Processos composicionais e a emancipação da escuta : ações inter-complementares na criação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129839 |
Resumo: | Este trabalho relata uma trajetória particular de criação que envolve uma série de questionamentos estéticos, teóricos e técnicos que resultaram em uma coleção de obras musicais. Três delas foram escolhidas para compor este memorial: Percusmática (para sons eletroacústicos em 8.0), Quatro Cenas para Piano e Quatro Cenas para Grupo de Câmara, pois refletem a relação simbiótica entre a pesquisa bibliográfica, a experimentação em estúdio e a condução de processos composicionais por meios acústicos instrumentais e eletroacústico acusmático. O memorial divide-se em duas partes: a primeira aborda a pesquisa bibliográfica, as ideias e conceitos que foram propulsores do impulso criativo, como aqueles relacionados a escuta musical, o objeto sonoro, a composição pela sonoridade, a música especulativa e a processos composicionais formalizados. A segunda, procura descrever os processos composicionais realizados e as implicações das discussões teóricas acerca da sonoridade, composição e escuta musical em seu desenvolvimento, assim como a influência da escuta acusmática vivenciada na prática eletroacústica em estúdio. Algumas das referências composicionais e musicais derivam de conceitos e ideias da música eletrônica e concreta desenvolvida a partir dos anos 50, da música textural dos anos 60 e da música espectral no final dos anos 70, como: o objeto sonoro, classe de sons homogêneos, sons granulares, tipo de grão, textura de massa, densidade, envelope sonoro, contorno dinâmico, composição tímbrica e composição pela sonoridade. |
id |
URGS_de48a74b0d574545259762badb82a3a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129839 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Tort, Carlos BartnickiCunha, Antônio Carlos Borges2015-11-18T02:38:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/129839000977683Este trabalho relata uma trajetória particular de criação que envolve uma série de questionamentos estéticos, teóricos e técnicos que resultaram em uma coleção de obras musicais. Três delas foram escolhidas para compor este memorial: Percusmática (para sons eletroacústicos em 8.0), Quatro Cenas para Piano e Quatro Cenas para Grupo de Câmara, pois refletem a relação simbiótica entre a pesquisa bibliográfica, a experimentação em estúdio e a condução de processos composicionais por meios acústicos instrumentais e eletroacústico acusmático. O memorial divide-se em duas partes: a primeira aborda a pesquisa bibliográfica, as ideias e conceitos que foram propulsores do impulso criativo, como aqueles relacionados a escuta musical, o objeto sonoro, a composição pela sonoridade, a música especulativa e a processos composicionais formalizados. A segunda, procura descrever os processos composicionais realizados e as implicações das discussões teóricas acerca da sonoridade, composição e escuta musical em seu desenvolvimento, assim como a influência da escuta acusmática vivenciada na prática eletroacústica em estúdio. Algumas das referências composicionais e musicais derivam de conceitos e ideias da música eletrônica e concreta desenvolvida a partir dos anos 50, da música textural dos anos 60 e da música espectral no final dos anos 70, como: o objeto sonoro, classe de sons homogêneos, sons granulares, tipo de grão, textura de massa, densidade, envelope sonoro, contorno dinâmico, composição tímbrica e composição pela sonoridade.This work describes a particulary path of creation that envolves a series of aesthetical, theoric and technic questions that resulted in a collection of musical works. Three of them where chosen to compose this paper: Percusmática (for electracoustics sounds in 8.0), Quatro Cenas para Piano e Quatro Cenas para Grupo de Câmara, because they reflect the symbiotic relationship between the bibliographical research, the studio experience and the leading of compositional processes in instrumental-acoustics and elecracoustic-acusmatical means. This work is divided in two parts: first approaches the bibliographical research, the concepts and ideas that improved the creative impulse, as thus related to musical listening, sound object, composition through sonority, speculative music and fomalized compositional processes. Second describes the compositional processes and the consequences of the theorical discussions about sonority, composition and musical listening in their development, as the influence of the acousmatic listening experienced in the electracoustic routine in studio. Some of the compositional and musical references are derived from concepts and ideas of the concrete and electronic music of the fifties, the textural music of the sixties and the spectral music of the late seventies, like: the sound object, class of homogeneaous sounds, granular sounds, type of grain, mass texture, density, sound evelope, dynamic contour, timbristic composition and composition through sonority.application/pdfporComposição musicalEscutaSonoridadeMúsica especulativaObjeto sonoroFiccionalizaçãoMusical compositionMusical listeningSound objectSpeculative musicSonorityProcessos composicionais e a emancipação da escuta : ações inter-complementares na criação musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000977683.pdf000977683.pdfVolume 