O percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas : análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Muriel Lago
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/245839
Resumo: A presente dissertação objetivou analisar o percurso de descobertas das crianças que frequentaram a Sala de Recursos de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental de Farroupilha/RS, evidenciando as estratégias e os procedimentos selecionados por elas, bem como a produção de novidades, durante a resolução de problemas tendo como suporte um jogo digital. Como fundamentação teórica, temos o estudo das microgêneses cognitivas (INHELDER et al., 1996) e a produção de novidades (PIAGET, 1985). Na perspectiva de um estudo de múltiplos casos, a pesquisa analisou a conduta de seis sujeitos, enquanto resolviam quatro situações problemas no contexto do jogo digital Minecraft®. Nesse percurso, evidenciou-se como os sujeitos representaram para si as situações apresentadas, de que forma selecionaram e atualizaram seus esquemas familiares, procedendo uma sequência de ações com vista ao êxito. Além disso, observou-se a produção de novidades dos sujeitos desencadeadas pelas relações, retomadas e investigações que foram capazes de construir ao se defrontarem com situações de erro e contra-argumentações. Os resultados encontrados oportunizam a compreensão dos processos individuais dos alunos, mostrando que os sujeitos, são capazes de construir conhecimento a partir de percursos próprios, através dos quais elaboram hipóteses, investigam, analisam e produzem novidades.
id URGS_dc716e8f0a4a365d6dd9e88852fea5a2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245839
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rossi, Muriel LagoAragón, Rosane2022-08-03T04:26:17Z2019http://hdl.handle.net/10183/245839001146857A presente dissertação objetivou analisar o percurso de descobertas das crianças que frequentaram a Sala de Recursos de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental de Farroupilha/RS, evidenciando as estratégias e os procedimentos selecionados por elas, bem como a produção de novidades, durante a resolução de problemas tendo como suporte um jogo digital. Como fundamentação teórica, temos o estudo das microgêneses cognitivas (INHELDER et al., 1996) e a produção de novidades (PIAGET, 1985). Na perspectiva de um estudo de múltiplos casos, a pesquisa analisou a conduta de seis sujeitos, enquanto resolviam quatro situações problemas no contexto do jogo digital Minecraft®. Nesse percurso, evidenciou-se como os sujeitos representaram para si as situações apresentadas, de que forma selecionaram e atualizaram seus esquemas familiares, procedendo uma sequência de ações com vista ao êxito. Além disso, observou-se a produção de novidades dos sujeitos desencadeadas pelas relações, retomadas e investigações que foram capazes de construir ao se defrontarem com situações de erro e contra-argumentações. Os resultados encontrados oportunizam a compreensão dos processos individuais dos alunos, mostrando que os sujeitos, são capazes de construir conhecimento a partir de percursos próprios, através dos quais elaboram hipóteses, investigam, analisam e produzem novidades.This dissertation aimed to analyze the path of discovery of children who attended the Resource Room of a Municipal Public School of Elementary School of Farroupilha/RS, highlighting the strategies and procedures selected by them, as well as the production of novelties during the resolution of problems supported by a digital game. The theoretical foundation is the study of cognitive microgenesis (INHELDER et al., 1996) and the production of novelties (PIAGET, 1985). From the perspective of a multiple case study, the research analyzed the conduct of six subjects while solving four problem situations in the context of the Minecraft® digital game. In this course, it was shown how the subjects represented for themselves the situations presented, how they selected and updated their family schemes, proceeding a sequence of actions with a view to success. In addition, there was the production of novelties of the subjects triggered by relationships, retakes and investigations that were able to build when faced with situations of error and counterarguments. The results provide an opportunity to understand the students' individual processes, showing that the subjects are able to build knowledge from their own paths, through which they develop hypotheses, investigate, analyze and produce novelties.application/pdfporJogosResolução de problemasProblem solvingCognitive microgensNews productionDigital gameO percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas : análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146857.pdf.txt001146857.pdf.txtExtracted Texttext/plain354090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245839/2/001146857.pdf.txt09a1ff67087a62d57b4300f66c0cfbd8MD52ORIGINAL001146857.pdfTexto completoapplication/pdf4693975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245839/1/001146857.pdfca245ec2a9818642bba81689babbcaf0MD5110183/2458392022-08-03 04:36:07.38oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-03T07:36:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas : análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digital
title O percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas : análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digital
spellingShingle O percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas : análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digital
Rossi, Muriel Lago
Jogos
Resolução de problemas
Problem solving
Cognitive microgens
News production
Digital game
title_short O percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas : análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digital
title_full O percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas : análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digital
title_fullStr O percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas : análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digital
title_full_unstemmed O percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas : análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digital
title_sort O percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas : análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digital
author Rossi, Muriel Lago
author_facet Rossi, Muriel Lago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Muriel Lago
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragón, Rosane
contributor_str_mv Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Resolução de problemas
topic Jogos
Resolução de problemas
Problem solving
Cognitive microgens
News production
Digital game
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem solving
Cognitive microgens
News production
Digital game
description A presente dissertação objetivou analisar o percurso de descobertas das crianças que frequentaram a Sala de Recursos de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental de Farroupilha/RS, evidenciando as estratégias e os procedimentos selecionados por elas, bem como a produção de novidades, durante a resolução de problemas tendo como suporte um jogo digital. Como fundamentação teórica, temos o estudo das microgêneses cognitivas (INHELDER et al., 1996) e a produção de novidades (PIAGET, 1985). Na perspectiva de um estudo de múltiplos casos, a pesquisa analisou a conduta de seis sujeitos, enquanto resolviam quatro situações problemas no contexto do jogo digital Minecraft®. Nesse percurso, evidenciou-se como os sujeitos representaram para si as situações apresentadas, de que forma selecionaram e atualizaram seus esquemas familiares, procedendo uma sequência de ações com vista ao êxito. Além disso, observou-se a produção de novidades dos sujeitos desencadeadas pelas relações, retomadas e investigações que foram capazes de construir ao se defrontarem com situações de erro e contra-argumentações. Os resultados encontrados oportunizam a compreensão dos processos individuais dos alunos, mostrando que os sujeitos, são capazes de construir conhecimento a partir de percursos próprios, através dos quais elaboram hipóteses, investigam, analisam e produzem novidades.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-03T04:26:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/245839
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001146857
url http://hdl.handle.net/10183/245839
identifier_str_mv 001146857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245839/2/001146857.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245839/1/001146857.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 09a1ff67087a62d57b4300f66c0cfbd8
ca245ec2a9818642bba81689babbcaf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085590146744320