professionals, in two points in time: review of care practices and routine care. The research included the participation of nursing technicians from a large hospital in the southern region of Brazil, allocated in two units of the intervention group, in a clinical simulation scenario, in which care practices in Enteral Nutritional Therapy were addressed. This study has been approved by the ethics and research committee, through Plataforma Brasil. The participation of professionals in the clinical simulation enabled the analysis and discussion of the scenario in four situations: knowledge assumed as routine and that solve the situations, limitations of knowledge and/or skills that participants identified in the scenario of clinical simulation, need for new knowledge or for the review of care practices and, finally, situations or motivations in relation to the team, awakened with the practice of simulation. The scenario is faithful to reality, according to the guidelines for simulation activities, and was based on the Institutional Standard Operating Protocols, in which the study was carried out. As a result, it was possible to positively evaluate the participants in relation to the practice of clinical simulation and its goals, as well as the construction of a virtual interaction tool, using the clinical simulation scenario as foundation, for the improvement of care practices in the area of health care and health education, based on new methodologies.application/pdfporTreinamento por simulaçãoEnfermagemEducação em saúdeSimulation-based trainingContinuous educationCapacity-buildingNursing careO uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149356.pdf.txt001149356.pdf.txtExtracted Texttext/plain157798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249433/2/001149356.pdf.txteb5f5899d56c126388b5f8a68fce5e2fMD52ORIGINAL001149356.pdfTexto completoapplication/pdf12508478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249433/1/001149356.pdf783b7b473252ead0054efdf7a929cb17MD5110183/2494332024-01-04 04:28:08.972624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-04T06:28:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidades
title O uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidades
spellingShingle O uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidades
Viegas, Graziela Lenz
Treinamento por simulação
Enfermagem
Educação em saúde
Simulation-based training
Continuous education
Capacity-building
Nursing care
title_short O uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidades
title_full O uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidades
title_fullStr O uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidades
title_full_unstemmed O uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidades
title_sort O uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidades
author Viegas, Graziela Lenz
author_facet Viegas, Graziela Lenz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Graziela Lenz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
contributor_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento por simulação
Enfermagem
Educação em saúde
topic Treinamento por simulação
Enfermagem
Educação em saúde
Simulation-based training
Continuous education
Capacity-building
Nursing care
dc.subject.eng.fl_str_mv Simulation-based training
Continuous education
Capacity-building
Nursing care
description O estudo de caso apresentado diz respeito à "simulação clínica", no contexto da Educação Permanente, como proposta de capacitação dos profissionais de enfermagem, atuando em dois momentos: revisão de práticas assistenciais e os cuidados rotineiros. A pesquisa envolveu a participação de técnicos de enfermagem de um hospital de grande porte da região Sul do Brasil, alocados em duas unidades do grupo intervenção, em um cenário de simulação clínica, no qual foram abordadas as práticas de cuidados em Terapia Nutricional Enteral. O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa, através da Plataforma Brasil. A participação dos profissionais na simulação clinica permitiu a análise e discussão do cenário em quatro situações: conhecimentos assumidos como rotineiros e que resolvem as situações, limite dos conhecimentos e/ou competências que os participantes identificaram no cenário de simulação clínica, a necessidade de novos conhecimentos ou a revisão das práticas assistenciais e por último, situações ou motivações em relação à equipe, que foram despertadas com a prática de simulação. O cenário é fidedigno à realidade, conforme as diretrizes para as atividades de simulação e embasou-se nos Protocolos Operacionais Padrões Institucionais, em que foi realizado o estudo. Como resultado, foi possível a avaliação positiva dos participantes em relação à pratica de simulação clínica e seus objetivos, bem como a construção de uma ferramenta de interação virtual, usando o cenário de simulação clinica como base, para a melhoria de práticas assistenciais na área de cuidados à saúde e do ensino na saúde, a partir de novas metodologias.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-29T04:46:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249433
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149356
url http://hdl.handle.net/10183/249433
identifier_str_mv 001149356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249433/2/001149356.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249433/1/001149356.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb5f5899d56c126388b5f8a68fce5e2f
783b7b473252ead0054efdf7a929cb17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085597628334080