As bacantes : da tragédia grega à tragycomédiorgya do Teatro Oficina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Isadora Fração
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249464
Resumo: Tendo como disparador a montagem de Bacantes pelo Teatro Oficina, esta dissertação lança-se na aventura de discorrer sobre as potências do ritual báquico e seus possíveis efeitos na esfera estética e social. Reconhecendo o caráter trágico, no sentido nietzschiano, que anima tal obra teatral, faz-se um percurso sobre este tema, explicitando tanto a aproximação estrutural entre o trágico e a psicanálise quanto as divergências entre os campos. Atentando para os efeitos dionisíacos, propõe-se uma articulação entre aquilo que as bacantes dão a ver e o terreno dos gozos na psicanálise freudo-lacaniana. Colhendo a ideia de tragycomédiorgya que constitui a linguagem teatral proposta pelo Teatro Oficina em Bacantes, adentramos no mundo carnavalesco em que o cômico e a orgia explicitam a força da subversão que se assemelha aos efeitos que a possessão báquica promovia na ordem social da Grécia Antiga. Ademais, a partir da noção de Te-ato, criada pelo Oficina, tensiona-se as concepções de ato e representação no contexto teatral, num diálogo com o campo psicanalítico, donde entrevemos o terreno ao qual tal experiência encaminha o sujeito que nela se lança. Terreno este que, em termos lacanianos, promove a ascendência do real, reconfigurando a ordem simbólica, propiciando uma experiência de subjetivação a partir de uma estética dessubjetivante.
id URGS_dd5da57649fcd47e32ceaf188c58143d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249464
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lago, Isadora FraçãoWeinmann, Amadeu de Oliveira2022-09-29T04:46:58Z2022http://hdl.handle.net/10183/249464001150069Tendo como disparador a montagem de Bacantes pelo Teatro Oficina, esta dissertação lança-se na aventura de discorrer sobre as potências do ritual báquico e seus possíveis efeitos na esfera estética e social. Reconhecendo o caráter trágico, no sentido nietzschiano, que anima tal obra teatral, faz-se um percurso sobre este tema, explicitando tanto a aproximação estrutural entre o trágico e a psicanálise quanto as divergências entre os campos. Atentando para os efeitos dionisíacos, propõe-se uma articulação entre aquilo que as bacantes dão a ver e o terreno dos gozos na psicanálise freudo-lacaniana. Colhendo a ideia de tragycomédiorgya que constitui a linguagem teatral proposta pelo Teatro Oficina em Bacantes, adentramos no mundo carnavalesco em que o cômico e a orgia explicitam a força da subversão que se assemelha aos efeitos que a possessão báquica promovia na ordem social da Grécia Antiga. Ademais, a partir da noção de Te-ato, criada pelo Oficina, tensiona-se as concepções de ato e representação no contexto teatral, num diálogo com o campo psicanalítico, donde entrevemos o terreno ao qual tal experiência encaminha o sujeito que nela se lança. Terreno este que, em termos lacanianos, promove a ascendência do real, reconfigurando a ordem simbólica, propiciando uma experiência de subjetivação a partir de uma estética dessubjetivante.Having as its trigger the staging of the Bacchae by Teatro Oficina, this thesis launches itself on the adventure of discussing the potencies of Bacchic ritual and its possible effects on the aesthetic and social spheres. Recognizing the tragic character, in the Nietzschean sense, that animates such theatrical work, a journey is made on this theme, explaining both the structural approximation between the tragic and psychoanalysis as well as the divergences between the fields. Paying attention to the Dionysian effects, an articulation is proposed between what the Bacchae reveals and the terrain of jouissance in Freud- Lacanian psychoanalysis. Based on the idea of tragicomidiorgy that constitutes the theatrical language proposed by Teatro Oficina in Bacchae, we enter the carnival world in which the comic and the orgy explain the force of subversion that resembles the effects that the Bacchic possession promoted in the social order of Ancient Greece. Furthermore, from the notion of The-act, created by Oficina, the conceptions of act and representation in the theatrical context are