1application/pdf4771311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/1/000977683.pdf07be714efb08bcf1898168bebb6c8e79MD51000977683-02.pdf000977683-02.pdfVolume 2application/pdf4987107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/2/000977683-02.pdf3b55d95e2ace36ae7da2df9fc4e101e1MD52TEXT000977683-02.pdf.txt000977683-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain133641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/3/000977683-02.pdf.txt3825ff643134daba87bdc34f28655c10MD53000977683.pdf.txt000977683.pdf.txtExtracted Texttext/plain298584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/4/000977683.pdf.txt0e44cb89ba3ffdbe5b73395aa494ee56MD54THUMBNAIL000977683.pdf.jpg000977683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/5/000977683.pdf.jpg7b47234f8d5e33836f2b88b42febe7a5MD55000977683-02.pdf.jpg000977683-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/6/000977683-02.pdf.jpgf1e23ab35a53a8dd2538a6a485062b96MD5610183/1298392018-10-25 09:16:12.68oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:16:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos composicionais e a emancipação da escuta : ações inter-complementares na criação musical |
title |
Processos composicionais e a emancipação da escuta : ações inter-complementares na criação musical |
spellingShingle |
Processos composicionais e a emancipação da escuta : ações inter-complementares na criação musical Tort, Carlos Bartnicki Composição musical Escuta Sonoridade Música especulativa Objeto sonoro Ficcionalização Musical composition Musical listening Sound object Speculative music Sonority |
title_short |
Processos composicionais e a emancipação da escuta : ações inter-complementares na criação musical |
title_full |
Processos composicionais e a emancipação da escuta : ações inter-complementares na criação musical |
title_fullStr |
Processos composicionais e a emancipação da escuta : ações inter-complementares na criação musical |
title_full_unstemmed |
Processos composicionais e a emancipação da escuta : ações inter-complementares na criação musical |
title_sort |
Processos composicionais e a emancipação da escuta : ações inter-complementares na criação musical |
author |
Tort, Carlos Bartnicki |
author_facet |
Tort, Carlos Bartnicki |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tort, Carlos Bartnicki |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Antônio Carlos Borges |
contributor_str_mv |
Cunha, Antônio Carlos Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição musical Escuta Sonoridade Música especulativa Objeto sonoro Ficcionalização |
topic |
Composição musical Escuta Sonoridade Música especulativa Objeto sonoro Ficcionalização Musical composition Musical listening Sound object Speculative music Sonority |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Musical composition Musical listening Sound object Speculative music Sonority |
description |
Este trabalho relata uma trajetória particular de criação que envolve uma série de questionamentos estéticos, teóricos e técnicos que resultaram em uma coleção de obras musicais. Três delas foram escolhidas para compor este memorial: Percusmática (para sons eletroacústicos em 8.0), Quatro Cenas para Piano e Quatro Cenas para Grupo de Câmara, pois refletem a relação simbiótica entre a pesquisa bibliográfica, a experimentação em estúdio e a condução de processos composicionais por meios acústicos instrumentais e eletroacústico acusmático. O memorial divide-se em duas partes: a primeira aborda a pesquisa bibliográfica, as ideias e conceitos que foram propulsores do impulso criativo, como aqueles relacionados a escuta musical, o objeto sonoro, a composição pela sonoridade, a música especulativa e a processos composicionais formalizados. A segunda, procura descrever os processos composicionais realizados e as implicações das discussões teóricas acerca da sonoridade, composição e escuta musical em seu desenvolvimento, assim como a influência da escuta acusmática vivenciada na prática eletroacústica em estúdio. Algumas das referências composicionais e musicais derivam de conceitos e ideias da música eletrônica e concreta desenvolvida a partir dos anos 50, da música textural dos anos 60 e da música espectral no final dos anos 70, como: o objeto sonoro, classe de sons homogêneos, sons granulares, tipo de grão, textura de massa, densidade, envelope sonoro, contorno dinâmico, composição tímbrica e composição pela sonoridade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-18T02:38:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129839 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000977683 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129839 |
identifier_str_mv |
000977683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/1/000977683.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/2/000977683-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/3/000977683-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/4/000977683.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/5/000977683.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129839/6/000977683-02.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07be714efb08bcf1898168bebb6c8e79 3b55d95e2ace36ae7da2df9fc4e101e1 3825ff643134daba87bdc34f28655c10 0e44cb89ba3ffdbe5b73395aa494ee56 7b47234f8d5e33836f2b88b42febe7a5 f1e23ab35a53a8dd2538a6a485062b96 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085340101214208 |