Competências técnicas para profissionais de projetos de cooperação científica e tecnológica de instituições públicas federais brasileiras de fomento à pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Iliada Muniz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188149
Resumo: A preocupação das organizações com as competências técnicas dos profissionais que atuam em projetos de cooperação científica e tecnológica em instituições públicas brasileiras é decorrente dos desafios do ambiente contemporâneo, caracterizado por mudanças intensas em busca de maior competitividade, a partir das transformações econômicas, sociais e culturais, em especial as decorrentes das inovações tecnológicas. Mais especificamente para as instituições públicas, há um grande questionamento da sociedade sobre seus mecanismos de interação e prestação de serviços de qualidade, levando à necessidade de mudanças na conduta dos servidores públicos e nas práticas de gestão dessas empresas, requerendo o compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências técnicas que venham a atender às novas maneiras de atuar para atingir as metas institucionais e para o alcance dos interesses da sociedade. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo propor competências técnicas para profissionais de projetos de cooperação científica e tecnológica que atuam na área internacional nas instituições públicas brasileiras de fomento à pesquisa, com vistas a cumprir com eficácia sua missão institucional. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisou a literatura sobre gestão por competência, competência e competências técnicas. A pesquisa adotou o método de estudo de casos múltiplos em duas instituições públicas de fomento à pesquisa: CNPq e CAPES. Foram coletados dados por análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados passaram por análise de conteúdo e foram verificados por triangulação de dados. Os resultados da pesquisa assinalam que os autores expoentes, tanto acadêmicos como da literatura empresarial, propõe competências técnicas aos profissionais que atuam em colaboração, podendo transpor com aderência total aos servidores públicos que atuam em processos de cooperação, agregando a essas competências outras inerentes às atividades técnicas desenvolvidas, com a proposta de 14 novas competências: (1) Análise Crítica; (2) Comunicação; (3) Conhecimento Técnico; (4) Feedback; (5) Foco; (6) Gestão do Tempo; (7) Inteligência Cultural; (8) Mediação de Conflitos; (9) Networking; (10) Pensamento Estratégico; (11) Pensamento Sistêmico; (12) Relacionamento Interpessoal; (13) Solução de Problemas e Tomada de Decisão; e (14) Trabalho em Equipe.
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Mais especificamente para as instituições públicas, há um grande questionamento da sociedade sobre seus mecanismos de interação e prestação de serviços de qualidade, levando à necessidade de mudanças na conduta dos servidores públicos e nas práticas de gestão dessas empresas, requerendo o compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências técnicas que venham a atender às novas maneiras de atuar para atingir as metas institucionais e para o alcance dos interesses da sociedade. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo propor competências técnicas para profissionais de projetos de cooperação científica e tecnológica que atuam na área internacional nas instituições públicas brasileiras de fomento à pesquisa, com vistas a cumprir com eficácia sua missão institucional. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisou a literatura sobre gestão por competência, competência e competências técnicas. A pesquisa adotou o método de estudo de casos múltiplos em duas instituições públicas de fomento à pesquisa: CNPq e CAPES. Foram coletados dados por análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados passaram por análise de conteúdo e foram verificados por triangulação de dados. Os resultados da pesquisa assinalam que os autores expoentes, tanto acadêmicos como da literatura empresarial, propõe competências técnicas aos profissionais que atuam em colaboração, podendo transpor com aderência total aos servidores públicos que atuam em processos de cooperação, agregando a essas competências outras inerentes às atividades técnicas desenvolvidas, com a proposta de 14 novas competências: (1) Análise Crítica; (2) Comunicação; (3) Conhecimento Técnico; (4) Feedback; (5) Foco; (6) Gestão do Tempo; (7) Inteligência Cultural; (8) Mediação de Conflitos; (9) Networking; (10) Pensamento Estratégico; (11) Pensamento Sistêmico; (12) Relacionamento Interpessoal; (13) Solução de Problemas e Tomada de Decisão; e (14) Trabalho em Equipe.The organization concerns about professional technical skills of the ones that work in scientific and technological cooperation projects in Brazilian public institutions are due to the challenges of the contemporary environment, characterized by intense changes in searching of greater competitiveness, from the economic, social and cultural transformations , in particular those arising from technological innovations. More specifically, for public institutions there is a great questioning of the society about its mechanisms of interaction and provision of quality services, leading to the need for conduct changes of the public employees and management practices of these companies, requiring the sharing of knowledge and the development of technical skills that will respond to new ways of working to achieve institutional goals, as well as the interests of society. In this sense, the objective of this work is to propose technical competences for professionals of scientific and technological cooperation projects that work in the Brazilian public institution international areas promoting research and effectively fulfilling its institutional mission. This research, of a qualitative nature, analyzed the literature about management by competence, competence and technical competencies. The research adopted the multiple case study method in two public research institutions: CNPq and CAPES. Data were collected through documentary analysis and semi-structured interviews. The collected data content were verificated, as well as the data triangulation. The results of this research indicate that the leading authors, both academic and business literature, propose technical skills to professionals who work in collaboration, being able to transpose with total adherence to public employees, who work in cooperation processes, adding to these competences others inherent to the activity techniques, with the proposal of 12 new competencies: (1) Critical Analysis; (2) Communication; (3) Technical Knowledge; (4) Feedback; (5) Focus; (6) Time Management; (7) Cultural Intelligence; (8) Conflict Mediation; (9) Networking; (10) Strategic Thinking; (11) Systemic Thinking; (12) Interpersonal Relationship; (13) Problem Solving and Decision Making; and (14) Team Workapplication/pdfporConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCapacitação profissionalRecursos humanosGestão por competênciasCooperação científicaTechnical skillsPublic research institutionsManagement by competencesCompetências técnicas para profissionais de projetos de cooperação científica e tecnológica de instituições públicas federais brasileiras de fomento à pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084426.pdf.txt001084426.pdf.txtExtracted Texttext/plain490453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188149/2/001084426.pdf.txt813684bc2f40f3bc467addff29298fc7MD52ORIGINAL001084426.pdfTexto completoapplication/pdf3055093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188149/1/001084426.pdfc07a119ad0f27d452369f43c5310c605MD5110183/1881492021-05-07 05:12:19.230422oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:12:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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