tensioned, in a dialogue with the psychoanalytic field, from which we glimpse the terrain to which such experience leads the subject who launches himself in it. This is a terrain that, in Lacanian terms, promotes the ascendancy of the real, reconfiguring the symbolic order, providing an experience of subjectivation based on a desubjectifying aesthetics.application/pdfporPsicanalise e teatroTragédia gregaFemininoBacchaeTeatro OficinaPsychoanalysisTragicAs bacantes : da tragédia grega à tragycomédiorgya do Teatro Oficinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150069.pdf.txt001150069.pdf.txtExtracted Texttext/plain63327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249464/2/001150069.pdf.txt901ddd750bee15e40d4d1cf929f95653MD52ORIGINAL001150069.pdfTexto parcialapplication/pdf339441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249464/1/001150069.pdfe0ffb4007a5b3a92e274c1484b0d21bcMD5110183/2494642023-01-27 06:03:48.768415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-27T08:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As bacantes : da tragédia grega à tragycomédiorgya do Teatro Oficina
title As bacantes : da tragédia grega à tragycomédiorgya do Teatro Oficina
spellingShingle As bacantes : da tragédia grega à tragycomédiorgya do Teatro Oficina
Lago, Isadora Fração
Psicanalise e teatro
Tragédia grega
Feminino
Bacchae
Teatro Oficina
Psychoanalysis
Tragic
title_short As bacantes : da tragédia grega à tragycomédiorgya do Teatro Oficina
title_full As bacantes : da tragédia grega à tragycomédiorgya do Teatro Oficina
title_fullStr As bacantes : da tragédia grega à tragycomédiorgya do Teatro Oficina
title_full_unstemmed As bacantes : da tragédia grega à tragycomédiorgya do Teatro Oficina
title_sort As bacantes : da tragédia grega à tragycomédiorgya do Teatro Oficina
author Lago, Isadora Fração
author_facet Lago, Isadora Fração
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lago, Isadora Fração
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weinmann, Amadeu de Oliveira
contributor_str_mv Weinmann, Amadeu de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanalise e teatro
Tragédia grega
Feminino
topic Psicanalise e teatro
Tragédia grega
Feminino
Bacchae
Teatro Oficina
Psychoanalysis
Tragic
dc.subject.eng.fl_str_mv Bacchae
Teatro Oficina
Psychoanalysis
Tragic
description Tendo como disparador a montagem de Bacantes pelo Teatro Oficina, esta dissertação lança-se na aventura de discorrer sobre as potências do ritual báquico e seus possíveis efeitos na esfera estética e social. Reconhecendo o caráter trágico, no sentido nietzschiano, que anima tal obra teatral, faz-se um percurso sobre este tema, explicitando tanto a aproximação estrutural entre o trágico e a psicanálise quanto as divergências entre os campos. Atentando para os efeitos dionisíacos, propõe-se uma articulação entre aquilo que as bacantes dão a ver e o terreno dos gozos na psicanálise freudo-lacaniana. Colhendo a ideia de tragycomédiorgya que constitui a linguagem teatral proposta pelo Teatro Oficina em Bacantes, adentramos no mundo carnavalesco em que o cômico e a orgia explicitam a força da subversão que se assemelha aos efeitos que a possessão báquica promovia na ordem social da Grécia Antiga. Ademais, a partir da noção de Te-ato, criada pelo Oficina, tensiona-se as concepções de ato e representação no contexto teatral, num diálogo com o campo psicanalítico, donde entrevemos o terreno ao qual tal experiência encaminha o sujeito que nela se lança. Terreno este que, em termos lacanianos, promove a ascendência do real, reconfigurando a ordem simbólica, propiciando uma experiência de subjetivação a partir de uma estética dessubjetivante.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-29T04:46:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249464
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150069
url http://hdl.handle.net/10183/249464
identifier_str_mv 001150069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249464/2/001150069.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249464/1/001150069.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 901ddd750bee15e40d4d1cf929f95653
e0ffb4007a5b3a92e274c1484b0d21bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085597681811456